“A mulher submissa é a que se submete e se sujeita aos desígnios, às vontades e às ordens de um homem – normalmente do marido – numa relação de desigualdade. A mulher se encontra numa condição de inferioridade em relação a esse homem”, explica a advogada Marina Gadelha.
O conceito de submissão deve ser entendido no contexto de um amor mútuo e respeito, buscando o melhor para o outro e para o relacionamento como um todo.
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Quais são as características de uma mulher submissa?
Elas tendem a ser colaborativos, conformistas e pouco assertivos. Elas evitam ser o centro das atenções a todo custo e são percebidas por sua rede de amigos como atenciosas, generosas e lisonjeiras. As pessoas ao seu redor geralmente ficam impressionadas com sua humildade, cordialidade, gentileza e delicadeza.
As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.
O que é submissão feminina bíblica? | Pastor Rodrigo Mocellin
Quais são os sinais de uma pessoa submissa?
Sinais comuns do esquema de submissão
Ela acredita que os próprios desejos, opiniões e sentimentos não são importantes para as outras pessoas e, portanto, se anula. É como se não existisse. Podem ocorrer explosões de descontrole, sintomas psicossomáticos, uso de álcool ou drogas.
São situações simples para quem está observando de fora, mas a pessoa submissa vive por um breve momento um verdadeiro turbilhão de emoções. Como colocam sempre os interesses e vontades de terceiros em primeiro plano, as pessoas submissas passam a condicionar sua própria felicidade à aceitação dos outros.
1 Ato ou efeito de submeter ou submeter-se. 2 Disposição a obedecer ou aceitar o controle de alguém; obediência, subalternidade. 3 Condição de quem se sente obrigado a obedecer a uma regra, autoridade ou aos poderes constituídos; subordinação, sujeição.
Quando uma mulher se submete ao marido voluntariamente, ela?
Quando a mulher se submete à autoridade do marido, ela se posiciona, voluntariamente, pela fé, conforme a hierarquia que Deus estabeleceu, e dá ao homem a oportunidade de trata-la como co-herdeira.
a) atos de submissão: quando a parte se submete, expressa ou implicitamente, à orientação imprimida pelo outro litigante ao processo. Há submissão expressa à pretensão do autor, quando o réu reconhece a procedência do pedido (art. 269, II).
Esse tipo de olhar é muito relacionado à tristeza, vergonha, ao medo ou à reflexão, tanto para pessoas destras quanto para as canhotas. Também pode significar submissão, modéstia ou aceitação.
Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice, porém não se faça a minha vontade, senão a tua.” [Lucas 22:40–42]. Como sua vida foi abençoada porque Jesus Cristo, com mansidão, se submeteu “à vontade do Pai em todas as coisas desde o princípio”? (3 Néfi 11:11.) Como você pode ser mais submisso à vontade de Deus?
“A mulher submissa é a que se submete e se sujeita aos desígnios, às vontades e às ordens de um homem – normalmente do marido – numa relação de desigualdade.
Submeter-se a Deus significa entregar a Ele o controle total da vontade, do direito, das posses, dos interesses, da vida; do tudo. Significa reconhecer que o que se é, o que se tem e o que vier a ser e ter, pertence a Ele e volta a Ele.
“Mulheres: submetam-se aos seus maridos” (1Pedro 3,1-7) “Do mesmo modo, mulheres, submetam-se aos seus maridos. Assim, se alguns são rebeldes à Palavra, a conduta de suas mulheres poderá ganhá-los sem palavras, ao notarem o recato cuidadoso da conduta de vocês” (1Pd 3,1-2).
O significado da palavra submissão é estar em uma mesma missão, e não tem absolutamente RELAÇÃO NENHUMA em ser empregada, em se diminuir, em perder seu valor. Vou dar alguns exemplos: quando você vai à igreja e segue uma doutrina, você é submissa a igreja, pois estão em uma missão em comum em Cristo.
Ela conduz, ensina, conforta, anima, dá e compreende, tudo para construir a fé em seu marido e filhos. A descrição de uma boa esposa foi dada por um escritor alguns anos atrás… “uma boa esposa é o último melhor presente dos céus, seu anjo e ministra de inumeráveis graças, uma gema de muitas virtudes.
Onde diz na Bíblia que a mulher deve seguir o marido?
Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor. Pois o marido tem autoridade sobre a esposa, assim como Cristo tem autoridade sobre a Igreja.