Como abordamos anteriormente, o teste de MBTI permite identificar diferentes características do ser humano que combinadas irão determinar qual a personalidade de cada indivíduo. A junção dos quatro fatores cria uma possibilidade de até 16 tipos de personalidade MBTI.
Criada durante a Segunda Guerra Mundial, com base nos estudos de Carl Gustav Jung sobre tipos psicológicos, o MBTI visa avaliar a personalidade de uma pessoa. No contexto desse teste específico, cada indivíduo é categorizado em um dos 16 tipos de personalidade, levando em consideração sua maneira de pensar e agir.
O MBTI conta com quatro dimensões de características: Extroversão (E) ou Introversão (I), Sensação (S) ou Intuição (N), Pensamento (T) ou Sentimento (F), e Julgamento (J) ou Percepção (P). A combinação desses atributos forma uma das 16 personalidades (ENFP, ISTJ, INTP etc).
A aplicação do teste MBTI pode ser feita através de um questionário digital ou impresso, normalmente fornecido por empresas licenciadas. Após o preenchimento do formulário, os dados são tabulados e geram um relatório final com os resultados do candidato.
DISC: O Teste De Perfil Comportamental Que Todo Profissional Precisa Saber
Como entender o MBTI?
O MBTI classifica as pessoas ao longo de quatro eixos. O primeiro é introversão (I) versus extroversão (E). De acordo com a definição mais precisa, extrovertidos são aqueles que se energizam por meio de interações com outras pessoas e com o mundo exterior, e se cansam quando estão sozinhos.
Pesquisadores perceberam que a personalidade é influenciada por diversos fatores, como contexto, cultura, comportamento, entre outros. Justamente por isso, a personalidade não pode ser classificada em tipos, como testes como MBTI fazem. Isso não quer dizer, entretanto, que a personalidade não pode ser medida em testes.
Entre os mais comuns, figuram três personalidades: ISFJ (Defensor) e ISTJ (Logístico) com cerca de 13% da população cada, além de ESFJ (Cônsul) e ESTJ (Executivo), 12% e 11%, respectivamente.
“Trate as pessoas como se elas fossem o que deveriam ser e você as ajudará a se tornarem aquilo que são capazes de ser.” Os Apoiadores (INFJ) podem ser o tipo de personalidade mais raro de todos, mas certamente não passam despercebidos.
Os Lógicos (INTP) se orgulham de ter perspectivas únicas e grandes habilidades intelectuais. Eles querem desvendar os mistérios do universo, o que talvez explique por que alguns dos filósofos e cientistas mais influentes ao longo da história foram Lógicos.
O MBTI pode ser útil para ajudar a compreender a personalidade de alguém e fornecer insights sobre seus padrões de pensamento, comportamento e preferências.No entanto, é importante ressaltar que o MBTI não é uma ferramenta diagnóstica e não deve ser usado como o único método de avaliação.
Os resultados do MBTI podem mudar ao longo do tempo? Os resultados do MBTI podem ser relativamente estáveis ao longo do tempo, mas também podem mudar e isso deve ser considerado. Mudanças na vida, experiências e desenvolvimento pessoal podem influenciar os resultados, por exemplo.
Trata-se de uma ferramenta que ajuda na identificação das características e preferências pessoais de um indivíduo que podem impactar o ambiente organizacional. Equipes de recrutamento costumam utilizar o MBTI em processos de seleção, porém ele pode ser aplicado em qualquer área da organização.
O teste MBTI, ou Myers-Briggs Type Indicator aponta a personalidade e o perfil comportamental dos colaboradores a partir de uma série de perguntas. Pode ser utilizado em processos de seleção, desenvolvimento, promoção e até de desligamento de funcionários.
Os ISFPs, os apaixonados, os aventureiros criativos do MBTI®, são conhecidos pela sua habilidade de ver arte em outras pessoas. Esses tipos observam e retratam seus amados pela moda mais bela possível.