A causa da Tripofobia, assim como a de outras fobias, ainda é desconhecida. No entanto, pesquisas recentes relatam que as pessoas com tripofobia associam inconscientemente os buracos ou objetos com padrões irregulares (que muitas vezes podem ser criados pela natureza), a possíveis situações de perigo.
Também conhecida como thrihexafobia, o medo extremo envolve o número 666. Tudo que esteja relacionado a esse número, direta ou indiretamente, causa uma apreensão difícil de controlar.
Em resumo, a xilofobia é o medo irracional e persistente de madeira ou objetos de madeira, que pode causar ansiedade intensa e ataques de pânico em algumas pessoas. As causas da xilofobia podem estar relacionadas a experiências traumáticas, fatores genéticos e ambientais.
A ansiedade que o envelhecer gera, pode ser acentuada pela mídia e a preocupação com o entardecer da vida evolui para um transtorno de ansiedade mais específico, como uma fobia, chama- da de gerascofobia.
É uma fobia em que a pessoa tem medo anormal e injustificado de pelo ou de cabelo. Aqueles que sofrem desta fobia muitas vezes afastam-se de pessoas com cabelo abundante. Podem também temer o seu próprio cabelo, e por ódio tentam remover o cabelo da sua cabeça.
Escopofobia é o medo de ser olhado ou encarado por outras pessoas. Relacionada ao transtorno de ansiedade social, essa condição está ligada à alta ansiedade, autoconsciência e evitação social.
Criofobia. É o nome dado ao medo do frio. Parece simples, mas é uma fobia bastante complexa. Isso porque o medo pode ser provocado tanto pela sensação ambiente de frio como ao tocar objetos gelados (como metais).
As in, medo de um pénis ereto. No caso do homem, a aversão pode ter a ver com a falta de controlo da ereção, ou seja, não prever ou dominar a altura e momento em que o pénis pode repentinamente ficar ereto cria uma crise de ansiedade que pode chegar aos ataques de pânico.
Em resumo, a xantofobia é um tipo específico de fobia cromática que se manifesta como um medo irracional e intenso da cor amarela. Os sintomas da xantofobia podem variar de pessoa para pessoa e podem afetar significativamente a qualidade de vida do indivíduo.
A emetofobia ou fobia de vômitos - que inclui o medo excessivo de vomitar ou de ver outras pessoas vomitando e pode ser desencadeado por estímulos internos e externos - é um transtorno mental complexo e pouco conhecido.
O que é tocofobia? É um distúrbio que afeta as mulheres e causa um medo intenso da gravidez ou, ainda, da dor do parto. As mulheres que sofrem de tocofobia desenvolvem crises de ansiedade e aversão ao ato sexual (devido ao medo de engravidar), além de pesadelos frequentes e dificuldades para dormir e se alimentar.
O que é teleofobia? A teleofobia pode ser descrita como o medo que algumas pessoas sentem de fazer planos para o futuro. Não se trata de uma doença, propriamente dita, mas de uma característica, um traço da personalidade que pode tomar proporções exageradas em decorrência da ansiedade.
Enquanto para alguns a palavra escalafobia pode ser uma novidade, para outros ela traduz uma fobia específica, que afeta centenas de milhares de pessoas mundo afora: o medo de usar as escadas rolantes. Trata-se de uma situação semelhante à vivida por aqueles que, por exemplo, temem viajar de avião ou de elevador.
Anatidaefobia? Essas palavras significam respectivamente medo da lua, medo de queijos e medo de que um pato esteja te observando. Pode parecer bizarro e irracional, mas para algumas pessoas são pavores reais e desafiadores, que muitas vezes estão ligados a traumas e, principalmente, vêm acompanhados do preconceito.
Talvez com uma pitada de filematofobia, um medo doido de beijar e ser beijado. Mas se, em vez disso, o que lhe dá medo são os beijos da sua sogra, então talvez você tenha penterafobia (aversão injustificada pela mãe da sua esposa).
A alopécia é uma doença tão frequente, sobretudo entre a população masculina, que é lógico sentir um certo receio de perder o cabelo. Além disso, ter alguma preocupação pode ser muito útil para nos encorajar a tomar medidas preventivas.
A Herpetofobia (herpeton grego = "aquilo que rasteja" e phobia = "medo") é uma fobia específica, o medo de répteis, anfíbios ou outros animais semelhantes.
Escopofobia é o medo irracional de ser observado. O termo é utilizado pelo menos desde 1906, conforme descrição de uma revista da época: "Há o medo e o pudor de ser visto, como pode ser constatado em sanatórios (…) Definimos isto como escopofobia — o temor mórbido de ser observado.
Misofobia, também chamada de germafobia e germofobia, é o medo patológico de germes. Nesse caso, o termo “germes” refere-se amplamente a qualquer micro-organismo que cause doenças – por exemplo, bactérias, vírus, fungos ou outros parasitas.
O Que é Sedatefobia? A sedatefobia, embora não seja amplamente conhecida, é um fenômeno psicológico real e significativo, caracterizado pelo medo intenso e persistente do silêncio.