O que é o transbordo de carga? Resumidamente, consiste na transferência de produtos entre meios de transporte diferentes. Ela pode acontecer nas seguintes situações: exigência da fiscalização — quando ela flagra um caminhão com excesso de peso de carga.
O transbordo de carga, de maneira bem prática, é o ato de transferir as mercadorias de uma carga que estão alocadas em um meio de transporte para outro, seja da mesma modalidade ou diferente. Em sua maioria, esse transbordo é realizado quando o caminhão é encontrado pela fiscalização com excesso de peso.
Para realizar o transbordo de maneira eficiente, é crucial planejar rotas otimizadas, sincronizar horários entre diferentes modais e garantir um manuseio adequado pela equipe envolvida. O uso de ferramentas eficientes para logística, como sistemas de gerenciamento de transporte, pode otimizar rotas e reduzir custos.
A definição do conceito de transbordo de carga se refere ao processo de transferir mercadorias de um veículo ou meio de transporte para outro. Esse procedimento pode ocorrer em diversos pontos da cadeia logística, desde terminais de carga até centros de distribuição.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa pelo excesso de peso nos caminhões. Acima de 1.000 kg, a infração será gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 a cada 500 kg ou fração. Além disso, os veículos flagrados podem ficar retidos até que seja providenciada a remoção da carga excedente.
Transbordo do Excesso de Carga - Medida Administrativa
O que significa carga excessiva?
A carga excessiva coloca uma pressão adicional sobre os componentes dos veículos, resultando em desgaste prematuro. Esse problema além de aumentar os custos de manutenção, também afeta a eficiência operacional a longo prazo. Além disso, outro risco importante tem relação com o impacto ambiental.
O cálculo está previsto no inciso V do artigo 321 do Código de Trânsito brasileiro (CTB). O dispositivo prevê que o excesso de carga é uma infração média, cuja penalidade são quatro pontos na carteira mais multa de R$ 130,16 (valor de 2018).
Na logística, transbordo é o processo de transferir a carga de um meio de transporte para o outro em algum ponto do trajeto. O conceito se aplica tanto ao transporte de passageiros quanto de cargas.
Transbordo de carga é o processo pelo qual as mercadorias são transferidas de um veículo ou modo de transporte para outro, em algum ponto intermediário de sua jornada, sem passar por armazenamento de longa duração.
Estações de transbordo são equipamentos necessários para otimização da logística de transporte dos resíduos coletados quando há distância considerável entre a coleta e os locais de destinação final.
No universo fiscal, Transbordo é a operação que consiste em realizar a transferência de cargas de um veículo para um outro que continuará a prestação do serviço de transporte.
O transbordo permite a conexão de diferentes modais de transporte, como navios, aviões, trens e caminhões, facilitando o transporte de mercadorias ao redor do mundo e garantindo que elas possam viajar por longas distâncias de forma rápida e eficiente.
Essa atividade é empregada quando o carregamento de um veículo excede o seu limite de peso, o que compromete a segurança de toda operação. Nesse contexto, o transbordo de carga surge como uma solução estratégica e operacional para as empresas de distribuição e logística.
1 2 3 4 Oferta Page 14 Problema de Transbordo É um problema de transporte com nós intermediários com b = 0 (pode ser ≠ 0) ou seja a oferta e a demanda dos nós intermediários é igual a 0. Todo nó deve ter um valor de oferta ou demanda, podendo ser nula.
Art. 257. As penalidades serão impostas ao condutor, ao proprietário do veículo, ao embarcador e ao transportador, salvo os casos de descumprimento de obrigações e deveres impostos a pessoas físicas ou jurídicas expressamente mencionados neste Código.
O transbordo de carga é o processo de transferência de mercadorias ou carga de um veículo de transporte para outro ou para uma instalação de armazenamento temporário.
O transbordo de carga é o processo de transferência de mercadorias de um meio de transporte para outro durante o percurso de uma viagem. De modo geral, ocorre em pontos intermediários, como portos, terminais ferroviários ou centros de distribuição, sendo locais de encontro de diferentes modais de transporte.
A área de transbordo é destinada ao recebimento de resíduos para triagem, armazenamento temporário dos materiais segregados e posterior remoção para destinação adequada, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, e a minimizar os impactos ambientais ...
O transbordo consiste na transferência da carga de um para outro veículo do transportador e, desde que atendidas as condições definidas no artigo 3º, Parte 1, Anexo IX do RICMS/2002, não caracteriza o início de nova prestação de serviço de transporte.
O Operador de Triagem e Transbordo é o responsável no dia a dia, dos Correios ou de uma empresa de logística, em fazer a seleção dos itens que são enviados.
Qual a tolerância de excesso de peso? Quando é realizada a pesagem do veículo na balança, para o Peso Bruto Total e Combinado, o Contran prevê uma tolerância de 5%, que serve para corrigir possíveis imprecisões das balanças.
Estarão em operação nas rodovias estaduais concedidas, sob fiscalização da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) ou administradas pelo DER , 45 postos de pesagem fixos, 115 postos volantes e 10 IPNAs (Instrumentos de Pesagem não Automáticos).
Quem é responsável pela infração relativa ao transporte de carga com excesso de peso?
§ 5º O transportador é o responsável pela infração relativa ao transporte de carga com excesso de peso nos eixos ou quando a carga proveniente de mais de um embarcador ultrapassar o peso bruto total.