Os transtornos do humor são condições de saúde mental caracterizadas por alterações emocionais que se manifestam em períodos prolongados de tristeza intensa (depressão), de elevação excessiva do ânimo ou euforia (mania), ou a presença simultânea de ambos.
Como se comporta uma pessoa com transtorno de humor?
No comportamento, pode apresentar inquietude, isolamento e esquiva. Emocionalmente, a pessoa apresenta medo, apreensão, irritabilidade e impaciência. Finalmente, a percepção pode encontrar-se alterada, com despersonalização, desrealização e hiperacusia, ou hiper-reatividade geral aos estímulos.
Ela costuma ser associada a períodos de excitação excessiva, hiperatividade e impulsividade. Durante um episódio maníaco, é possível que a pessoa sinta menos necessidade de dormir, aumento da autoestima ou da grandiosidade, pensamentos acelerados, fala rápida, distração e prática de comportamentos arriscados.
O transtorno de humor é um distúrbio psiquiátrico que causa alterações produzidas no humor, pensamento, comportamento e fisiologia de uma pessoa. São geralmente categorizados em dois tipos principais: transtornos afetivos e transtornos depressivos.
Nesse transtorno, a quetiapina é o único fármaco aprovado como tratamento de primeira linha. Como de segunda linha, podemos citar: lamotrigina, sertralina, lítio e venlafaxina.
Qual a diferença entre bipolaridade e transtorno de humor?
Bipolaridade é o nome leigo dado para um diagnóstico psiquiátrico chamado Transtorno Afetivo Bipolar, que é uma doença psiquiátrica relacionadas ao humor. É uma condição frequente e tratável.
Durante a troca de humor, mantenha a calma e ofereça apoio sem julgamentos. Evite confrontos ou discussões acaloradas, especialmente durante episódios maníacos. Em vez disso, incentive a pessoa a falar sobre seus sentimentos e ofereça um ambiente seguro e acolhedor.
Os acontecimentos estressantes da vida, entre eles, o estresse e o trauma contribuem grandemente para o desencadeamento do transtorno de humor. É importante identificar os aspectos psicossociais que antecederam o quadro clinico como: o contexto, o sentido e o significado que o paciente atribui ao momento.
As depressões ligadas à bipolaridade são as mais perigosas, pois seu índice de impulsividade é muito grande, levando facilmente ao suicídio. O que é grave no depressivo bipolar é que ele tem oscilações muito rápidas de humor e nestas oscilações ele pode, repentina e desavisadamente, cometer um ato de suicídio.
Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.
A principal característica de uma pessoa com esse tipo de transtorno é a tendência para a impulsividade sem medir as consequências das suas atitudes agressivas, além de serem instáveis afetivamente.
“As pessoas com transtorno bipolar apresentam episódios de humor de dois polos diferentes. Um dos polos, chamado de episódio de mania, é caracterizado por crise de euforia, grandiosidade, autoestima inflada, com uma alta energia para enfrentar o dia, mesmo sem ter dormido bem.
Qual o nome da doença em que a pessoa muda de humor?
O transtorno de personalidade borderline é uma síndrome mental caracterizada por sentimentos instáveis de humor, comportamento e relacionamentos, com mudanças de atitude súbitas e de forma impulsiva. Ela traz graves consequências para a vida de quem a possui.
O manejo de pacientes com transtornos de humor envolve uma abordagem integrada que combina tratamentos farmacológicos, psicoterapia, apoio social bem como mudanças no estilo de vida. Cada indivíduo é único, e o tratamento deve ser adaptado às necessidades específicas do paciente.
Depressão – Transtorno do humor que gera um estado de angústia, melancolia, ansiedade, desânimo, queda de energia, fadiga e falta de motivação. Não deve ser confundida com os episódios pontuais de tristeza diante dos problemas da vida.
Normalmente, a internação é indicada quando há possibilidade de suicídio ou de outras situações graves. Portanto, é um caso raro. De toda forma, é fundamental fazer o diagnóstico correto com a ajuda de um psiquiatra e contar com uma equipe de profissionais multidisciplinar.
Talvez na relação com uma pessoa bipolar, a imprevisibilidade e a inconstância (os altos e baixos), tragam situações de estresse e desgaste a mais, mas também a intensidade com que as pessoas bipolares se entregam nas coisas que fazem podem trazer momentos muito bons e gratificantes na relação.
Os transtornos de humor são distúrbios emocionais que consistem em períodos prolongados de tristeza, humor elevado, ou ambos. Transtornos do humor podem ocorrer em adultos, adolescentes ou crianças (ver Transtornos depressivos em crianças e adolescentes e Transtorno bipolar em crianças e adolescentes).
Nesses episódios de crise maníaca ou depressiva, a sociabilidade da pessoa que tem transtorno bipolar fica prejudicada podendo gerar comportamento agressivo e isolamento. A psicoterapia, através da psico educação e do autoconhecimento, identificar aquilo que desregula e ajuda a produzir mudanças de atitudes”, revelou.
Mantenha uma rotina de sono – mudanças ou redução do tempo total de sono podem desestabilizar a doença; converse com seu mé- dico sempre. Evite álcool e drogas – além de interagirem com algumas medica- ções, também agem no cérebro, aumentando o risco de desestabiliza- ção da doença.
Anticonvulsivantes. Os anticonvulsivantes que atuam como estabilizadores do humor, sobretudo valproato e carbamazepina, são frequentemente utilizados para tratar mania aguda e estados mistos (mania e depressão). A lamotrigina é eficaz para ciclagem de humor e depressão.
Quando a pessoa se irrita com facilidade, o que pode ser?
Inúmeras aflições psicológicas podem ter a irritabilidade como um de seus sintomas principais. É o caso, por exemplo, do TEPT, o Transtorno de Estresse Pós-Traumático. A distimia é outra condição. Ela é um tipo de depressão crônica que faz com que uma pessoa fique constantemente irritada e com raiva.
Como se chama uma pessoa que muda de humor rapidamente?
Alguns raros pacientes com transtorno bipolar são chamados de “cicladores rápidos”. Infelizmente observamos muitas pessoas sendo vistas por familiares, amigos e até profissionais da saúde como “fulano é bipolar” somente baseado na impressão de que “oscilou de um polo a outro”.