O "terror noturno infantil espiritismo" ocorre geralmente durante a fase do sono conhecida como sono REM, quando os sonhos são mais vívidos. Durante esses episódios, a criança pode ter a sensação de estar sendo perseguida por entidades espirituais ou sentir a presença delas ao seu redor.
O surgimento do terror noturno não tem relação ao espiritismo ou religião, trata-se na verdade de um distúrbio do sono da criança, sendo considerado um tipo de parassonia.
Márcia explica que os ataques espirituais noturnos são reais. Durante o sono, nosso espírito pode sair do corpo e realizar uma viagem astral, ainda conectado por um “cordão de prata”. “Quando você leva um solavanco para acordar, é porque voltou rápido para o corpo através desse cordão”, esclarece Márcia.
O terror noturno ou pânico noturno (pavor nocturnus) é um distúrbio do sono, caracterizado por gritos durante o sono acompanhado do semblante de terror como se a pessoa estivesse vendo algo terrorífico durante o sono.
Este salmo fala de soberania e não de ausência de tribulações! A noite virá e os arqueiros escondidos das emboscadas do dia poderão estar a postos, mas este salmo nos diz que não devemos temer porque o que está em nós é maior do que o que está no mundo.
Psicoterapia, chás calmantes de passiflora ou camomila e utilização de medicamentos, como ansiolíticos e antidepressivos são caminhos. Terapia familiar também é bem-vinda quando o terror noturno prejudica aos pais, que podem ficar emocionalmente esgotados, com insônia.
O diagnóstico de que a criança ou adulto está sofrendo de terror noturno é feito por um médico especialista em sono, por meio de avaliação das características clínicas e também, quando possível, de um exame de polissonografia (exame que analisa a qualidade e as doenças relacionadas ao sono).
Para identificar os ataques espirituais, é preciso ficar atento aos sinais que a espiritualidade dá. "Escutar barulhos como estalos, alguém chamando seu nome, gritos e assédios quando se está sozinho são sinais de ataques espirituais.
O que significa acordar às 3 da manhã no mundo espiritual?
Segundo interpretações espirituais, esse horário pode ter significados mais profundos do que simplesmente insônia ou mal dormir. Para algumas pessoas, o despertar frequente nesse período pode ser um chamado para orar e buscar orientação divina.
O que significa acordar entre 3 e 4 da manhã espiritual?
Contato com o Eu superior: Após as 3h da manhã, o sono entra em uma fase onde a mente começa a se conectar com a sabedoria interior e o eu superior. Acordar às 4h da manhã pode indicar uma resistência a essa conexão mais profunda.
Ao contrário dos pesadelos, os terrores noturnos costumam ser acompanhados por vocalizações, sintomas autonômicos e outros sinais de que a criança está agindo contra o sonho. Outra diferença fundamental entre pesadelos e terrores noturnos é o tempo.
As causas exatas ainda são desconhecidas, mas especialistas acreditam que a condição esteja relacionada a perturbações no sistema nervoso central. A ansiedade, o transtorno de bipolaridade e a depressão também podem desencadear o terror noturno.
Os especialistas responsáveis por diagnosticar e prescrever um tratamento para as crises de terror noturno são pediatras, neurologistas, médicos do sono neuropsicólogos e psiquiatras.
A privação de sono também é comum para os indivíduos com o transtorno. Os pacientes costumam apresentar dificuldade para dormir e acordar de manhã, além de despertares noturnos frequentes e sonolência diurna. Consequentemente, diante deste quadro, pode ocorrer piora dos outros sintomas do TDAH.
Contudo, foi observado que os episódios mais recorrentes do terror noturno ocorrem com crianças ansiosas, com algum quadro de depressão ou que passaram por uma situação de muito estresse. Fora isso, há alguns fatores que podem estar relacionados ao distúrbio do sono em crianças, como: Cansaço. Dormir pouco.
O que causa o terror noturno? Terrores noturnos costumam acontecer quando você está parcialmente inconsciente durante o sono NREM. Isso acontece durante as transições entre diferentes estágios do sono, quando você não está consciente, mas tampouco completamente inconsciente.
Quanto tempo dura um terror nortuno? A maioria dos terrores noturnos em crianças pequenas dura de 10 a 30 minutos. A essa altura o seu filho provavelmente sossegará, voltará a dormir, e não se lembrará do incidente pela manhã.
Você não terá medo dos perigos da noite nem de assaltos durante o dia. Não terá medo da peste que se espalha na escuridão nem dos males que matam ao meio-dia. Ainda que mil pessoas sejam mortas ao seu lado, e dez mil, ao seu redor, você não sofrerá nada.