O que é SLA e SLO?

Os SLAs ajudam as equipes a definir limites e orçamentos de erro. Os SLOs ajudam a priorizar o trabalho. E os SLIs informam aos SREs quando precisam congelar todos os lançamentos para salvar um orçamento de erros em perigo e quando podem afrouxar as rédeas.
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O que é o SLO?

Como mensurar o SLO? Para estabelecer um bom SLO é preciso passar pela análise do relacionamento entre a empresa e o cliente, identificando os pontos de destaque e aqueles que precisam ser melhorados.
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O que significa a sigla SLO?

Por sua vez, o SLO (Service-Level Objective) é um acordo específico dentro do SLA. Ele fala sobre as métricas e os objetivos estabelecidos no acordo do negócio e que precisam ser cumpridos – tanto para o sucesso do cliente, quanto da empresa.
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Que que quer dizer SLA?

O que significa a palavra SLA? SLA é a sigla para o termo em inglês Service Level Agreement. Traduzindo para o português, significa Acordo de Nível de Serviço. E por “nível de serviço” entende-se a qualidade com que este é entregue, tendo como base critérios objetivos previamente estabelecidos no acordo.
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O que é o indicador SLA?

O que são indicadores SLA e quais os principais? Como dissemos no início deste artigo, indicadores SLA são meios de mensurar se o Acordo de Nível de Serviço de uma empresa está sendo executado como planejado e isso está gerando os resultados pretendidos.
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Aprenda de vez SLI, SLO e SLA

Quais são os três KPIs do SLA?

SLA
  • Tempo de Entrega: tempo concordado para o fornecimento de bens ou serviços.
  • Qualidade do Produto/Serviço: padrões de qualidade acordados para os produtos ou serviços contratados.
  • Gestão de Reclamações: como e em quanto tempo as reclamações devem ser tratadas.
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Como se calcula SLA?

Como calcular SLA de atendimento em 7 passos
  1. Use seu histórico de atendimento para começar. ...
  2. Faça pesquisas com clientes. ...
  3. Faça benchmarking. ...
  4. Defina as métricas que vai usar. ...
  5. Determine o nível de serviço de cada uma das métricas. ...
  6. Monitore continuamente os resultados. ...
  7. Ajuste e melhore os processos quando não atingir o SLA.
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Quais são os tipos de SLA?

Existem dois principais tipos de SLA, o focado no cliente e o focado no serviço, com o SLA multinível sendo um misto dos dois.
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Como funciona o processo SLA?

O SLA é o acordo que descreve de maneira simples e objetiva as atividades e processos que serão realizados pela empresa prestadora de serviços, assim como a definição do nível dos serviços que serão realizados (em qual quantidade e com qual desempenho) e o lead time (prazos de execução) de cada um deles.
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Qual a importância de um SLA?

Qual a importância do SLA? O SLA garante ao contratante e contratado a qualidade e segurança na execução dos serviços, garantindo que os acordos sejam cumpridos. Caso contrário, penalidades e multas podem ser aplicadas. Além disso, um SLA deve prever alguns cenários que possam causar problemas, como mudanças no pedido.
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O que é SLA de 4 horas?

SLA de Tempo de Resolução: Estipula o tempo máximo necessário para resolver o problema ou atender à solicitação do cliente após a resposta inicial. Por exemplo, um SLA de tempo de resolução pode especificar que os problemas técnicos devem ser resolvidos dentro de 4 horas após a resposta inicial.
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O que é SLA de um projeto?

De maneira literal, como dito acima, SLA é a sigla para Service Level Agreement, que em português pode ser traduzido como “Acordo de Nível de Serviço – ANS”, consiste num contrato entre duas partes.
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Quais informações um SLA deve possuir?

Ainda de acordo com a ISO, o SLA de atendimento ao cliente em TI deve listar os responsáveis por cada tarefa contratada e conter a separação dos deveres de cada uma das partes envolvidas. Além disso, esse é o momento de descrever a pontualidade dos serviços em resposta às solicitações e datas agendadas.
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Qual a diferença entre SLA e SLO?

