A soja Intacta 2 Xtend® é a terceira geração de biotecnologia em soja. Essa tecnologia é baseada na agregação de três proteínas (piramidação das proteínas Cry1A. 105 e Cry2Ab2 e Cry1Ac) que atuam simultaneamente para garantir maior proteção contra as principais lagartas da cultura da soja.
Com o desenvolvimento da biotecnologia, surgiram as sementes de soja RR, que agrupam variedades transgênicas resistentes ao Glifosato. Outro grupo é composto pelas sementes de soja Intacta, que são produzidas com uma tecnologia mais avançada, capaz de proteger a planta do ataque de lagartas, entre outras pragas.
A tecnologia Intacta RR2 PRO® combina, em um único produto, tolerância ao herbicida glifosato e proteção contra lagartas que atacam a cultura da soja, um diferencial da proteína Bt Cry1Ac, que possui eficácia contra as principais pragas que atingem a cultura.
Para o produtor que adquire semente certificada, o processo de pagamento único é bem simples: ele paga pelo uso da tecnologia INTACTA RR2 PRO® com a semente e o valor cobrado é de R$ 217,10* por hectare. Para o produtor que optar pelo uso da tecnologia INTACTA2 XTEND®, o valor cobrado é de R$ 228,50* por hectare.
Silvia conta que, de forma regular, a cobrança de royalties deve ser feita na compra da semente certificada, ou quando o produtor salva a semente para o consumo na propriedade, onde reporta ao Ministério da Agricultura e paga à empresa detentora da tecnologia.
Afinal, o que é essa tecnologia para soja Intacta 2 Xtend? A Intacta 2 Xtend é uma nova biotecnologia desenvolvida pela Bayer para a cultura da soja. O produto tem como escopo a proteção de lagartas dos gêneros Helicoverpa e Spodoptera, além de ser tolerante aos herbicidas dicamba e glifosato.
O Manejo IPRO® é o principal aliado dos produtores de soja. Trata-se de um conjunto de boas práticas agronômicas que ajudam os agricultores a obter melhores resultados, fazendo uso sustentável da biotecnologia no campo: Tratamento de sementes. Aplicação de inseticidas.
A multinacional alemã Bayer está lançando a tecnologia da soja INTACTA2 XTEND (I2X) para a safra de 2021/22 no mercado agrícola brasileiro. A tecnologia, que também é conhecida como I2X, foi apresentada mundialmente no ano de 2017 e já está em uso nos Estados Unidos desde 2019.
A soja RR possui um evento transgênico que confere tolerância ao herbicida glifosato, tecnologia a qual foi desenvolvida pela Monsanto. O glifosato é um herbicida pós-emergente, não seletivo, de amplo espectro de controle de plantas daninhas, com ação sistêmica.
O Tratamento de Sementes Industrial (TSI) é um importante processo no sistema produtivo nas culturas do milho e da soja. Ele auxilia a reduzir ou eliminar a pressão de pragas e doenças em sementes e plântulas. Além disso, também impede a entrada de novos patógenos, assegurando um bom estabelecimento da lavoura.
A princípio, uma das variedades de soja mais produtivas, a BRS 7482RR é uma cultivar transgênica. Também, tem resistência ao herbicida glifosato. Por fim, seu tipo de crescimento é indeterminado e ciclo precoce (grupo de maturidade 7.4), variando de 105 a 112 dias, permitindo segunda safra nas regiões de indicação.
Entre as principais cultivares recomendadas para a Região Sul do Brasil está a Brasmax Zeus IPRO, variedade campeã do Desafio de Máxima Produtividade de Soja do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). Além dela, outras variedades de soja Brasmax se destacam pelo rendimento e resistência a pragas e doenças.
Sistema STS suporta doses maiores de glifosato e foi desenvolvido para auxiliar o agricultor principalmente no combate à buva. O sistema STS desenvolvido pela Coodetec tem como conceito principal associar a tolerância da cultivar com herbicidas do grupo sulfoniluréias.
Posteriormente, encontramos o PMS (peso de mil sementes), também chamado de PMG (peso de mil grãos). Essa quantidade varia com a cultivar em campo, no entanto, geralmente, cada 1000 grãos de soja possuem um peso de 140 a 220 gramas.
Dessa maneira, uma formulação adequada deve obedecer esta relação de 2,5/1,0. Uma formulação NPK comercial facilmente recomendada neste caso é a 0 – 25 – 10. Esses valores são expressos em porcentagem. Então, em 100 kg do formulado, temos 25 kg de P2O5 e 10 kg de K2O.
O Sistema Enlist® contempla herbicidas que foram planejados com o intuito de auxiliar os produtores. Ele busca ajudar a enfrentar os principais desafios no controle das plantas daninhas por meio de uma escolha simples. Assim, pode-se utilizar os herbicidas Enlist® Colex-D®, glifosato e glufosinato de amônio.
A tecnologia i2x confere uma maior proteção contra as principais lagartas da cultura da soja. Além das quatro lagartas que já são alvo da tecnologia anterior, Intacta2 Xtend® traz proteção adicional contra Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides.
Absoluto Fix é o fungicida para soja, batata, algodão, entre outras culturas, que apresenta uma formulação moderna. Ele é considerado o protetor dos protetores, devido à sua eficiência contra a ferrugem da soja, entre outras doenças perigosas.
Nesses casos, basta entrar em contato com o seu parceiro comercial de semente de Soja Intacta ou ligar para o 0800 940 7088, preencher a solicitação e apresentar os documentos necessários.
O Conexão Biotec é o canal de atendimento oficial do agricultor para os processos comerciais de soja com biotecnologia das empresas Bayer e Corteva, integrantes do Modelo Cultive Biotec.
O que são royalties? São valores cobrados pelo proprietário de uma patente de um produto para autorizar seu uso. No caso, a tecnologia embutida na soja transgênica com o objetivo de conferir tolerância a condições climáticas desfavoráveis ou a defensivos agrícolas, como herbicidas.