Os humildes são ensináveis, reconhecem como são dependentes de Deus e desejam submeter-se a Sua vontade. Os humildes são mansos e têm a capacidade de influenciar outros a serem humildes também. Deus promete aos humildes que Ele os conduzirá pela mão.
Ser humilde, segundo o modelo de Jesus, significa perder-se, gastar-se gratuitamente, significa “não viver para si mesmo”, mas para os outros, isto é, não procurando levar os outros para si (reduzindo-os, quem sabe, a escravos ou a objetos para nossas vantagens pessoais), mas procurando ir ao encontro dos outros.
Quais são as características de uma pessoa humilde?
Humildade (do latim humilitas) é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.
A humildade é a capacidade que uma pessoa tem de perceber a si mesma e levar em conta a necessidade e o bem-estar das pessoas com quem interage, ao invés de focar em si.
Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples operário às mais altas autoridades dos poderes de um país.
O PODER DE UMA PESSOA HUMILDE - Dr. Cesar Vasconcellos Psiquiatra
Como saber se a pessoa é humilde?
Uma pessoa humilde nunca se coloca como merecedora de nada, tampouco aponta para as faltas e os defeitos dos outros, pois sabe que não lhe cabe julgar ninguém por nada. Evita emitir críticas, mas, se o faz, foca nas construtivas, sempre com a intenção de ajudar o outro a crescer.
Qual a diferença entre ser humilde e ter humildade?
Embora ser humilde exija reconhecer nossas próprias dificuldades, limitações e limites, isso não significa fazer uma demonstração deles. Humildade significa viver na verdade, aceitando que não somos perfeitos.
Jesus é o maior exemplo de humildade que podemos encontrar na Bíblia. Ele, sendo Deus, se fez homem e viveu entre nós, demonstrando uma humildade inigualável. Ele lavou os pés dos seus discípulos, serviu os necessitados, acolheu os marginalizados e se submeteu à vontade do Pai, mesmo diante da morte na cruz.
Os humildes são ensináveis, reconhecem como são dependentes de Deus e desejam submeter-se a Sua vontade. Os humildes são mansos e têm a capacidade de influenciar outros a serem humildes também. Deus promete aos humildes que Ele os conduzirá pela mão.
Devemos fazer o mesmo percurso de Cristo, mais do que externamente, mas também assumindo seus sentimentos. A humildade é dar passos concretos no sentido de descer, se colocar a serviço até o ponto de morrer o nosso eu, e só ter vida em nós o amor, como foi o itinerário da vida de Jesus.
Um dos frutos da humildade é a magnidade, o vôo do espírito, da nossa alma, para as coisas grandes, não quanto ao luxo, mas enquanto aos valores, voltado para as coisas de Deus.
Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)
A humildade é uma virtude bíblica essencial que é frequentemente enfatizada nas Escrituras. Ela é definida como a qualidade de ser humilde, modesta e respeitosa. A humildade é o oposto do orgulho, que é uma atitude de arrogância, presunção e superioridade.
Ser humilde é reconhecer com gratidão a nossa dependência do Senhor — compreender que temos constante necessidade de Seu apoio. A humildade é um reconhecimento de que nossos talentos e habilidades são dons de Deus.
A humildade nos torna mais acessíveis e facilita a construção de relacionamentos próximos. Ela é valorizada por empregadores, pois promove uma melhor colaboração em equipe. Pessoas humildes têm maior controle emocional e sabedoria, além de serem mais abertas a aprender com os outros.
Mas, humildade também é reconhecer as próprias virtudes e qualidades. O humilde sabe receber tanto as críticas quanto os elogios. 2ª característica: A humildade consiste em saber aprender. Não existe alguém tão ruim que não possa ensinar alguma coisa e não existe alguém tão bom que não possa aprender algo.
A humildade é uma virtude que permite que cada pessoa conheça o seu potencial e as suas próprias limitações. Uma pessoa humilde se dá conta da sua condição existencial e da sua fraqueza. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.
Originada do latim, a palavra humildade significa 'reconhecer as próprias limitações'. Ou seja, reconhecer os erros e fraquezas. Quem é humilde sente respeito pelos outros, não desvaloriza ninguém e nem se considera superior, e, acima de tudo tem uma atitude de aprendizado contínuo.
Está escrito na Torá que Moisés foi o homem mais humilde que já viveu sobre a face da Terra. Sendo que a Torá foi escrita por Moisés, poderíamos desconfiar desta afirmação. O que ela nos ensina, entretanto, é que a Torá foi ditada a Moisés pelo Criador.
HUMILDADE ESPIRITUAL - Vida e Aprendizado. Grandeza de alma! A humildade é a aceitação pura e simples da verdade, seja ela a nosso favor ou contra nós. A humildade acalma a ira, acolhe o aflito e conquista o coração.