Situacionalidade: É voltada para o contexto no qual a situação comunicativa está inserida. Ela se relaciona à adequação ou não do contexto, pois ele pode influenciar no significado do texto. Um texto inserido em contextos distintos pode produzir significados completamente diversos.
129), “a situacionalidade é uma forma particular de o texto se adequar tanto a seus contextos quanto a seus usuários”. Assim, é um critério relacionado à dinâmica entre o texto e o contexto para a construção da significação, bem como ao público que se espera que tenha acesso à leitura do texto.
Por que o fator situacionalidade é tão importante?
A situacionalidade é um dos elementos que pertencem aos fatores de textualidade. Ela afeta de maneira significativa a produção e a recepção textual. A situacionalidade e os outros fatores textuais são muito importantes, pois atribuem sentido aos textos.
Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. Não é inerente a eles, pois uma mesma sequência linguística, falada ou escrita, pode ser considerada como texto legítimo por uns e parecer um absurdo, sem sentido, para outros.
Intencionalidade: refere-se ao modo ou à forma como o autor constrói o texto para alcançar determinada intenção. Nesse sentido, cabem principalmente os textos publicitários, nos quais a linguagem e o texto se moldam para convencer o consumidor.
Fatores de textualidade: situacionalidade - Brasil Escola
Como explicar intencionalidade?
Intencionalidade é o poder das mentes para ser sobre algo: para representar coisas, propriedades e estados de coisas. A intencionalidade é atribuída principalmente a estados mentais, como percepções, crenças ou desejos, razão pela qual é considerada como a marca característica do mental por muitos filósofos.
O conceito de intencionalidade (do latim intentio) foi primeiramente usado em filosofia pelos escolásticos para indicar o caráter representativo do objeto imanente em relação ao objeto exterior, e, portanto, para designar a consciência como luminosa, como tendo um sentido relativamente a esse objeto.
Beaugrande e Dressler (1983) explicam que são sete os fatores responsáveis pela textualidade: a coerência e a coesão (de natureza linguística e conceitual); e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade (de natureza social e pragmática).
Aceitabilidade: é o fator referente ao interlocutor (ouvinte/leitor), pois indica a expectativa do receptor em compreender a mensagem do texto. O sentido não se constrói somente pela intenção do autor, mas também pela abertura e conhecimento de mundo do leitor.
Os fatores de textualidade são os seguintes: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e relevância. Vejamos cada um deles. É o fator relacionado aos sentidos do texto.
A coesão se refere aos mecanismos gramaticais que permitem a conexão entre os elementos de um texto. A coerência, por outro lado, tem relação com os sentidos desse texto.
Texto: unidade básica de manifestação da linguagem. O que é textualidade? é o conjunto de características que fazem com que uma sequência linguística seja um texto e não uma sucessão de frases que não compõem um todo significativo.
Situacionalidade: É voltada para o contexto no qual a situação comunicativa está inserida. Ela se relaciona à adequação ou não do contexto, pois ele pode influenciar no significado do texto. Um texto inserido em contextos distintos pode produzir significados completamente diversos.
São textos que possuem um desempenho específico em um determinado contexto e que precisam ser assim vistos no momento em que se quer entender como se dá a construção das significações a partir da linguagem e a construção do contexto a partir dessas significações.
Em outras palavras, o contexto situacional é a construção cognitiva (ou quadro) que o falante faz da situação comunicativa. A percepção da situação ocupa um lugar especial nesse contexto. O falante percebe somente aqueles elementos da realidade circundante que considera relevantes para o desenvolvimento da interação.
A situacionalidade é um dos elementos que pertencem aos fatores de textualidade. Ela afeta de maneira significativa a produção e a recepção textual. A situacionalidade e os outros fatores textuais são muito importantes, pois atribuem sentido aos textos.
Quando o edital adotar o critério de aceitabilidade da proposta pelo 'valor estimado', isso significa que o órgão pode aceitar valor superior, desde que ainda seja compatível com o valor de mercado do produto ou serviço.
Já na aceitabilidade, o leitor necessita ter um conhecimento prévio para avaliar o texto e, dessa forma, aceitar ou não a intenção do autor. Isso quer dizer que é por meio da interpretação e interação com o texto recebido que se pode atribuir sentido à ele, reconhecendo o que há de explícito ou implícito no texto.
A textualidade, por sua vez, refere-se às características que tornam um conjunto de palavras e sentenças um texto coeso e coerente. Em outras palavras, a textualidade está relacionada à capacidade de um texto de ser compreendido e interpretado de maneira clara e eficaz.
A fenomenologia surgiu no início do século, na Alemanha, por Edmundo Husserl, que recebeu influências do pensamento de Platão, Descartes e Brentano. Entre os pensadores que sofreram a influência do pensamento husserliano, podem-se destacar: Martin Heidegger, Alfred Schutz, Jean Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty.
O termo fenomenologia significa estudo dos fenômenos, daquilo que aparece à consciência, buscando explorá-lo. O fato de Husserl ter em vista, a todo momento, a subjetividade transcendental,correspondente à tarefa da investigação fenomenológica da constituição de toda validez ôntica.
Na atitude natural a inserção no mundo se faz por meio da experiência sensível, isenta da reflexão e da análise; enquanto a atitude fenomenológica ultrapassa os fatos objetivos como única realidade, sendo uma atitude reflexiva e analítica sobre os fatos.