Os SLAs ajudam as equipes a definir limites e orçamentos de erro. Os SLOs ajudam a priorizar o trabalho.
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Como aplicar SLA?

Sem perder isso de vista, confira abaixo um passo a passo de como fazer SLA eficaz.
  1. 1 – Defina os objetivos e escopo. ...
  2. 2 – Liste os participantes. ...
  3. 3 – Identifique os Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) ...
  4. 4 – Estabeleça metas mensuráveis. ...
  5. 5 – Descreva os serviços ou produtos. ...
  6. 6 – Especifique responsabilidades.
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Qual a diferença entre KPI e SLA?

KPIs são os indicadores de performance cruciais para determinado serviço, avaliando sua qualidade e desempenho em um período específico. Já o SLA é o acordo estabelecido sobre os prazos e parâmetros do serviço, ou seja, é o documento onde se especificam as condições mínimas para um serviço ser considerado satisfatório.
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Como criar um SLA no Excel?

O cálculo de SLA é bem fácil de fazer. Veja a fórmula: Nível de Serviço = (Total de atendimentos dentro do SLA) / (Total de atendimentos + Total de atendimentos abandonados – Total de atendimentos abandonados com menos de 3 segundos). Depois é só multiplicar por 100 e você terá a porcentagem no seu SLA.
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O que significa SLA operacional?

SLA é a sigla de Service Level Agreement, em português, Acordo de Nível de Serviço. Trata-se de um contrato firmado entre empresas que estabelece as responsabilidades de cada uma no que diz respeito aos serviços contratados.
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Qual a diferença entre SLA e lead time?

O SLA é o acordo que descreve de maneira simples e objetiva as atividades e processos que serão realizados pela empresa prestadora de serviços, assim como a definição do nível dos serviços que serão realizados (em qual quantidade e com qual desempenho) e o lead time (prazos de execução) de cada um deles.
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O que é preciso para colocar um SLA em funcionamento em uma empresa?

Como elaborar um SLA?
  1. Defina os objetivos.
  2. Analise a rotina de trabalho das partes.
  3. Determine as responsabilidades de cada um.
  4. Estabeleça prazos para resolução de problemas.
  5. Ajuste o limite e a capacidade.
  6. Defina como ocorrerá o suporte.
  7. Destaque o descumprimento na qualidade do serviço.
  8. Tenha indicadores de desempenho.
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Qual a vantagem de ter um SLA no setor comercial?

Aumento da produtividade: Ao definir processos e responsabilidades claras, o SLA evita conflitos e mal-entendidos entre os times de Vendas e Marketing. Isso reduz o retrabalho e aumenta a produtividade das áreas.
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Quais são os KPIs mais utilizados?

Neste contexto, os exemplos de KPIs mais utilizados são:
  • Tempo médio para preenchimento de vagas.
  • Custo de contratação.
  • Lucro por colaborador.
  • Valor dos salários.
  • Registro de conflitos e queixas dos colaboradores.
  • Rotatividade de colaboradores.
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Quais são os KPIs mais importantes?

Lista de KPIs importantes para indústrias
  • Lucro líquido.
  • Margem de lucro líquido.
  • Margem de lucro bruto.
  • OEE.
  • EBITDA.
  • ROI.
  • Net promoter score (NPS)
  • OTD – On-Time Delivery (Percentual de Entregas Realizadas no Prazo)
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Quais KPIs usar?

Aqui estão os principais KPIs que você pode levar em consideração para otimizar progressivamente as experiências dos seus clientes.
  1. Churn, ou taxa de cancelamento. ...
  2. Net Promoter Score. ...
  3. Engajamento dos clientes. ...
  4. Tempo médio de resolução de problemas. ...
  5. Customer satisfaction Rate (CSAT) ...
  6. Taxa de conversão.
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Como funciona o processo SLA?

O SLA é o acordo que descreve de maneira simples e objetiva as atividades e processos que serão realizados pela empresa prestadora de serviços, assim como a definição do nível dos serviços que serão realizados (em qual quantidade e com qual desempenho) e o lead time (prazos de execução) de cada um deles.
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