Movimento SomosCoop? O SomosCoop é o movimento nacional de valorização do cooperativismo, criado para unir cooperativas, cooperados e conectar pessoas que acreditam na força do trabalho em conjunto para tornar o coop conhecido e reconhecido na sociedade.
Uma marca forte, de fácil identificação, reconhecida pelos consumidores e que associa um produto diretamente com o cooperativismo. Esse é o carimbo SomosCoop, criado em 2019 pelo Sistema OCB para caracterizar e diferenciar os produtos do nosso modelo de negócio.
As cooperativas reúnem pessoas que têm interesse em comum na prática de uma atividade econômica e são constituídas de forma organizada e democrática, o que vai guiar todo o seu funcionamento.
Ser cooperado na Coop é garantir muito mais vantagens no seu dia a dia! Além de preços exclusivos, você conta com facilidades de pagamento, bolo de aniversário por apenas R$ 1 e um programa de relacionamento cheio de ofertas personalizadas só para você.
Nosso objetivo não é obter lucro, mas sim prestar um serviço às pessoas e comunidade, unindo todas pelo cooperativismo, pela sustentabilidade e pela responsabilidade social. Na Coop a gente acredita que o consumo pode ser muito mais do que fazer compras.
Um cooperado visa impactar não só a própria realidade, mas a da comunidade e do mundo. Ele acredita que é possível colocar lado a lado economia, sociedade, visões individuais e coletivas, produtividade e sustentabilidade.
O cooperado também tem direito aos mesmos benefícios previdenciários do trabalhador celetista, como aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária e salário-maternidade. Os benefícios para os dependentes, como o auxílio-reclusão e a pensão por morte, também são garantidos para aqueles que contribuem regularmente.
E é de Santo André que Antonio José Monte, presidente da Coop, comanda a empresa que nasceu em 1954 como uma central de compras dos funcionários da Rhodia. Daí o nome de batismo CooperRhodia, abolido em 1999. Hoje a Coop possui 1,33 milhão de cooperados. Ou donos, como prefere o executivo.
O pagamento do salário não é pago diretamente aos associados, mas sim à cooperativa. Ao final do exercício, por meio de assembleia, deverá ser feito o cálculo das receitas que serão rateadas entre os associados até o limite do valor do tráfego de cada um deles ou destinadas ao fortalecimento da cooperativa.
Sou cooperado, mas, na prática posso ser empregado? Então, se você participa ativamente da cooperativa, possui autonomia, inclusive, podendo encaminhar outra pessoa em seu lugar e todos se ajudam de verdade, ok, você é um cooperado.
O SomosCoop é o movimento nacional de valorização do cooperativismo, criado para unir cooperativas, cooperados e conectar pessoas que acreditam na força de trabalhar junto para tornar o coop conhecido e reconhecido na sociedade.
Os sócios cooperados são profissionais autônomos que se unem para oferecer e prestar serviços para empresas contratantes. Sendo assim, o contrato de prestação de serviço entre empresa contratante e cooperativa de trabalho estabelece uma relação de ordem civil e não trabalhista.
Quando uma empresa decide contratar uma cooperativa de trabalho, ele faz a contratação da mão de obra dos sócios cooperados. Ao fazer esse tipo de contratação, a empresa tomadora recebe os serviços de sócios cooperados de forma qualificada e tem a redução de diversos custos trabalhistas.
Gerenciamento ineficiente: Uma cooperativa é gerenciada apenas pelos seus membros, que muitas vezes não possuem habilidades de gestão. Isso é considerado uma das maiores desvantagens do setor, pois a ineficiência da administração pode impedir o sucesso da organização.
O cooperativismo prega o compromisso com a comunidade, a ajuda mútua e a solidariedade. E é seguindo esses princípios que, desde 1964, a Coop concede o benefício Auxílio-Funeral às famílias dos cooperados. Uma maneira de ajudar até mesmo nos momentos mais difíceis.
Diferentemente do vínculo empregatício tradicional, em que o trabalhador recebe um salário fixo, os cooperados têm direito a uma parte dos lucros gerados pela cooperativa — o que pode gerar ganhos mais elevados, especialmente se houver uma boa demanda por seus serviços.
Ser cooperado de forma objetiva é ser membro de uma cooperativa. Na prática, isso significa muito mais: é a união de forças em prol de um propósito maior. Essa é o pilar do cooperativismo, que se baseia no benefício comum como sustentação esse modelo de negócio.
A lei prevê que os cooperados não podem trabalhar mais de oito horas diárias e 44 horas semanais. Nos casos de plantões e escalas, as horas extras devem ser compensadas.
Seus cooperados se comprometem a contribuir com bens e serviços para a execução de atividade econômica de interesse comum interno da sociedade. Na sociedade cooperativa, a responsabilidade dos cooperados, pode ser limitada ou ilimitada.
A coop é quem define qual será o valor de uma quota-parte, ou seja, a parcela que deve ser investida por cada pessoa, bem como ele será subscrito (te explicamos o que é isso no final do texto) no momento da adesão de um novo cooperado.
Quais os benefícios da cooperativa para as pessoas cooperadas?
Em seus diferentes ramos de atuação, o cooperativismo aumenta o poder de compra, partilha custos, investe em pesquisas e explora novas oportunidades. Como donos do negócio, os cooperados ainda recebem as sobras, quando há, proporcionalmente à participação de cada um na cooperativa.
A Coop nasce de uma iniciativa de colegas da empresa Rhodia, para tornar-se uma opção de abastecimento na região, quando 292 visionários — colaboradores da Rhodia naquela época — se unem para suprir a dificuldade em realizar suas compras na região do ABC.