Quando a cidade não aparece no documento, mas pode ser identificada, indica-se entre colchetes; Não sendo possível determinar o local, utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes [S.l.].
Sem local ou sem editora: caso o local de publicação não possa ser identificado na publicação, utiliza-se a expressão latina sine loco abreviada e entre colchetes [s.l.]. Igualmente, se não for possível identificar a editora, utiliza-se a abreviatura de sine nomine [s.n.].
A palavra apud é usada próximo a citação para poder identificar para o leitor que ali é uma citação de outra citação. O intuito é deixar claro que ele não chegou a ler o texto original, mas deve fazer a referência ao primeiro autor ou a primeira obra utilizada como base de construção do texto.
A edição só é descrita a partir da 2ª acompanhada da abreviatura “Ed”. Se o local não puder ser identificado, abrevia-se por S.I. entre colchetes [S.I.].
Vera Viel, esposa de Rodrigo Faro, fala pela primeira vez sobre a luta contra o câncer
O que é ABNT exemplos?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi fundada no ano de 1940. Sua função é definir normas e regras técnicas – que afetam o comércio, a indústria e até a prestação de serviços no Brasil -, além de administrá-las.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Assim, a correta forma de referenciar é (MENDONÇA, 1994 apud VIEIRA et al., 2024), ou seja, Mendonça cita por Vieira e colegas. O uso do et al se aplica neste caso tanto para o primeiro autor (autor citado) quanto para o autor que citou.
Citações até 3 linhas devem vir entre aspas, seguidas do nome do autor, data e página. Com mais de três linhas, devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte10), espaço simples e sem aspas, também seguidas do nome do autor, data e página.
Quando a data de um trabalho não está identificada, utiliza-se a sigla “s.d.” (sem aspas), que significa “sem data”, logo após a identificação do autor ou trabalho. Exemplo: Na alteração à Lei de Bases (Lei no 49/2005, de 30 de agosto) ... A bibliografia deve ser iniciada numa página nova.
Quando a editora não puder ser identificada, deve-se indicar a expressão sine nomine, abreviada, entre colchetes [s.n.]; Observação: quando o local e o editor não puderem ser identificados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas e entre colchetes [S.l.: s.n.].
Se há desconhecimento do lugar, a indicação é feita por [S.I.], que significa: sine loco. Se não há editora, a forma é [s.n.], que significa: sine nomine.
Porém também existe um outro motivo, talvez até mais forte para você não utilizar o apud: pode ser um indicativo de preguiça mental. De certa forma, ao utilizar a citação da citação, você está deixando de buscar fontes em primeira mão para se amparar naquilo que um outro autor já levantou.
A expressão apud - citado por, conforme, segundo - pode, também, ser usada no texto. Exemplos: Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [...] “[...] o viés organicista da burocracia estatal e o antiliberalismo da cultura política de 1937, preservado de modo encapuçado na Carta de 1946.” (VIANNA, 1986, p.
O apud significa “citado por”. O termo é usado na seguinte situação: você escolheu um texto, do autor “X”, para compor a bibliografia do seu TCC. Na obra do autor “X”, há a citação de um trecho da obra do autor “Y”, que vai ser útil para a construção do seu argumento.
Neste caso citar, no texto, grafado em letras minúsculas o autor do trabalho não consultado, seguido da expressão - citado por ou apud - e do sobrenome do autor que o citou (grafado em letras maiúsculas), com a respectiva página.
As mudanças na ABNT NBR 5101:2024 impulsionam uma abordagem mais integrada e sustentável para a iluminação viária, exigindo maior atenção aos detalhes, a adoção de tecnologias avançadas e uma compreensão profunda dos impactos da iluminação no ambiente e na sociedade.
A expressão apud (citado por, conforme, segundo), pode ser usada tanto em notas como no texto. Exemplos: No texto: Segundo Evans (1987 apud SAGE, 1992, p. 2-3) diz ser [...] ¹ EVANS, 1987 apud SAGE, 1992, p.
Isso mesmo, o emoji 🤟 significa "Eu te amo", na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O sinal tem origem na Língua Americana de Sinais, onde o dedo mínimo representa a letra I e os dedos indicador e polegar, juntos, a letra L. Já os dedos mínimo e polegar esticados, ao mesmo tempo, representam a letra Y.
Tudo 2 é uma gíria usado por criminosos, da facção chamados Comando Vermelho. Se refere ao sinal que fazem com as mãos simbolizando o C e o V, iniciais de Comando Vermelho. O vê nada mais é do que dois dedos que nós também usamos como número dois, obviamente.