Quando somos livres, somos responsáveis pelas nossas decisões, pois somos nós que as tomamos e, por isso, assumimos a autonomia, com tudo de bom e ruim que isso acarreta. Para assumir as consequências do que decidimos, é necessário ter a coragem de ser livre para seguir um determinado caminho.
Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.
Liberdade é mais do que uma simples palavra, é toda uma expectativa de vida, uma forma de se viver e de se pensar, uma maneira específica de se lidar com as dificuldades, conflitos e crises que a vida nos traz a todo momento.
Esta palavra procede da palavra ελευθερος eleutheros que significa: nascido livre, alguém que não é escravo, alguém que deixa de ser escravo, que foi liberto, alforriado, livre, isento, desimpedido, não atado por uma obrigação.
Ser livre é se experimentar de modo responsável, independente do olhar crítico e julgador do outro. Quando se chega nesse ponto, não existe mais cegueira. Você acordou de vez e muitas das coisas que antes aparentemente lhe faziam sentido, agora já não importam mais.
EU QUERIA TER OUVIDO ISSO COM 20 ANOS DE IDADE!! | (Conhecimento,Ambição,Sonhos) Vídeo de Motivação
Como saber se sou livre?
Ser livre é assumir responsabilidade por cada momento de seu viver, cuidando de suas escolhas da maneira mais autêntica possível, encarando os desafios e a angústia de estar lançado em um mundo que não oferece nenhum tipo de garantia de sucesso ou felicidade.
A liberdade não é pensada no plano das ações e sim no das essências. Em Freud, a responsabilidade moral pode ser outorgada por meio da pressão da cultura sobre o indivíduo, o que transfere a liberdade ao plano da ação, e não da “essência”.
É a habilidade de lidar com os altos e baixos da vida sem ser dominado por sentimentos negativos ou destrutivos. Quando uma pessoa possui liberdade emocional, ela é capaz de expressar suas emoções de forma autêntica, sem medo ou repressão.
Liberdade é saber dizer NÃO quando o outro te invade, e dizer SIM para você. Ser livre é conseguir diferenciar as escolhas do EGO das escolhas do ESPÍRITO. Ser livre é escolher pelo AMOR e não pelo MEDO. Portanto, quando alguém quiser impor a sua própria ideia de liberdade, seja verdadeiramente livre e questione.
Liberdade significa o direito de agir segundo seu livre arbítrio, segundo a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa. É não depender de ninguém. Liberdade também corresponde ao conjunto de ideais liberais e dos direitos de cada cidadão.
Os psicólogos dizem que o amor é livre e exige liberdade. Quem ama precisa ceder, dar espaço para que o outro tenha a sua própria vida, de forma autônoma. A liberdade garante que o relacionamento prospere a longo prazo, pois, permite que tanto você quanto o seu parceiro cresçam.
O conceito de liberdade, na filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional.
Com uma atenção plena e consciente, podemos compreender que a verdadeira liberdade é um estado de consciência, assim como a felicidade. Existem muitos exemplos de pessoas da história da humanidade, que passaram pela experiência da liberdade interior, apesar de terem as liberdades exteriores suprimidas.
Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão.
ARISTÓTELES, citado por RABUSKE (1999, p. 89), analisa que: “A liberdade é a capacidade de decidir-se a si mesmo para um determinado agir ou sua omissão”. Logo, liberdade é o princípio para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão e ato voluntário.
A liberdade não está apenas em fazer o que queremos neste momento; é planejar e construir o nosso caminho decidindo como, onde e com quem o percorreremos. Ser livre é ser autônomo para decidir por nós mesmos. “A liberdade está em sermos donos da nossa própria vida”.
O professor alemão Klaus Bosselmann conclui categoricamente: “Sem os Direitos da Natureza, a liberdade é uma ilusão”. Na prática legal, isso significa que a partir de agora não há mais nenhum direito de explorar a Natureza e muito menos de destruí-la, mas apenas um direito de uso ecologicamente sustentável.
Na política moderna, a liberdade é entendida como o estado de estar livre dentro da sociedade do controle ou das restrições opressivas impostas pela autoridade sobre seu modo de vida, comportamento ou visões políticas.
Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa. É a sensação de estar livre e não depender de ninguém.
Somos livres apenas por sermos humanos. A liberdade inata, contudo, esbarra nas escolhas. Fazemos escolhas o tempo todo e vivemos as consequências delas. Assim, somos fruto de nossas escolhas, mas livres para fazê-las.