O açúcar, o sal, a cebola, o alho e as frituras também não podem ser oferecidos. O leite puro também não é recomendado. As batatas e os tubérculos não cozidos também podem oferecer riscos, portanto sempre cozinhe antes de oferecer ao seu papagaio.
O chocolate, o cacau e qualquer tipo de doce é também prejudicial para a saúde dos papagaios; assim como as bebidas gasificadas, o álcool, o açúcar, os alimentos salgados, o leite, a cebola, o alho e qualquer fritura.
O Herpesvírus de Pacheco ou também conhecida como Doença de Pacheco, é uma infecção que afeta todas as espécies de psitacídeos (animais de “bico torto” – calopsitas, araras, papagaios, maritacas, periquitos entre outras), independente de sexo e idade, sendo altamente infeccioso e fatal, causando alterações no fígado, ...
Chocolate, alho, cebola e abacate são alguns exemplos de alimentos que não fazem bem para a saúde das aves. Algumas espécies de aves são bem sociáveis e podem ser criadas fora da gaiola, como é o caso das calopsitas e dos papagaios.
Feijão cru: A injestão de grãos pelas aves é muito recomendada, porém, os mesmos devem ser devidamente cozidos em panela de pressão sem óleo e sem sal.
O passarinho pode comer pão e ter uma série de problemas de saúde. Esse alimento inapropriado para a espécie pode provocar deficiências nutricionais e dificuldades digestivas. Sendo assim, não é recomendado oferecer esse alimento para nenhuma ave.
A EPA lista Avitrol como um avicida, palavra que significa “que causa a morte de aves”. Utilizado principalmente nos Estados Unidos e no Canadá, Avitrol é o único avicida disponível no mercado aprovado pela EPA, de acordo com a organização não-governamental National Audubon Society.
Isso posto, existem alguns alimentos sabidamente proibidos para os psitacídeos. É o caso do alho, da cebola e de outros vegetais da família das aliáceas, como a cebolinha e as chalotas, todos potencialmente tóxicos para os papagaios. Sendo assim, a resposta para “papagaio pode comer alho?” é não!
Diversos produtos utilizados em residências podem oferecer riscos às aves se ingeridos, inalados ou em contato com a pele como desinfetantes a base de amônia, cloro, água sanitária, detergentes, sabonetes, inseticidas, raticidas, herbicidas, entre outros.
Depois de algumas experiências com diversos tipos de materiais para vedação, somente uma técnica resistiu às persistentes maritacas: a tela metálica tipo viveiro. São destruídas muito rapidamente, por ser um material muito maleável. Com as insistentes bicadas da tiriba, não resiste por mais de um ano.
Conhecida como clamidiose, psitacose, ornitose ou febre dos papagaios é causada pela bactéria intracelular Chlamydia psittaci. A clamidiose é considerada a principal zoonose transmitida por aves silvestres, particularmente por psitacídeos (periquitos, papagaios, calopsitas e araras) e columbiformes (pombos).
Frutas: muitas frutas podem fazer parte da dieta do seu papagaio. Entre elas, podemos citar maçã, banana, pêra, mamão e melão; Verduras: folhas como espinafre, alface, brócolis e escarola também estão liberados; Legumes: alguns legumes, como a cenoura, a abobrinha e a batata, também são indicados.
Se está se perguntando se papagaio pode comer arroz branco, saiba que este é um alimento rico em carboidratos, mas relativamente pobre em outros nutrientes importantes para o organismo das aves, como vitaminas e minerais. Portanto, ele não é recomendado para papagaio.
Se o consumo for moderado e a ave for saudável, sem histórico de úlceras ou sensibilidade no trato gastrointestinal, pode dar limão para papagaio. Ele pode usufruir da vitamina C e de outros vários componentes benéficos da fruta.
Considerado um inimigo da saúde no passado, hoje o ovo é lembrado por ser um alimento pouco calórico e rico em nutrientes — um ótimo exemplo são as proteínas, fundamentais para o organismo das aves e de outros animais. Assim, seu papagaio pode comer ovo cozido, pois o alimento acaba sendo benéfico para o pet.
Sim, papagaio pode comer vagem! Aliás, ele adora segurá-la com a patinha e abrir cada ervilha ou feijão que tem dentro dela — e é muito fofo vê-lo fazendo isso!
Papagaio pode comer milho cozido? Assim como o papagaio pode comer milho cru, também pode comê-lo cozido. Do mesmo modo, ofereça pequenas quantidades e observe se ele aceitou o alimento. Nunca tempere o milho e outros alimentos da dieta do papagaio, pois temperos fazem mal às aves, principalmente a cebola e o alho.
“A estricnina é um veneno forte e apenas uma pequena quantidade é necessária para matar uma pequena ave, como uma pomba”, diz um comunicado, de 18 de março, do Departamento de Agricultura e Gestão Ambiental do Condado de Santa Clara aos proprietários na área da Redwood Retreat Road.
Teflon® é uma toxina com que nos devemos preocupar. Um utensílio deste tipo deixado sobre o fogo superaquece e produz um gás que rapidamente mata qualquer ave que o inspire.
Entre os mais prejudiciais, estão o abacate e o tomate. Então, nunca cogite inserir esses dois alimentos na dieta da sua ave. Além desses, qualquer tipo de doce pode ser prejudicial ao seu papagaio. Evite sempre cacau e chocolate, por exemplo.
Enfim, vamos aos alimentos proibidos para o papagaio. Evite oferecer o café, pois ele é um estimulante, causa taquicardia e vicia a ave. O leite não faz parte da dieta natural de aves, e sim dos mamíferos.