Interpretação clínica: O teste de avidez de anticorpos permite estimar o periodo aproximado em que ocorreu a primo-infecção. Percentagem de avidez inferior a 30% sugere que a infeção é aguda e tenha ocorrido há menos de dois meses.
O teste de avidez para anticorpos IgG na Toxoplasmose é indicado para se avaliar se os anticorpos da classe de IgG são de infecção recente ou anterior, mais pregressa. A Toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário intracelular obrigatório, denominado Toxoplasma gondii, cujo hospedeiro definitivo é o gato.
A determinação da avidez de IgG é uma ferramenta útil para diagnóstico da toxoplasmose ocular e é um método seguro para rastreamento da toxoplasmose no primeiro trimestre da gestação. Anticorpos da classe IgM contra o toxoplasma são frequentemente utilizados como marcador sorológico da fase aguda da toxoplasmose1,2.
– Avidez Elevada – Infecções adquiridas a mais de 4 meses. A avidez de anticorpos para um dado antígeno é um fenômeno biológico e, por esta razão, variações individuais da resposta imunológica podem, naturalmente, ser encontradas.
O teste de avidez de IgG é importante para determinar a época da infecção pelo toxoplasma na gestante, visto que alta avidez indica que os anticorpos foram produzidos há mais de 1216 semanas (MARQUES, 2015).
GESTANTE - TOXOPLASMA, RUBÉOLA E CITOMEGALOVÍRUS (CMV): abriu o exame?
O que acontece com o bebê quando a mãe tem toxoplasmose?
Gestantes: mulheres infectadas durante a gestação podem ter abortamento ou nascimento de criança com icterícia, macrocefalia, microcefalia e crises convulsivas. Recém-nascidos: dos recém-nascidos infectados (Toxoplasmose Congênita), cerca de 85% dos casos não apresentam sinais clínicos evidentes ao nascimento.
Avidez baixa de IgG é indicativa de infecção primária ao passo que avidez elevada é sugestiva de infecção pregressa. Interpretação clínica: O teste de avidez de anticorpos permite estimar o período aproximado em que ocorreu a primo-infecção.
Como interpretar o resultado do teste de avidez de IgG?
Interpretação e comentários
Um índice de avidez de IgG menor que 30% sugere que a infecção seja aguda ou recente e que tenha ocorrido nos últimos três meses. Já um resultado maior que 60% indica que a doença não é aguda e que começou há mais de três meses.
Se no primeiro exame solicitado na primeira consulta detecta-se anticorpos IgM, caso a gestação tenha menos de 16 semanas, deve ser feito imediatamente o teste de avidez de IgG, na mesma amostra de soro. Para isso, é importante uma pactuação prévia dessa conduta com os laboratórios de referência.
Moderada/média avidez: de 50% a 59,9% (não permite ser determinado o período que ocorreu infecção, podendo ser repetido em 2 semanas para reavaliação); Alta/forte avidez: igual ou superior a 60% (indica que a infecção tenha ocorrido há mais de 12-16 semanas, adquirida antes da gestação).
A avidez dos anticorpos refere-se à força da interação antígeno-anticorpo. Durante a resposta imune a diversas infecções, observa-se aumento progressivo da avidez dos anticorpos.
O que é a avidez apresentada por anticorpos qual sua importância para o diagnóstico dessa parasitose?
A avidez de IgG é um importante marcador imunológico para distinguir infecção recente e determinar a presença de IgM residual, mas existem limitações no uso do método. Há possibilidade, devido a critérios biológicos individuais, de persistência de anticorpos de baixa avidez durante muitos meses após a infecção aguda.
Mulheres que já tiveram toxoplasmose, apresentam risco de transmissão ao feto na gestação? O tempo de parasitemia da toxoplasmose é curto. Assim, mulheres imunocompetentes que engravidarem 3 meses após terem tido toxoplasmose, tem um risco quase nulo de transmissão para o feto(1).
São proteínas (imunoglobulinas) que protegem as pessoas contra invasores microscópicos como vírus, bactérias, substâncias químicas e toxinas. Existem cinco classes diferentes de imunoglobulinas (IgM, IgG, IgE, IgA e IgD). As três imunoglobulinas investigadas com maior frequência em exames são IgM, IgG e IgE.
As mulheres que tiveram o IgG positivo para toxoplasmose antes da gestação não apresentam risco de transmiti-la aos fetos. Assim, o toxoplasma fica adormecido nos tecidos musculares e o sistema imune da mãe atua para proteger o bebê. A não ser em situações onde a mãe tem o sistema imunossuprimido.
Qual o valor normal de toxoplasmose IgG na gravidez?
O valor de referência pode variar de acordo com o laboratório, no entanto, de forma geral, o IgG para toxoplasmose é considerado positivo ou reagente quando o nível de IgG é superior a 3,0 UI/mL. Resultados entre 1,6 e 3,0 UI/mL são considerados indeterminados.
Herpes Simplex 1 e 2 - Anticorpos IgG Superior a 30,00 CONFIRA NA TABELA ABAIXO (Material: Soro ) Este exame significa que já teve contato com o vírus do herpes simples, mas no momento provavelmente não está ativo. 90% da população já teve contato em algum momento da vida.
O exame de avidez ao IgG tem por objetivo confirmar infecção aguda. É um exame importante para determinar a época da infecção pelo toxoplasma na gestante. A baixa avidez de IgG indica infecção aguda.
Os valores de referência para rubéola IgG podem variar de acordo com o laboratório, porém, de forma geral, os valores são: Não reagente ou negativo, quando o valor é menor que 10 UI/mL; Indeterminado, quando o valor é entre 10 e 15 UI/mL; Reagente ou positivo, quando o valor é superior a 15 UI/mL.
- Lavar as mãos após manipular carnes cruas, antes das refeições, após trabalhar na terra, horta ou jardim; - Lavar bem as verduras e legumes e evitar comer alimentos crus; - Caso tenha um gato como animal de estimação, higienize a caixa de dejetos do seu animal a cada três dias e colocar ao sol com frequência.
Em qual trimestre gestacional ocorre o maior risco de infecção congênita por toxoplasmose?
De maneira inversa, a doença é mais grave quando o feto é infectado no primeiro trimestre de gestação, e geralmente leve ou assintomática no feto infectado durante o terceiro trimestre. Considerando todo o período gestacional, aproximadamente 40% das gestantes com toxoplasmose aguda transmitirão o T.
Qual a importância da avidez da interação antígeno anticorpo no diagnóstico de algumas doenças infecciosas em gestantes?
A avidez de anticorpos para um dado antígeno é um fenômeno biológico e, por esta razão, variações individuais da resposta imunológica podem, naturalmente, ser encontradas. Portanto, o teste de avidez é mais uma ferramenta usada para definir o provável período da infecção.