A Selic por exemplo é a taxa usada pelo Banco Central para incentivar os investimentos e controlar a inflação, enquanto o IPCA é quem fornece as informações sobre a oscilação dos preços na economia real, que serão usados para definir se a Selic deve subir, descer ou se manter estável.
Como vimos, a taxa Selic funciona como um meio de regular a inflação brasileira e impedir que ela atinja níveis extremos. Mas o principal termômetro da inflação é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A determinação do IPCA é feita com base em cálculos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, que influencia outras taxas de juros do país, como taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. A definição da taxa Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.
Ele falava sobre o prêmio do Tesouro IPCA+, que pagava 6% acima da inflação. Nesta terça-feira (28), o papel atrelado à inflação com vencimento em 2029 pagava juro real ainda maior, de 6,11%. Ao mesmo tempo, o Tesouro Selic tem rendimento bruto de 10,65% ao ano.
A última reunião do Copom, em julho de 2024, repetiu a decisão de junho e manteve a taxa de juros em 10,50%. Antes das últimas duas reuniões que não alteraram os juros, haviam ocorrido 6 reduções consecutivas. A próxima reunião acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro de 2024.
O que é SELIC, CDI e IPCA? Entenda isso e comece a INVESTIR MELHOR!
Qual é a taxa Selic hoje?
A taxa Selic hoje é 10,50%. O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, anunciou dia 19/06/2024 a manutenção da Selic em 10,50% ao ano, interrompendo um ciclo de sete cortes consecutivos na taxa. No comunicado, o comitê indicou que não deve haver novas reduções no curto prazo.
As variações do IPCA tem impacto direto no bolso da população. Quando o índice está alto, significa que o dinheiro perdeu o valor. Ou seja, o preço das coisas está aumentando, mas o seu salário segue o mesmo. Você não consegue comprar os mesmos itens do mês anterior pelo mesmo preço.
De acordo com esta matéria do E-Investidor, o IPCA+6% é um título público do Tesouro Direto que remunera o investidor de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acrescida de uma taxa de juros real de 6% ao ano.
Um título do Tesouro IPCA+ com taxa de 5,5% ao ano significa que, no intervalo de um ano, o dinheiro irá render a variação do IPCA mais 5,5%. Se, por exemplo, o IPCA no ano for de 7%, a rentabilidade anual do título será de 12,5%. Já se a rentabilidade for 5%, a rentabilidade anual será de 10,5%.
Dizemos que a Selic alta “costuma” ser favorável à renda fixa por uma razão. Se os juros estiverem altos, mas a inflação também, a chamada rentabilidade real será pequena. Ela representa o retorno obtido com uma aplicação, descontada a inflação. É, na prática, quanto o investidor ganha de fato.
Já a Selic Meta é aquela taxa definida pelo Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central. Em resumo, o percentual da Selic é definido pelo Copom e, basicamente, indica o quanto o governo está pagando de juros para as instituições financeiras que negociam títulos públicos do Tesouro Nacional.
Um ciclo de queda na Selic indica que a autoridade monetária quer estimular o consumo, o que resulta no aumento dos investimentos produtivos. Em tese, com preços menores, o consumidor gasta mais e adquire mais crédito, aquecendo a economia de modo geral — o que gera também redução nos índices de desemprego.
O IPCA tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias, cujo rendimento varia entre 1 e 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos.
O objetivo é avaliar a oscilação dos preços no período estipulado. O IPCA hoje é de 0,38%. O IPCA acumulado nos últimos 12 meses é de 4.5%. Já o IPCA acumulado no ano de 2024 até o momento é de 2,87% e o IPCA acumulado de 2023 foi de 4.62%.
Ao mesmo tempo, o IPCA está atrelado a outras variáveis da economia, entre elas a taxa Selic, o que pode trazer reflexos diretos na remuneração de aplicações, principalmente de renda fixa. Quando os preços sobem muito, a taxa de juros Selic acompanha esse crescimento, a fim de diminuir o consumo.
Qual o IPCA hoje e acumulado dos últimos doze meses? De acordo com dados oficiais do IBGE, o IPCA do mês de referência (julho de 2024) foi de 0,38%. No ano de 2024, em julho, o IPCA acumulado dos últimos doze meses foi de 4,50%.
Como a gente te contou, o Tesouro Selic é uma opção de alta liquidez e baixa volatilidade, o que ajuda muito quem está investindo a curto ou médio prazo. Já o Tesouro IPCA se torna uma opção mais estratégica para o longo prazo, uma vez que o resgate no vencimento elimina a preocupação com a marcação a mercado.
O IPCA do ano é a soma dos seus valores mensais, ou seja, é o acumulado do período. Ele demonstra a média de variação dos preços ao consumidor final. A meta do IPCA de 2021 era de 5,25% ao ano.
O CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, é uma taxa de juros utilizada nos empréstimos entre os bancos. Ela é usada como principal índice dos investimentos de renda fixa (aqueles que possuem uma rentabilidade previsível). Assim, muitos investimentos em renda fixa possuem sua rentabilidade atrelada ao CDI.
Investir no Tesouro IPCA pode ser uma decisão muito vantajosa para muitos investidores – especialmente para aqueles que buscam proteção contra a inflação e um retorno real garantido.
O que é a Taxa Selic? Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. O sistema é administrado pelo Banco Central (BC) e nele são transacionados títulos públicos federais. A taxa média de todas essas transações (empréstimos de curto prazo, realizados no mesmo dia) é referente à Taxa Selic.
Para chegar a esse número, o Copom se baseia em diversos indicadores financeiros do país. Afinal, qualquer mudança na taxa afeta diretamente a economia brasileira. Em 31 de julho de 2024, na última reunião do Copom, a taxa Selic se manteve em 10,50% ao ano – a segunda manutenção consecutivas.
01/08/2024 | 08:00 — A taxa Selic em agosto de 2024 está em 10,50% ao ano — porcentagem definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) em reunião realizada no último dia 31 de julho.
Agora vamos à diferença CDI e Selic: A Selic é referência para calcular os juros de uma diversidade de operações, como empréstimos, financiamentos e compras parceladas. Já o CDI representa a média da negociação somente entre os bancos; Em relação aos investimentos, as taxas servem como indicadores de lucratividade.