Alteraçao na linguagem: Definição: É a aquisição, comprometimento ou expressão anormal da linguagem oral e/ou escrita. A desordem pode envolver todos, um, ou alguns dos componentes fonológico, morfológico, semântico, sintático ou pragmático do sistema linguístico (ASHA, 1980).
A taquilalia é caracterizada por uma taxa de articulação (velocidade de fala) elevada, suficientemente intensa para prejudicar a inteligibilidade da mensagem. Não ocorre aumento significativo no número de hesitações/disfluências comuns ou gaguejadas.
O que é taquigrafia? Como se relaciona com a perícia?
O que é a Taquifemia?
Taquifemia é um distúrbio da fluência nos quais os segmentos da conversação do falante na sua língua nativa são percebidos como muito rápido, irregular, ou ambos.
Hiperlexia é uma síndrome, muitas vezes caracterizada como elemento do autismo, que envolve a capacidade de leitura precoce e a obsessão por números e letras.
A apraxia da fala é um distúrbio de comunicação em que ocorre uma incapacidade na programação dos movimentos musculares, necessários para a produção e seqüência de fonemas.
O medicamento mostrou-se capaz de reduzir a agitação psicomotora e diminuir a atividade alucinatória e delirante. Essa ação psicofarmacológica foi então chamada neurolepsia, e os novos medicamentos, neurolépticos.
A narcolepsia é um distúrbio do sono caracterizado pela sonolência excessiva durante o dia ou episódios recorrentes e incontroláveis de sono durante as horas normais da vigília, geralmente com episódios súbitos e temporários de fraqueza muscular (cataplexia).
A alucinação liliputiana: o indivíduo vê cenas com personagens diminutos, minúsculos, entre os objetos e pessoas reais de sua casa (mais frequentes na síndrome de Charles Bonnet). As alucinações cenográficas e as liliputianas são relativamente raras, podendo ser observadas nas diversas psicoses.
Praxia é da palavra grega “praxis”, que significa processo de movimento. Praxis é o processo pelo qual descobrimos como planejar nossas ações e mover nossos corpos facilmente para alcançar um objetivo.
Para algumas pessoas, existe um esforço físico para formar palavras – como na dificuldade de mover a língua contra os dentes para formar corretamente as palavras – é o principal sintoma de dispraxia. (Isso também é conhecido como apraxia da fala). Especialmente quando seus outros sentidos estão sobrecarregados.
A hiperlexia é um distúrbio que se manifesta na criança através de uma facilidade precoce com a memorização de letras e números. Isso pode ocorrer a partir dos 18 meses e, antes dos 4 anos, algumas crianças hiperléxicas já dominam esses símbolos gráficos, enquanto outras conseguem ler palavras por volta dos 2, 3 anos.
As pessoas que mentem frequentemente acabam por acreditar em suas invenções e com o tempo perdem a noção do que é verdade ou não. Um exemplo disso é a pseudolalia, doença psiquiátrica onde a principal característica é o vício compulsivo de mentir.
[ Patologia ] Distúrbio da fala que consiste na repetição involuntária de uma ou mais palavras, geralmente acabadas de proferir. Origem etimológica:grego pálin, de volta, novamente + -lalia.
Contudo, a compulsão por falar em excesso também pode ser um patologia, conhecida como verbomania. É um distúrbio que faz com que as pessoas falem de forma incontrolável, mesmo quando ninguém está ouvindo ou interessado, o que as torna inoportunas.
A dislalia é um distúrbio que acomete a fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. A pessoa portadora de dislalia, troca as palavras por outras similares na pronuncia, fala erroneamente as palavras, omitindo ou trocando as letras.
A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. A fala pode ser espasmódica, com a respiração interrompida, irregular, imprecisa ou monótona, mas as pessoas podem compreender a linguagem e usá-la corretamente.
A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.
A disfluência está relacionada, sobretudo, ao ritmo e à fluência que um indivíduo tem na sua fala. Entre os sintomas, destacam-se: repetições esporádicas de palavras, prolongamento de determinados sons, pausas preenchidas e pausas silenciosas atípicas (fora de lugar, como dizemos popularmente) e erros morfossintáticos.
A Disfasia é um distúrbio da comunicação que afeta a linguagem, dificultando a expressão e compreensão verbal. Geralmente, manifesta-se em crianças em fase de desenvolvimento linguístico. As dificuldades podem envolver a gramática, vocabulário e a articulação das palavras, impactando a comunicação fluida.
Os erros relativos à inadequada seleção dos fonemas na cadeia da fala são chamados parafasias fonêmicas, resultando esses equívocos em substituições, adições ou omissões, por exemplo (MURDOCH, 1997).
A dispraxia é um transtorno neurológico que causa dificuldade para coordenar os movimentos do corpo, podendo haver dificuldade em manter o equilíbrio e a postura e, em alguns casos, dificuldade para falar.