Como é feita a Ulotomia?
De acordo com Poricelli e Ponzoni17, a técnica cirúrgica da ulotomia envolve incisões elípticas, circulares ou ovais que limitam as áreas para exérese tecidual. Sua extensão deve permitir a exposição do bordo incisal ou da face oclusal do dente.Qual a diferença entre Ulectomia e Ulotomia?
E a Ulotomia, quando pode ser recomendada? Nessa técnica o procedimento difere, pois é feito apenas um corte sobre o tecido, já na ulectomia ocorre o corte e a remoção de parte desse tecido. A ulotomia é indicada para situações mais simples, visando apenas facilitar a vinda do dente.O que acontece se não fizer ulectomia?
Por exemplo, se a ulectomia a laser não for realizada, o dente não conseguirá fazer a erupção, gerando curvamento do ápice da raiz ou fechamento do espaço pela inclinação dos outros dentes. Dessa forma, pode ser necessário um tratamento ortodôntico.O que é Pulpotomia em odontologia?
Enquanto a pulpotomia envolve a remoção parcial da polpa do dente, a pulpectomia envolve a remoção completa do tecido pulpar de um dente como o primeiro passo no tratamento de canal. Os dentistas recomendam tratamento de canal após determinar que a polpa de um dente morreu ou foi infectada.ULECTOMIA: QUANDO É INDICADA? (com Dr. Pedro Albertoni)
Quando não fazer pulpotomia?
Essa situação pode ocorrer em casos em que existe uma polpa normal, de pulpite reversível, ou de exposição pulpar traumática, sendo contraindicada, quando há sintomatologia dolorosa de longa duração, fístulas, reabsorção radicular interna ou externa ou quando a infecção se estende, para os canais radiculares (AADP, ...Qual a diferença de pulpectomia e canal?
A pulpectomia é semelhante a um tratamento de canal e, na verdade, costuma fazer parte das etapas desse tratamento. Depois que o dentista ou endodontista remove a polpa danificada, a área interna do dente é desinfetada e, em seguida, preenchida com um material inerte.Quais dentes não podem arrancar?
Na maioria dos casos não existem impedimentos à extração dos dentes, mesmo nos casos de dente inflamado ou dente infecionado, podendo o procedimento ser efetuado com segurança, desde que não se verifique nenhuma contraindicação específica para o fazer.Quando a Ulectomia é indicada?
O que é? O procedimento cirúrgico é indicado também para casos em que a erupção dentária espontânea não ocorre sem motivo aparente, mesmo com ausência do tecido fibroso, ou para casos de dentes com erupção lenta.Quanto tempo demora para fechar buraco na gengiva?
Em relação ao tempo que demora para cicatrizar, após a extração de um dente, este varia, habitualmente, entre 7 a 10 dias, se falarmos apenas da cicatrização ao nível dos tecidos moles( gengiva). Uma cicatrização completa(formação de osso)poderá demorar cerca de dois meses ou mais.Como se chama o resto do dente que fica na gengiva?
A raiz residual é muito perigosa e normalmente fica em um local bem escondido ou mesmo dentro da gengiva mas pode estar mais aparente em alguns casos. A raiz residual nada mais é que um resto, um pedaço de dente que ficou preso ao osso por algum motivo.O que acontece se ficar pedaço de dente na gengiva?
Quando fazemos uma extração devemos tirar o dente inteiro.Se ficar um pedacinho,pode causar uma infecção,pois esse pedacinho pode ser um foco de infecção. A extração feita de forma correta promove uma total neoformação de osso no local da extração,portanto a gengiva não afunda.O que fazer quando a gengiva cresce por cima do dente?
O tratamento para hiperplasia gengival é feito de maneira individualizada e de acordo com a causa do problema. Dra. Renata afirma que há casos em que é possível reduzir o tamanho do tecido gengival com terapia periodontal básica ou uma limpeza profissional para remoção da placa bacteriana.O que causa cisto na raiz do dente?
Ele ocorre quando há acúmulo de líquido entre as estruturas de formação do dente não erupcionado como o tecido do esmalte do dente e a coroa, que é a parte do dente que fica exposta na boca. O cisto dentígero normalmente é pequeno, assintomático e só é diagnosticado em exames radiográficos de rotina.Tem como repor o dente?
Pontes (próteses fixas)Há vários tipos de próteses fixas dentárias, que são aparelhos que preenchem o espaço de um ou mais dentes. Diferentemente dos implantes dentários, que normalmente não exigem desgaste os outros dentes, as pontes são presas aos dentes ao lado do espaço deixado pelo dente ausente.