As normas técnicas são representadas pelas NBC TG (Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica) e abrangem desde normas completas, aplicáveis a diferentes áreas contábeis, até normas simplificadas para pequenas empresas (PMEs) e normas específicas para entidades e assuntos específicos.
apoiar os usuários das demonstrações contábeis na interpretação de informações nelas contidas, preparadas em conformidade com as normas. auxiliar os auditores independentes a formar sua opinião sobre a conformidade das demonstrações contábeis com as normas.
A NBC TG 1000 estabelece critérios e procedimentos de caráter simplificado se comparado às obrigatoriedades das empresas de grande porte e de capital aberto.
Enquanto o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) é responsável pela emissão de pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade, as NBCs, regulamentadas pelo CFC, estabelecem as diretrizes gerais e normas a serem seguidas pelos profissionais da área.
Os CPCs de contabilidade, ou Comitê de Pronunciamentos Contábeis, são responsáveis por emitir pronunciamentos visando a unificação da contabilidade brasileira com a contabilidade internacional.
São elas: CPC: custo da campanha / quantidade total de cliques; CPM: valor da campanha / número total de impressões (visualizações) X 1.000; CPA: total investido na campanha / quantidade de conversões.
Esse é o caso típico de bancos, cooperativas de crédito, companhias de seguro, corretoras de seguro, fundos mútuos, bancos de investimento, etc. (b) elaboram demonstrações contábeis para fins gerais para usuá- rios externos.
Qual a diferença entre a ITG 1000 e a NBC TG 1000?
Anteriormente, duas normas principais norteavam a contabilidade dessas empresas: a NBC TG 1000 (R1) – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas e a ITG 1000 – Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
Qual das empresas a seguir não devem seguir a NBC TG 1000?
Qual das empresas a seguir não devem seguir a NBC TG 1000? As empresas que não se enquadrarem no conceito anterior não podem adotar as NBC TG 1000, serão portanto, as sociedades anônimas e as empresas de grande porte aquelas que têm obrigação pública de prestação de contas.
NBC TG 1001 – Contabilidade para Pequenas Empresas
A NBC TG 1001 esclarece que, para fins de aplicação da norma, são consideradas pequenas empresas as organizações com finalidade de lucros com receita bruta acima de 4,8 milhões de reais por ano, até 78 milhões de reais anuais.
O objetivo desta Norma é estabelecer procedimentos que a entidade deve aplicar para assegurar que seus ativos estejam registrados contabilmente por valor que não exceda seus valores de recuperação.
De acordo com a NBC TG 25 (2014), as provisões são definidas como passivos de prazo ou valor de liquidação incertos. Essa definição as distingue dos demais passivos a pagar, com valores e prazos determinados, como títulos e empréstimos, por exemplo.
Dá nova redação à NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais e com fundamento no disposto na alínea ―f‖ do art.
Quais demonstrações fazem parte do conjunto completo de demonstrações contábeis conforme a NBC TG 1000?
Com relação às Demonstrações Contábeis, que obrigatoriamente deverão ser incluídas no Livro Diário, destacam-se: a) Balanço Patrimonial; b) Demonstração do Resultado; c) Demonstração do Resultado Abrangente; d) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; e) Demonstração dos Fluxos de Caixa; f) Notas Explicativas.
A ITG 1000 pode ser adotada pela sociedade empresária, pela sociedade simples, pela empresa individual de responsabilidade limitada e pelo empresário definido pelo Artigo 966 da Lei nº 10.406/02, cuja receita bruta anual não exceda os limites previstos nos incisos I e II do Artigo 3º da Lei Complementar nº 123/06.
Ativo intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física. Ativo monetário é aquele representado por dinheiro ou por direitos a serem recebidos em uma quantia fixa ou determinável de dinheiro.
A IFRS 16 (no Brasil ratificada pela NBC TG 06 (R3)) exige que os arrendatários reconheçam quase todos os contratos nos seus balanços patrimoniais, refletindo o seu direito de uso do ativo durante um determinado período e o passivo associado para refletir os pagamentos de aluguel.
A Interpretação Técnica Geral (ITG) 1000 é um modelo contábil para as microempresas e empresas de pequeno porte, aprovada pela Resolução do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) 1.418/2012, de 5 de dezembro, sendo submetida a audiência pública, eletrônica e presencial, por cerca de quatro meses.
É um objetivo das demonstrações contábeis segundo NBC TG 1001 os fluxos de caixa da entidade?
2.1 O objetivo das demonstrações contábeis de pequenas empresas é apresentar informações sobre a posição patrimonial e financeira (balanço patrimonial), o desempenho (resultado) e os fluxos de caixa da entidade, bem como informações qualitativas em notas explicativas e relatórios adicionais que sejam úteis para a ...
Pode adotar TG 1001 se receita abaixo 78 mm por 2 por anos?
Pode adotar TG 1001 se receita abaixo 78 mm por 2 por anos? É facultado às Pequenas Empresas passarem, voluntariamente, a utilizar a NBC TG 1000 ou as normas completas (NBCs TG). Nesse caso, só poderão voltar a adotar a NBC TG 1001 após haverem permanecido na norma escolhida por pelo menos 2 (dois) anos consecutivos.
Basta dividir o valor do investimento pelo número de vendas realizadas. Assim, a fórmula pode ser montada da seguinte maneira: CPA = investimento realizado / total de vendas.
O CPV, custo por visita, é o valor gasto em anúncios dividido pelas visitas. Uma visita é um acesso de um usuário ao site, blog ou loja online, para qualquer origem de tráfego: orgânico, referência, pago, etc.
CPM (custo por mil impressões) é o quanto você paga para um anúncio cada vez que ele é exibido 1.000 vezes. CTR (taxa de cliques) é a percentagem de pessoas que clicam num anúncio depois de vê-lo. Para calcular o CPC, basta dividir o custo total da campanha pelo número de cliques recebidos.