Por meio de estudos de documentos municipais sabe-se que o nome do Município de Jacuí, tem origem indígena do tupi-guarani - "iacu-i", que significa "rio dos jacus" - tipo de ave muito encontrada na região naquela época; ou ainda, "i-acui", que significa "rio enxuto, temporário".
Esse nome, de origem indígena iacu-i, significa rio dos jacus , tipo de ave muito encontrada na região naquela época, ou ainda, i-acui, que significa rio enxuto, temporário.
A palavra jacu possui uma classificação gramatical sendo um adjetivo e substantivo de dois gêneros. Referida palavra possui 04 letras, dentre elas vogais e consoantes. Se utiliza dizer no senso comum de que uma pessoa pode ser um Jacu, pessoa de maus hábitos, que se veste mal.
Entre as aves, tem o jacu, que quer dizer “desconfiado, cauteloso”, assim como muitos roceiros. E por falar em caipira, está aí outra palavra tupi. Tem quem a traduza por desconfiado ou tímido, mas seu significado literal é “morador do mato”.
Por meio de estudos de documentos municipais sabe-se que o nome do Município de Jacuí, tem origem indígena do tupi-guarani - "iacu-i", que significa "rio dos jacus" - tipo de ave muito encontrada na região naquela época; ou ainda, "i-acui", que significa "rio enxuto, temporário".
Outro nome atribuído a ela é jacu, palavra em tupi que de certo modo resume parte de sua natureza, pelo menos ao alimentar. Significa “o que come grãos”.
Em algumas partes do Brasil, e também no Paraguai e Argentina, a palavra “jaguar” quase colou. Fala-se “jaguaretê”, de ya'ara-ete, “fera verdadeira”, que era usado pelos guaranis para diferenciar a poderosa onça de um pulguento qualquer.
Segundo o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, o significado de xixová é “morro pontudo”, enquanto japuí é “morro grande que mostra a entrada do rio ou porto”.,O '''Pico Outlook''' () é uma montanha na região de Qikiqtaaluk, Nunavut, Canadá, a mais alta da Ilha de Baffin, com 2147 m de altitude.
Derivação por extensão de sentido: por causa da sua aparência desajeitada e seu comportamento que parece desnorteado, o nome da ave passou a designar pessoa desejeitada, feia, acanhada; é também sinônimo de caipira, jeca.
O jacu se alimenta de flores de ipês e tarumãs em cipós, durante a florada. Caminhando pelo chão, costuma comer frutos, sementes e pequenos invertebrados. Mas não dispensa um bom milho, fazendo jus ao seu nome, que significa “o que come grãos”.
O rio Jacuí tem suas principais nascentes localizadas no Planalto, cerca de 10 km a leste da cidade de Passo Fundo, numa altitude aproximada de 730 m. Seu comprimento total aproximado é de 710 km.
Japuíba – de japu ou japuí; nome comum a várias aves passeriformes da família dos icterídeos; japu-y(ba) – rio dos japus; Juturnaíba – corruptela de yuturutunhã-y(ba) – o rio das corujas.
Pertence à espécie Penélope Obscura, os jacus são aves de porte grande que muito se assemelham às galinhas, suas penas são de cor escura e apresentam como característica marcante o papo vermelho.
👀 Em tupi, seu nome significa “o que come grãos”. Além de grãos, essa ave também se alimenta de insetos e frutos encontrados na copa das árvores ou no solo.
O jacu (Penelope jacquacu) tem entre 76 e 81 centímetros de comprimento. O macho chega a pesar 1,6 quilos e a fêmea, 1, 4 quilos. Ele ocorre em vários países da América do Sul: além do Brasil, ele aparece também na Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela.
Penelope é um gênero de aves da família Cracidae da ordem dos Galliformes. Mais conhecidos por jacu, no Brasil este gênero abriga sete espécies diferentes. Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir 85 cm de comprimento. A cauda é longa e arredondada, bem como as asas.
Como toda e qualquer espécie, o Jacu tem sua função no ecossistema local como um ótimo engenheiro na distribuição das espécies vegetais nas matas. Temos que conhecer e aprender muito mais sobre as relações das nossas espécies na natureza.