O que é a síndrome do jaleco branco? Também conhecida como latrofobia ou fobia irracional de médicos, a síndrome do jaleco branco está relacionada a dificuldade de certas pessoas em lidar com o ambiente hospitalar, de clínicas ou consultórios médicos.
As causas da síndrome do jaleco branco são psicológicas, relacionadas a associação da imagem do médico e ambientes hospitalares a morte, doenças, e é conhecida como uma patologia multifatorial. Geralmente, as causas envolvem eventos traumáticos no passado do paciente que estão relacionados com o atendimento médico.
Na presença de pressão arterial maior que 140 x 90 mmHg, em paciente sem lesão em órgão-alvo, que informa apresentar valores menores, na ausência do médico, deve-se pensar na possibilidade de hipertensão do avental branco, jaleco branco ou hipertensão isolada de consultório.
O tratamento da síndrome do jaleco branco pode variar de acordo com a intensidade dos sintomas do paciente. No entanto, o mais recomendado é encaminhá-lo a um psicólogo. Este profissional vai investigar junto ao paciente as causas do problema para iniciar a terapia mais adequada.
A síndrome do jaleco branco e a hipertensão. Você conhece?
Porque quando vou medir a pressão fico nervoso?
O fato de medir a pressão a todo momento, significa que algo a preocupa, É a cada medição aumenta sua tensão e ansiedade para com o resultado. Perceba que já virou um ciclo vicioso que precisa ser trabalhado em psicoterapia, pois com ela você poderá ter mais consciência e agir sobre o sintoma e suas causas.
A recomendação principal não mudou, e técnica auscultatória permanece a mesma: Ambiente calmo e o paciente em repouso há pelo menos 5 minutos. De preferência, dentro da consulta, após contar os problemas atuais, dê uns 5 min de “silêncio” para o paciente se acalmar. Só então meça a PA.
Qual a diferença entre a hipertensão do jaleco branco?
A hipertensão do jaleco branco ocorre em indivíduos com níveis pressóricos normais aferidos em domicílio ou registrados no MAPA, porém as medidas de consultório encontram-se acima dos limiares para diagnóstico de hipertensão (“cut-off”, considerados valores > 140x90mmHg).
O que é hipertensão do avental branco quais os cuidados podem ser tomados pelo profissional de saúde?
A hipertensão do avental branco é definida como valores pressóricos persistentemente elevados dentro do consultório com medidas consideradas normais nas medidas por moni- torização ambulatorial de 24 horas (MAPA) ou monitorização residencial de pressão arterial (MRPA).
Pacientes com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ainda podem apresentar sintomas como palpitação, falta de ar, dor de cabeça, náuseas, aperto do peito, aumento da pressão arterial e dificuldade de concentração.
O que fazer para perder o medo de medir a pressão?
Oriento que procure um psicólogo que poderá ajudar a controlar o medo e ansiedade para a realização da prova. Apenas orientação acredito que não seja suficiente. Exercícios de respiração ajudam muito a manter-se mais calmo também.
Efeito do jaleco branco é o termo utilizado para as pessoas que não tem doença de pressão alta mas toda vez que vai ao médico ou em outro profissional de saúde para avaliar a pressão arterial, ela se encontra alta, ou seja, igual ou acima de 140x90 mmhg.
Isso se chama Hipertensao do jaleco branco, ocorre não se sabe exatamente o porque mas deve estar correlacionado a ansiedade do momento ou medo da avaliação. Converse com seu cardiologista sobre esse achado. Existem exames para anular esse efeito do jaleco branco.
Pegue 1 litro de água, acrescente uma colher de bicarbonato de sódio e deixe de molho por cerca de 2 horas para que fique sempre branquinho e evite aquele tom amarelado na peça. Outra dica importante é usar uma tampa limpa com álcool, com água e sabão em pó e mergulhar por 3 horas.
Esse acessório de segurança funciona como uma barreira contra micro-organismos nocivos à saúde humana que podem estar presentes em ambientes como clínicas e laboratórios. Normalmente, essa vestimenta é branca, permitindo identificar o seu grau de sujeira e, assim, providenciar a sua higienização.
“A hipertensão mascarada é aquela que apresenta níveis pressóricos normais nas consultas ambulatoriais, mas persistentemente elevados quando observados na monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA).
O que fazer para acabar com a síndrome do jaleco branco?
Tratamentos como a terapia cognitivo-comportamental e a hipnose, feita por psicólogos, podem ser alternativas para reverter esse medo. Tratam-se de atividades feitas em consultório psicológico, em que o profissional induz o paciente a lidar com esse problema e reverter os seus traumas no seu subconsciente.
Para confirmar a síndrome do jaleco branco, é preciso que a pessoa apresente pressão arterial superior a 140/ 90 mmHg durante a consulta, pelo menos três vezes consecutivas, mas pressão arterial normal quando medida várias vezes em casa.
Identificada pela primeira vez em 1980, a “síndrome do jaleco branco” transforma uma simples ida ao médico em uma tarefa árdua. Seu principal sintoma é a hipertensão pontual, ou seja, os pacientes têm leituras de pressão alta em um ambiente médico, mas condições normais fora do consultório.
Hipertensão do avental branco significa elevação persistente da pressão arterial no consultório médico ou na clínica, com pressão normal em quaisquer outras circunstâncias quando avaliada pela monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA)2.
Sintomas: Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Diagnóstico: Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro adota os critérios de classificação da V Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial: estágio 1 (antiga hipertensão leve), estágio 2 (antiga hipertensão moderada) e estágio 3 (antiga hipertensão severa ou grave).
De acordo com a cardiologista Ludmilla Vieitas, em situações de estresse emocional, pode haver uma descarga adrenérgica, com ativação do sistema nervoso simpático, o que pode desencadear elevação da pressão até em quem não possui hipertensão crônica.
Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro. Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.