O que é sobrecarga de trabalho?

O que significa sobrecarga de trabalho? A sobrecarga de trabalho se caracteriza pelo excesso de demandas, jornadas de trabalho excessivamente longas, prazos curtos e outras questões que contribuem para a pressão sobre o colaborador.
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O que configura sobrecarga de trabalho?

A sobrecarga de trabalho é o excesso de serviço delegado aos colaboradores, horas extras frequentes e prazos de entrega curtos, que sobrecarregam a rotina dos funcionários e diminuem a sensação de trabalho em equipe e a realização no trabalho.
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Como provar sobrecarga de trabalho?

Sinais de sobrecarga
  1. Falta de energia;
  2. Estresse constante no trabalho;
  3. Ansiedade antes de começar o trabalho, como o medo das segundas-feiras;
  4. Dificuldade de desconectar-se do trabalho;
  5. Sensação de não conseguir acompanhar o ritmo da vida pessoal devido ao estresse com o trabalho;
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O que a CLT diz sobre sobrecarga de trabalho?

A CLT estabelece uma jornada de trabalho máxima de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Essa jornada pode ser estendida com até 2 horas extras por dia, desde que seja feita a devida remuneração adicional. Trabalhar além dessas horas sem a compensação adequada pode ser considerado sobrecarga de trabalho.
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O que é considerado excesso de trabalho?

O trabalho excessivo está associado a jornadas de trabalho superiores a 40 horas semanais, o que acaba criando um desgaste na saúde física e mental do colaborador, e isso reflete diretamente no dia a dia da empresa.
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DICAS PRÁTICAS para lidar com a SOBRECARGA MENTAL

Como identificar sobrecarga de trabalho?

Os principais sinais para identificar a sobrecarga no trabalho são principalmente uma baixa repentina na produtividade sem motivo aparente, dores aleatórias no corpo, dores de cabeça, ansiedade e medo excessivos, alterações nas horas de sono e alimentação.
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O que significa excesso de trabalho?

O trabalho excessivo é caracterizado como uma condição que reúne longas jornadas com sobrecarga de tarefas ou responsabilidades. Trata-se de um problema que causa desgaste físico e mental no colaborador, além de afetar a qualidade na função.
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Quando um funcionário está sobrecarregado?

Comunique-se. É importante que o gestor faça o acompanhamento de sua equipe de perto, utilizando-se da comunicação para descobrir e resolver problemas. Conversando abertamente com os funcionários, é possível chegar aos descontentamentos que vêm acontecendo e propor soluções úteis para restabelecer a ordem e o bem-estar ...
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O que diz o art 482 CLT?

482 Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: f) embriaguez habitual ou em serviço, § 1º Constitui igualmente justa causa para a dispensa de empregado, a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional.
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Como saber se está trabalhando demais?

20 sintomas de workaholics, pessoas que trabalham demais:
  1. Trabalhar por horas prolongadas todos os dias;
  2. Ser o primeiro a chegar e o último a sair;
  3. Responder mensagens profissionais da hora que acorda até dormir;
  4. Ter dificuldade em desconectar o pensamento do trabalho;
  5. Almoçar ou lanchar trabalhando, sem pausas;
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Como falar pro seu chefe que está sobrecarregado?

Como pedir ajuda ao seu chefe?
  1. Seja proativo: quanto mais demorar para pedir ajuda, mais difícil será a solução.
  2. Crie uma lista de tarefas em ordem de prioridade e importância.
  3. Liste quanto tempo você terá para executar cada tarefa.
  4. Pense nas possíveis soluções para o problema.
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O que é considerado sobrecarga?

Todas as atividades e jornadas profissionais que ultrapassam um limite saudável e aceitável de dedicação podem ser consideradas sobrecarga no trabalho.
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O que fazer quando você se sente sobrecarregado?

Está se sentindo sobrecarregado? Veja 5 dicas de como lidar com isso
  1. Comece com o que te dá sensação de realização. ...
  2. Enfrente uma tarefa nova que você tem evitado. ...
  3. Faça metade do seu trabalho normal. ...
  4. Conecte-se com outras pessoas. ...
  5. Abandone o medo das emoções negativas.
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O que fazer com a sobrecarga no trabalho?

