OS SIGNOS TEATRAIS São os principais elementos constitutivos do teatro. A manifestação teatral é um conjunto de signos. Cena - A ação representada, em público, para ser apreciada.
Como vocês sabem, o símbolo do teatro é a imagem de duas máscaras lado a lado, com uma que ri e outra que chora. Esse símbolo tem a ver com a origem do teatro no Ocidente, a partir da configuração da Comédia e da Tragédia na Grécia Antiga (trataremos sobre isso nos próximos estudos), com apogeu no século V a.C.
É uma tradição que surgiu antes mesmo dos teatros terem luz elétrica. No teatro vicentino, os sinais eram gritos de ordem, pois a plateia era muito barulhenta. Foi, porém, no século XVII, na França, que surgiu a prática dos três sinais. O criador foi Molière, célebre dramaturgo, ator e encenador francês.
Signos naturais são aqueles onde a relação com a coisa significada resulta senão das leis da natureza: por exemplo, a fumaça, signo de fogo. Signos artificiais, aqueles onde a relação com a coisa significada repousa numa decisão voluntária e, freqüentemente, coletiva.
“Os signos e suas associações foram definidos levando em conta as estações do ano, o calendário, a melhor época para se plantar e colher, o temperamento em comum das pessoas nascidas no mesmo período e outras peculiaridades de eventos na Terra.”
Leão, Câncer, Escorpião e Peixes são os signos considerados mais dramáticos de todo o nosso zodíaco. Não se espante, ou até mesmo dê um desconto para as coisas que estes signos lhe contam ou demonstram, afinal a chance de ter uma boa dose de drama ali é bem grande.
O Ponto era um profissional que ficava escondido em um lugar estratégico do palco e, durante a realização de um espetáculo, lia o texto em voz baixa para os atores, com o objetivo de auxiliar a continuidade da peça.
A palavra teatro tem como elementos de composição os vocábulos gregos Theatron eTheastai cujo significado concerne a lugar de onde se vê. A raiz Thea tem acepções como espectar, vista, olhar com interesse e o sufixo tron, donde, lugar.
Os signos visuais na arte são instrumentos de que a linguagem visual se serve para transmitir uma informação ou mensagem, para indicar a alguém alguma coisa. ...
Comunicação e linguagem visual: Os símbolos na arte funcionam como uma linguagem visual que pode transmitir mensagens complexas e emocionais de forma não verbal. Eles ajudam os artistas a comunicar ideias, conceitos e sentimentos que podem ser difíceis de expressar apenas com palavras.
O signo de uma pessoa é definido de acordo com o posicionamento do Sol no momento do nascimento de cada um. Ao todo, o zodíaco tem 12 signos, cada um representado por um símbolo, um elemento e diferentes atributos.
Os signos zodiacais são uma abstração das constelações físicas, e cada um representa exatamente 1/12 do círculo completo, mas o tempo gasto pelo Sol em cada signo varia um pouco devido à excentricidade da órbita da Terra.
O que são signos? O que se conhece como signo é na verdade o signo solar, que é a posição que o Sol ocupa em relação à Terra no momento do nascimento de cada pessoa. O signo solar sinaliza características da sua personalidade, mas você tem outros signos marcantes, como o ascendente ou a lua, por exemplo.
Cada grupo de três signos corresponde a um elemento, assim ao elemento terra pertencem o Touro, a Virgem e o Capricórnio, ao elemento fogo dizem respeito o Carneiro, o Leão e o Sagitário, o elemento ar é representado pelos Gémeos, Balança e Aquário e ao elemento água pertencem o Caranguejo, o Escorpião e os Peixes.
Os signos que conhecemos hoje foram padronizados ainda na antiguidade, a partir da influência de imagens da mitologia de babilônios, egípcios, gregos e romanos. Ao definir uma influência fixa, o zodíaco ajudou no surgimento dos horóscopos individuais com mapas astral.
A encenação teatral pode ser então entendida como a manifestação cênica de um discurso, utilizando elementos visuais e sonoros, a partir de uma idéia principal.