O que é vulcanização? O termo vulcanização se refere originalmente ao processo químico que modifica as características naturais do látex. Através da combinação com uma porcentagem de enxofre, o material se torna mais resistente e pode ser usado para a fabricação de pneus.
Em média, o custo para realizar a vulcanização de um pneu pode variar de acordo com o tamanho do corte ou dano a ser reparado, podendo estar na faixa de 20% a 30% do valor de um pneu novo. Geralmente, o preço pode girar em torno de 40 a 60 reais, dependendo do local que você se encontra.
É seguro vulcanizar os pneus? A vulcanização é um processo seguro quando realizado por um profissional capacitado. Desde 2017, o Inmetro regulamenta a reforma de pneus por meio da Portaria 554, estabelecendo parâmetros mínimos para utilização de pneus com reparos.
A vulcanização é um reparo para quando o pneu é rasgado na lateral. Sabe aquele pneu que sofreu um corte por causa de algum objeto na estrada? Então, a vulcanização permite a reutilização do pneu. O processo de reparo envolve o lixamento e aquecimento do pneu danificado, isso vai unir as partes novamente.
A vulcanização é utilizada como forma de dar um reaproveitamento em pneus, que de certa forma, sofreram algum dano na sua estrutura original. Ela faz com que eles tenham uma “vida útil” mais prolongada, devido a maneira com a vulcanização é realizada.
O QUE É VULCANIZAÇÃO DE PNEUS I Programa Direção Sobre Rodas?
Quanto tempo dura uma vulcanização?
Entretanto, o processo de vulcanização pode levar algumas horas, e dependendo do local até um dia inteiro. Portanto, entenda como funciona cada processo.
Não existem restrições quanto ao uso de um pneu vulcanizado, então, os cuidados tomados ao fazer uma viagem devem ser os mesmos em qualquer situação. O ideal é realizar a manutenção dos pneus periodicamente e especialmente antes de viajar para garantir que estão em bom estado.
As duas técnicas de reparo de furo no pneu, quando bem executadas, produzem um resultado satisfatório. Os fabricantes de pneu recomendam o procedimento de conserto com macarrão apenas em situações emergenciais, quando não for possível retirar o pneu do aro.
Caso a lateral seja perfurada ou cortada, é impossível reparar o pneu e recuperar as qualidades de formas necessárias para uma performance ideal. Nesse caso, o pneu deve ser substituído.
A vulcanização de borracha é um processo químico que permite que o material inicial seja colocado em contato com uma alta temperatura e a sua composição seja alterada – e foi descoberto acidentalmente em 1839 por Charles Goodyear quando o mesmo derramou uma mistura de látex e enxofre sobre um fogão quente.
A vulcanização de correias transportadoras a frio é um processo que tem como objetivo prolongar a vida útil das correias, pois proporciona maior resistência ao produto.
Como é feito o processo de vulcanização da borracha?
A vulcanização da borracha é a adição de enxofre sob aquecimento e na presença de catalisadores. Durante esse processo, os átomos de enxofre quebram as ligações duplas e formam ligações unindo as moléculas da borracha, que são os poli-isoprenos.
Mitos sobre a segurança da vulcanização são comuns, como a ideia de que o procedimento pode enfraquecer o pneu ou torná-lo mais propenso a furar. No entanto, estudos comprovam que a vulcanização é um processo seguro quando realizado por profissionais capacitados e com equipamentos adequados.
Qual o reparo correto na hora em que o pneu furou?
Segundo a fabricante de pneus, o indicado é o reparo tipo plug a frio. “Com ele há uma vedação completa da perfuração, evitando assim a infiltração de contaminações como água, ar, poeira e terra para dentro da estrutura do pneu”, diz o gerente de produtos Fábio Magliano.
O melhor a se fazer é levar o pneu rasgado até uma empresa que faça a sua reforma. Assim, o motorista sai ganhando porque não precisará comprar um pneu novo e a natureza não será agredida.
Geralmente, um pneu vulcanizado bem cuidado pode ter uma vida útil prolongada em comparação com um pneu desgastado não tratado, que fica entre 40 a 60 mil quilômetros. Dessa forma, em média, um pneu vulcanizado pode durar de 20% a 50% a mais do que um pneu não vulcanizado.
Para pneus de veículos de passeio e caminhões leves, o processo de vulcanização geralmente leva alguns minutos a cerca de uma hora. Pneus maiores, como os utilizados em veículos pesados, podem requerer um tempo de vulcanização mais longo, que pode chegar a algumas horas.
MECÂNICA - O macarrão é seguro, de acordo com o meu amigo Gil Nogueira, chefe de oficina da 6 Bocas. No entanto, ele destaca que, com o passar do tempo, o macarrão vai ressecar e isso fará com que o ar vaze aos poucos. Isso pode levar meses e vai depender muito do condutor.
Quando realizada por profissionais qualificados, a vulcanização de pneus é um procedimento extremamente seguro, seguindo padrões rigorosos de qualidade. Esta técnica não apenas restaura o pneu danificado, mas também o faz de maneira que mantém ou até melhora suas características originais de segurança e desempenho.
O material fica mais resistente também porque as pontes de enxofre dificultam o rompimento da borracha quando ela é esticada. A proporção de enxofre adicionado à borracha na vulcanização varia entre 2 e 20%, dependendo do que se deseja, sendo que, quanto mais enxofre for adicionado à borracha, maior será a sua dureza.
A vulcanização é um método criado em 1839 pelo inventor estadunidense Charles Goodyear que consiste geralmente na adição de enxofre e aplicação de calor e pressão à uma composição de borracha, a fim de dar a forma e propriedades do produto final.
Segundo a Dunlop, não existe reparo que mantenha a integridade de um pneu com bolha, recomendando-se a troca imediata após avaliação de um técnico especializado. Bolhas comprometem a funcionalidade, bem como a segurança dos ocupantes do veículo com um ou mais pneus nesta condição.