Para lidar com a sobrecarga de trabalho, deve-se:
  1. Utilizar quadros visuais para organizar as tarefas;
  2. Gerenciar o tempo de forma eficiente através do monitoramento;
  3. Delegar as tarefas; Automatizar o workflow;
  4. Fazer e atuar com uma lista de prioridades;
  5. Recusar projetos que você não poderá concluir;
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O que fazer com o excesso de trabalho?

5 dicas de como lidar com o excesso de trabalho
  1. ELIMINE O DESNECESSÁRIO. Quanto mais tarefas você tiver para fazer, mais organização será necessário. ...
  2. PLANEJE. Para evitar estresse, planeje seu dia. ...
  3. EXCESSO DE TRABALHO: SE ORGANIZE! ...
  4. USE MAIS TECNOLOGIAS. ...
  5. EXCESSO DE TRABALHO: TENHA HÁBITOS POSITIVOS.
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Quais as consequências do trabalho excessivo?

Até mesmo um trabalho de escritório pode ter impactos no corpo para além do estresse, em função da falta de ergonomia e das longas horas sem movimentação. “Algumas das doenças ocupacionais recorrentes são distúrbios osteomusculares, que acometem as articulações e a coluna vertebral”, afirma Rosylane.
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O que é desídia no trabalho?

"Desídia no desempenho das respectivas funções. Trata-se de tipo jurídico que remete à ideia de trabalhador negligente, relapso, culposamente improdutivo. A desídia é a desatenção reiterada, o desinteresse contínuo, o desleixo contumaz com as obrigações contratuais.
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O que pode ser considerado insubordinação no trabalho?

Já o ato de insubordinação, seu significado se refere a dificuldade em cumprir ordens diretas, como uma tarefa. Vale salientar aqui que esse problema precisa ser recorrente para ser caracterizado como tal. Por exemplo, o funcionário pode se recusar a entregar as atividades no prazo, como acordado em contrato.
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Sou obrigado a assinar uma advertência no trabalho?

VOCÊ NÃO É OBRIGADO A ASSINAR UMA ADVERTÊNCIA!

A ideia por trás desse documento é deixar claro que um determinado ato não é aceito pelas normas da empresa e, em caso de reincidência, medidas mais drásticas poderão ser tomadas, como o desligamento.
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Como saber se estou sendo sobrecarregado no trabalho?

5 principais sintomas de que você está sobrecarregado no trabalho
  1. 1 - Dores aleatórias. Se a causa das suas dores é desconhecida, a explicação pode estar ligada à pressão e ao acúmulo de tarefas no trabalho. ...
  2. 2 - Mudança nos hábitos alimentares. ...
  3. 3 - Alterações no sono. ...
  4. 4 - Solidão. ...
  5. 5 - Problemas no sistema imunológico.
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Quais os sintomas do excesso de trabalho?

Os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são:
  • Cansaço excessivo, físico e mental;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Alterações no apetite;
  • Insônia;
  • Dificuldades de concentração;
  • Sentimentos de fracasso e insegurança;
  • Negatividade constante;
  • Sentimentos de derrota e desesperança;
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Como explicar ao chefe que estou com excesso de trabalho?

Você pode dizer, por exemplo, “essa tarefa requer muita pesquisa, o que consome tempo”, ou “agora que estou gerindo uma equipe, gasto mais tempo planejando, e tenho menos tempo para o trabalho cotidiano.” A próxima parte da conversa é essencial: ofereça três ideias para resolver a questão.
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Como provar excesso de trabalho?

Como provar as horas extras? O mais comum é que elas sejam demonstradas mediante testemunhas que tinham contato com o trabalhador no ambiente de trabalho ou que desempenhavam a mesma função que ele. Além da prova testemunhal, o trabalhador também pode demonstrar as horas extras de forma documental.
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O que a lei diz sobre excesso de trabalho?

67-E da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro. Lembrando que a CLT, no Art. 59 determina que o trabalhador só pode exceder sua jornada de trabalho por mais 2 horas trabalhadas por dia.
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Como chama excesso de trabalho?

Síndrome de Burnout: o que é, sintomas e como tratar

Relacionada aos ambientes de trabalho, uma doença que vem ganhando destaque nos últimos anos é a Síndrome de Burnout.
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