O OiCCEE é um canal de uso exclusivo para relatar condutas consideradas antiéticas, que violem o nosso Manual de Conduta, Políticas e Normas Internas, atos ilícitos, fraudes, corrupção ou demais irregularidades previstas na Lei 12.846.
Vimos que a ética empresarial está ligada com a transparência, que inclui o funcionário no núcleo da empresa, o deixando diretamente ligado às situações e decisões que ocorrem dentro da mesma, o tornando importante para o desenvolvimento e ao mesmo tempo trazendo valor ao seu serviço.
Dever ético de não revelar dados confidenciais obtidos no âmbito da profissão. segredo. Implica desde a possibilidade e o dever daquele que guarda o segredo de se omitir em revelá-lo até a necessária proteção da intimidade do sujeito que apresenta o aspecto de sua vida que não quer que seja conhecido por outrem.
Ser ético é agir de acordo com a ética e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido por convenção de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas sociedades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético pode ser respeitar códigos de conduta.
Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.
A ética é, portanto, a reflexão moral acerca da ação.
Por exemplo, se, em um país que segue a lei islâmica, uma mulher comete adultério, ela pode ser condenada à morte por apedrejamento. Isso faz parte da moral daquela sociedade, mas não é eticamente correto.
Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.
Ser ético é agir e viver conforme as regras e normas determinadas em sociedade, é construída através do coletivo. Moral é seguir as regras e normas determinadas pela consciência individual de cada ser humano. Por tanto essa pode ter influência com a cultura do meio vivido ou da criação.
Já a ética funciona basicamente como uma racionalização da moral. Ou seja, ela é uma reflexão sobre as ações humanas. As noções de certo ou errado e justo e injusto se dão a partir dos nossos valores éticos. Ao contrário da moral, a ética é um conceito de caráter universal e que se fundamenta por princípios teóricos.
O estudo da ética visa descobrir o que está por trás do modo de ser e de agir humanos enquanto procura estabelecer “regras” do que é "bom" e do que é "mau". A importância da ética está exatamente nesse saber o que é certo e o que é errado enquanto indivíduos e sociedade.
A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
A transparência é um princípio fundamental em diversas áreas da vida, incluindo nos negócios, na política e nas relações pessoais. Trata-se da qualidade de ser claro, aberto e honesto, revelando informações relevantes e agindo de forma ética.
Trata-se de quem está sempre de peito aberto para os outros, sem segundas intenções ou objetivos totalmente divergentes da companhia ou dos demais. Assim, quem age com clareza e de maneira assertiva, é visto como transparente.
Significa que os titulares devem receber informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre a realização do tratamento. É o direito do titular de ser informado sobre quais dados estão sendo coletados dele.
Logo, a função da Ética é investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo de sua existência, visando a fixação de comportamentos “básicos” para diminuir o nível de conflitos morais dentro dos diversos setores da sociedade.
Ética, é o conjunto de comportamentos adequados que são selecionados pela sociedade para garantia de que o amanhã seja melhor que o hoje. Independente de está na presença ou não de outros, praticamos ética ou talvez não, irá depender dos valores ou caráter que cada qual carrega consigo.
De maneira simples, a ética é o ramo da filosofia que estuda a diferença entre o bem e o mal, buscando entender os princípios que orientam as ações humanas. Logo, a ética dita as normas de certo e errado, que prescrevem as obrigações, os benefícios, a justiça e as virtudes humanas.
Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.
Quando alguém age de forma antiética, significa que a preocupação com os valores sociais, com pessoas, grupos ou com a sociedade em si, não existe. É um termo relacionado à uma ação que se opõe a algum valor, regra, princípios orientam o comportamento humano em relação à sociedade ou relações em grupos.
A ética é uma área da filosofia que é dedicada às ações e comportamentos humanos, com foco na filosofia moral. O principal objeto de estudo da ética são os princípios que orientam as ações humanas e a capacidade de avaliar cada atitude que tomamos ao longo da vida.
No dicionário Houaiss, ética (éthos) significa “o conjunto dos costumes e hábitos fundamentais, no âmbito do comportamento (instituições, afazeres etc.) e da cultura (valores, ideias ou crenças), característicos de uma determinada coletividade, época ou região”.
Já a ética é o estudo filosófico dos valores morais e busca compreender e fundamentar os princípios que regem as ações humanas. Ela se baseia em princípios universais de conduta que podem ser aplicados de forma consistente em diferentes contextos e situações.