Para Saussure, o objeto de estudo da Lingüística é o signo lingüístico. O signo lingüístico é uma associação de um conceito, chamado significado, a uma imagem acústica (ou ótica) chamada significante ..
O signo lingüístico, segundo Saussure (1969, p. 80), “une não uma coisa e uma palavra, mas um conceito e uma imagem acústica”. Por meio dessa definição, verificamos que o signo é uma entidade psíquica de duas faces: o conceito e a imagem acústica.
Em outras palavras, para Saussure, conceito é sinônimo de significado (plano das idéias), algo como o lado espiritual da palavra, sua contraparte inteligível, em oposição ao significante (plano da expressão), que é sua parte sensível.
O estudo da semiótica está inserido no interior da chamada teoria dos signos, uma teoria filosófica e científica que se ocupa de tudo o que carrega consigo algum sentido, que comunica algo e que transmite alguma informação.
O signo linguístico representa o significante e o significado das palavras. Todo processo comunicativo constitui-se de dois elementos básicos: um é a linguagem, a qual representa o sistema de sinais convencionais que nos permite realizar tal procedimento.
LINGUÍSTICA: SAUSSURE E SUA TEORIA | BRUNA MARTIOLLI
Qual é o conceito de signo?
signos são entidades em que sons ou sequências de sons - ou as suas correspondências gráficas - estão ligados com significados ou conteúdos. (...) Os signos são assim instrumentos de comunicação e representação, na medida em que, com eles, configuramos linguisticamente a realidade e distinguimos os objetos entre si."
Na conceção da linguística estruturalista, o signo linguístico é uma entidade psíquica indivisível, composta por dois elementos: o significado ou conceito e o significante ou a forma linguística na sua realização fonética ou gráfica.
Compreende-se assim a definição de Peirce: “O signo, ou seu representamem, é algo que, sob certo aspecto ou de algum modo, representa alguma coisa para alguém” (Peirce, Semiótica e Filosofia, 94).
O signo de uma pessoa é definido de acordo com o posicionamento do Sol no momento do nascimento de cada um. Ao todo, o zodíaco tem 12 signos, cada um representado por um símbolo, um elemento e diferentes atributos.
Para Saussure, o objeto de estudo da Lingüística é o signo lingüístico. O signo lingüístico é uma associação de um conceito, chamado significado, a uma imagem acústica (ou ótica) chamada significante ..
Saussure entende que, de todas as manifestações da faculdade da linguagem, a língua é a que mais bem se presta a uma definição autônoma. Por isso, ela ocupa um lugar de destaque entre as manifestações da linguagem, e, como tal, deve ser tomada como base para o entendimento de todas essas outras manifestações.
Qual a definição de significante na teoria do signo linguístico de Saussure?
“Ao conceito Saussure chama significado e à imagem acústica, significante. Não existe significante sem significado; nem significado sem significante, pois o significante sempre evoca um significado, enquanto o significado não existe fora dos sons que o veiculam.
Saussure defendeu que a linguagem seria um fenômeno psicossocial constituído de língua e fala. “A língua é o sistema, é aquilo que nenhum falante pode mudar. O sistema da língua portuguesa é o mesmo no Brasil, em Portugal, em Angola, em Macau. Langue, ou língua, é comum a todos, um patrimônio coletivo.
É possível dizer que o significante é a parte perceptível do signo e o significado a parte inteligível. Assim, o signo se parece a uma moeda com duas faces inseparáveis, mas ao mesmo tempo interdependentes.
Para Saussure (2006 [1916]), o signo linguístico é essencialmente arbitrário: não há nenhuma relação de motivação entre o significante de um signo e o significado que ele veicula. Não parece, contudo, ser esse o caso das línguas de sinais, principalmente se considerarmos a modalidade gesto-visual dessas línguas.
A palavra signo provém do termo latim signum. Trata-se de um objecto, fenómeno ou acção material que, por natureza ou por convenção, representa ou substitui outro. É algo que representa algo, é um sinal.
Os signos zodiacais são uma abstração das constelações físicas, e cada um representa exatamente 1/12 do círculo completo, mas o tempo gasto pelo Sol em cada signo varia um pouco devido à excentricidade da órbita da Terra.
Qual a característica essencial do signo linguístico de acordo com Saussure?
O signo, para Saussure, é estável e compreensível apenas em seu valor na língua, já que esta é sempre recebida pela massa de falantes como uma herança ou um produto da época precedente, em que a relação entre significante e significado não é mediada pela experiência, mas baseada em um conjunto de normas.
Os signos que conhecemos hoje foram padronizados ainda na antiguidade, a partir da influência de imagens da mitologia de babilônios, egípcios, gregos e romanos. Ao definir uma influência fixa, o zodíaco ajudou no surgimento dos horóscopos individuais com mapas astral.
No sentido dado por Agostinho, signo é “uma coisa que, além da forma (speciem) que ela imprime nos sentidos, faz com que a partir dela qualquer outra coisa venha ao pensamento” (Boulnois, 1999: p.
Os signos podem ser verbais (as palavras) ou não verbais (gestos, símbolos, cores, até o tom de voz). Repare que em um anúncio de sorvetes, por exemplo, há, normalmente, sol e uma luz alaranjada, signos que representam o calor.
Morfema é o menor signo lingüístico, ou seja, uma função que une um significante a um significado. Lembrem-se de que nós vimos que fonema é a menor unidade lingüística que distingue significados. Mas, o fonema, ele mesmo, não tem significado.