TI-RADS 5: lesão muito suspeita. Se o nódulo for maior que 1,0 cm, deve-se realizar PAAF. Se o nódulo tiver entre 0,5 e 1,0 cm, a ultrassonografia deve ser repetida anualmente por 5 anos. 35% dos nódulos TI-RADS 5 são cânceres.
A classificação do ACR TI-RADS pode variar de 1 a 5, sendo o TI-RADS 1 indicando um nódulo benigno e o TI-RADS 5 indicando um nódulo com alta suspeita de malignidade.
7 pontos - ACR TI-RADS 5: altamente suspeito (risco de um câncer acima de 20%). Feita a classificação do TI-RADS®, caso haja uma forte suspeita de que o nódulo é maligno, é necessário ser feita uma biópsia, que é feita via punção aspirativa por agulha fina (PAAF).
Os nódulos que obtiverem índice de 2 a 4 são considerados benignos. Os de índice 5 são considerados duvidosos e, em nossa experiência, com maior probabilidade de serem benignos, podendo ser acompanhados clinicamente.
Um nódulo na tireoide é considerado grande quando quando passa de dois centímetros ou quando outros nódulos aparecem e se somam em tamanho. Alguns dos sinais para saber se ela está grande e causa prejuízo ao bem estar é se a dificuldades para respirar ou engolir, tosse e rouquidão.
NÓDULO DE TIREÓIDE TI-RADS 5. Fez o ultrasson de tireóide e descobriu um nódulo ti-rads 5.
Quando o nódulo na tireoide é considerado câncer?
O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.
Os sintomas de um nódulo na tireoide maligno incluem a presença de um caroço palpável no pescoço, mudanças na voz como rouquidão persistente, dificuldade para engolir ou respirar, e o aparecimento de linfonodos aumentados no pescoço.
No câncer de tireoide os estágios variam de 1 a 4, onde o estágio 4 significa que a doença está mais disseminada. E dentro de um estágio, uma letra anterior significa um estágio inferior.
Os sinais e sintomas de câncer de tireoide podem incluir caroços ou inchaço no pescoço, rouquidão, tosse constante, dificuldade para engolir, entre outras manifestações.
Categoria V – suspeito de malignidade (carcinoma papilar). CATEGORIA VI – MALIGNO: Quando todos os critérios para malignidade estão presentes em um esfregaço, este deve ser classificado como Categoria VI Maligno. Essa categoria representa 4-8% de todas as punções, sendo a maioria carcinoma papilar de tireóide.
Thyroid Imaging Reporting and Data System (TI-RADS®) é um sistema de classificação de nódulos tireoidianos com objetivo de padronizar a descrição e classificar o risco de malignidade de nódulos tireoidianos com base em achados ultrassonográficos. Esse sistema foi elaborado pelo ACR (American College of Radiology) .
O câncer da tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço. Frequentemente, ele surge em uma idade mais precoce do que a maioria dos outros tipos de câncer em adultos – dois em cada três casos ocorrem com pessoas na faixa etária entre 20 e 55 anos de idade.
Quais são os sintomas de câncer de tireoide na garganta?
Caso haja agravamento da condição clínica, outros sintomas podem surgir, como alterações na voz (rouquidão), dificuldade ao engolir, inchaço em gânglios linfáticos do pescoço, dor na região do pescoço ou garganta, tosse persistente e sensação de compressão na traqueia.
A indicação clássica de cirurgia é para nódulos benignos maiores de 4,0cm. Mas na prática diária, nós cirurgiões vemos que quem tem nódulos benignos que passam dos 3,0cm dificilmente vai escapar de uma cirurgia na tireoide.
Cintilografia com iodo – ajuda a determinar se um caroço no pescoço pode ser câncer de tireoide. Também é usado em pessoas que já foram diagnosticadas com câncer de tireoide diferenciado (papilar, folicular ou de células de Hürthle) para verificar se ele se espalhou.
Um nível de TSH elevado indica que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes. Essa informação pode ser usada para decidir quais exames de imagem devem ser solicitados para uma avaliação inicial de um nódulo de tireoide. No entanto, o nível de TSH é geralmente normal no câncer de tireoide.
Os sintomas do câncer de tireoide avançado podem variar, mas frequentemente incluem um nódulo palpável ou visível no pescoço, rouquidão ou mudança na voz que não melhora, dificuldade para engolir ou respirar, e dor na parte frontal do pescoço que pode se irradiar para os ouvidos.
Ultrassom. O ultrassom da tireoide é o exame que pode ajudar a detectar e diagnosticar anomalias. Desse modo, serve para diagnosticar nódulos, sejam elas benignas quanto malignas.
Quais as chances de cura de um câncer na tireoide?
As chances de cura do câncer de tireoide são altas, especialmente para os tipos papilífero e folicular, com taxas de sobrevivência de 5 anos acima de 98% quando diagnosticados precocemente. As chances de cura do câncer de tireoide variam conforme o tipo e estágio da doença, bem como fatores individuais do paciente.
O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.
Relativamente ao perigo do câncer de tireoide, é crucial mencionar que, apesar de ser uma condição séria, suas taxas de sobrevivência são bastante altas quando comparadas a outros tipos de câncer. Isso é especialmente verdadeiro para pacientes que são diagnosticados nos estágios iniciais da doença.
TI-RADS 4: lesão moderadamente suspeita. Se o nódulo for maior que 1,5 cm, deve-se realizar PAAF. Se o nódulo tiver entre 1,0 e 1,4 cm, a ultrassonografia deve ser repetida em 1,3 e 5 anos. 9,1% dos nódulos TI-RADS 4 são cânceres. TI-RADS 5: lesão muito suspeita.
“Tanto os cistos como os nódulos, também chamados de nódulos coloides, são benignos e não se transformam em câncer. Eles podem, inclusive, desaparecer sozinhos ou após cirurgias, ablação ou até mesmo após punção realizada para diagnóstico. Depende de cada caso”, explica o Dr.
O câncer de tireoide pode provocar qualquer um dos seguintes sinais ou sintomas: Nódulo, caroço ou inchaço no pescoço, às vezes crescendo rapidamente. Inchaço no pescoço. Dor na parte anterior do pescoço, às vezes, irradiando para a região dos ouvidos.