O transtorno de oposição desafiante (TOD) é caracterizado por distúrbios do controle de impulsos e da conduta, e por comportamentos agressivos. Frequentemente é associado a outros transtornos, em especial ao transtorno de conduta (TC) e ao transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Quando TOD e TDAH estão Relacionados – O Que São? O TOD configura uma interferência no comportamento da criança em forma de irritabilidade, excessos de raiva e indisciplina. Já o TDAH é um distúrbio neurobiológico que surge ainda na infância, caracterizado por desatenção, inquietude e atitudes impulsivas.
O transtorno desafiador opositor (TOD) geralmente acontece durante a fase da infância. A criança que tem o transtorno desafiador opositor (TOD) apresenta comportamentos caracterizados por agressividade, raiva, desobediência, provocação e ressentimento.
De modo geral, as crianças com TOD se comportam de forma opositora e desafiadora quando o assunto é o comportamento com autoridades. Por outro lado, crianças com TEA, como nossos pandinhas, podem demonstrar com mais facilidade irritabilidade em situações desafiadoras ou sem um motivo claro.
TOD como comorbidade no TDAH | NeuroSaber Responde
O que causa TOD em crianças?
TOD – O Que Causa
Não existe um fator específico que desencadeia o Transtorno Opositivo-Desafiador. No entanto, a maioria dos especialistas considera o TOD uma consequência de combinações entre predisposições neurobiológicas, fatores de risco psicológicos e disfunções no ambiente social no qual a criança está inserida.
Pessoas com diagnóstico de TOD se encaixam como Pessoa com Deficiência (PCD), conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
O Transtorno Desafiador de Oposição, ou Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD), ou ainda Transtorno de Oposição Desafiante, é uma condição comportamental que afeta principalmente as crianças. Crianças extremamente desafiadoras, teimosas ou respondonas podem ter desenvolvido esse padrão de comportamento em razão do TOD.
Afirma também que “crianças e adolescentes com TOD estão sob risco aumentado para uma série de problemas de adaptação na idade adulta, incluindo comportamento antissocial, problemas de controle de impulsos, abuso de substâncias, ansiedade e depressão” (APA, 2013.
O diagnóstico do transtorno é feito por um neurologista infantil, psiquiatra ou psicólogo clínico, após avaliação completa da criança. Segundo a especialista, essa avaliação pode incluir entrevistas com a criança, pais e professores, e a observação do comportamento dela em diferentes situações.
Em caso de suspeita de TOD, é recomendado consultar um psiquiatra. O tratamento pode envolver sessões de psicoterapia e, nos casos mais graves, medicamentos, como risperidona ou aripiprazol, para controlar os sintomas.
Imponha sem ser agressivo. Fale de forma a convencer antes de qualquer contra-argumento e assuma a postura de quem realmente manda, sem pestanejar. Este modo de discursar e expor inibe atitudes opositoras e vai condicionando a criança a respeitar autoridades.
As pesquisas indicam que o cérebro de quem tem TOD apresenta uma instabilidade nas áreas de autorregulação emocional para cumprir atividades que não são do seu desejo e o indivíduo acaba tendo desequilíbrios, levando a comportamento disruptivo.
, o TOD é definido como: Um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses (DSM-5)2.
As causas não são conhecidas, mas, segundo evidências científicas, fatores genéticos, neurofisiológicos e ambientais podem influenciar o desenvolvimento do transtorno. Da mesma forma, um ambiente familiar conturbado e agressivo pode contribuir para o surgimento do TOD.
Existe algum exame que pode dar o diagnóstico de TOD? O Transtorno Opositor-Desafiador (TOD) é diagnosticado com base em uma avaliação clínica detalhada, e não existe um exame laboratorial ou teste específico para detectá-lo.
Você sabia que quem tem Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) pode ter direito a um benefício que paga salário mínimo por mês?
Transtorno Desafiador Opositivo (TOD) é uma condição que se caracteriza por um padrão de comportamento desafiador, irritabilidade e raiva que dura pelo menos seis meses.
O TOD pode ser uma comorbidade do TEA, ou seja, pode ser um transtorno secundário, associado ao TEA. Crianças com TEA podem apresentar ao longo do desenvolvimento sintomas opositores e desafiadores, devido dificuldade na regulação emocional, baixa tolerância a frustração e inflexibilidade.
Para o diagnóstico de TOD são necessários pelo menos quatro dos seguintes sintomas: 1) encoleriza-se freqüentemente; 2) discute com adultos ou figuras de autoridade; 3) costuma desafiar as regras dos adultos; 4) faz coisas deliberadamente para aborrecer a terceiros; 5) culpa os outros pelos seus próprios erros; 6) se ...
As pessoas com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) têm direito ao benefício BPC-LOAS? O direito ao benefício BPC-LOAS não está diretamente relacionado à presença do TOD em si, mas sim aos critérios estabelecidos pelo INSS, como baixa renda, impossibilidade de trabalhar e tratamento médico com laudos e exames.