Market share ou participação/quota de mercado, em tradução livre, é a porcentagem de vendas pela qual uma empresa é responsável dentro do seu nicho. Ou seja, a fração do mercado controlada por ela.
Market share é uma comparação do total de vendas de uma empresa em relação às vendas do setor em que ela está inserida. Ou seja, é um indicador que apresenta o tamanho da participação que uma empresa tem dentro de um mercado.
Dessa forma, o share de gôndola retrata o espaço que é reservado para cada produto e marca nas prateleiras do ponto de venda. É um cálculo que apresenta resultados em porcentagem para cada item e oferece um panorama sobre a visibilidade na loja.
O market share de volume mede a participação da empresa no mercado em termos de unidades vendidas. Desta forma, ele será calculado dividindo o volume de vendas da empresa pelo volume total de vendas do mercado, multiplicando este resultado por 100.
COMO EU ANALISO AS AÇÕES QUE INVISTO (SÃO SÓ 4 PASSOS)
O que é share em compras?
Market share ou participação/quota de mercado, em tradução livre, é a porcentagem de vendas pela qual uma empresa é responsável dentro do seu nicho. Ou seja, a fração do mercado controlada por ela.
O market share da logística de veículos é o % do mercado de veículos que foram transportados pela Tegma. Esse percentual é obtido através da divisão da quantidade de veículos transportados pela Tegma pelas vendas domésticas de veículos somado às exportações.
O Market share de valor é aquele que se baseia sobre o faturamento, considerando o valor levantado com as vendas, por exemplo. Nesse market share o objetivo é identificar qual é a participação da empresa dentro do faturamento global da área de atuação.
O customer share é um conceito recente no mundo dos negócios. Basicamente, ele se refere à quantidade de negócios que são fechados com cada cliente de uma empresa. O objetivo do share of customer é mensurar o engajamento dos clientes com os produtos e serviços de uma marca.
O Social Share, também conhecido como Compartilhamento Social, é uma funcionalidade presente em diversas plataformas e sites que permite aos usuários compartilharem conteúdos com suas redes sociais.
Não há muito segredo em como calcular o market share de uma empresa. A questão está em qual aspecto você usará como critério para medir a sua participação no mercado. No geral, a fórmula de market share é a seguinte: Market share = resultado da sua empresa / resultado do mercado × 100.
O que é Brand Share? A participação da marca é definida como a porcentagem das vendas de uma determinada categoria de produto que é atribuída a uma marca.
O Market Share é como um ranking que mostra em que ponto sua empresa está. A partir dele, você pode definir as estratégias para alcançar os outros players e perceber, inclusive, o que deu a seu negócio vantagem em relação aos que estão atrás.
Share de gôndola é a proporção de espaço que os produtos de uma determinada marca ocupam nas prateleiras de uma loja em comparação com o que é ocupado por seus concorrentes. Esse indicador-chave de desempenho (KPI) é bastante importante para estrategistas de Trade Marketing.
Share of Earned Media (ou Share of Voice) é a exposição da sua marca gerada de maneira orgânica nas mídias sociais, seja porque o seu conteúdo “viralizou” ou por causa da satisfação dos seus clientes – ou a combinação desses dois fatores.
O market share com base no faturamento compara o tamanho da sua fatia com o tamanho total do bolo. Ou seja, o foco será entender quanto cada empresa contribuiu para a receita total do mercado.
Share of Wallet, também conhecido como Wallet Share, é um conceito utilizado para referenciar quanto o seu negócio está recebendo da carteira do consumidor, ou seja, com base no orçamento que ele tem, quanto está indo para a sua empresa.
O que é share de gôndola? O share de gôndola é o espaço físico ocupado pelos produtos em cada ponto de venda. Na prática, ele é o espaço reservado para cada marca ou fabricante nas prateleiras dos supermercados, atacadistas e redes de varejo em geral. O posicionamento dos produtos no PDV nunca é feito por acaso.