A fragmentação se refere às alterações em um habitat original, terrestre ou aquático. Trata-se de um processo no qual um habitat contínuo é dividido em manchas, ou fragmentos, mais ou menos isolados.
Fragmentação de habitats é o fenômeno onde uma área grande e contínua de um habitat específico é diminuída e/ou dividida em duas ou mais áreas. Essas novas áreas menores, separadas umas das outras por ambientes diferentes do original (muitas vezes degradados, ou construções humanas), acabam se tornando mais isoladas.
- Setor fragmentado: corresponde às empresas que encontram uma grande quantidade de formas de se diferenciar, porém a vantagem competitiva que qualquer uma delas pode trazer será sempre pequena, o que no fundo não maximiza tanto o seu mercado.
“A fragmentação espacial é um processo de recomposição espacial a todas as escalas, do bairro ao mundo, decorrente dos novos fatores de localização e de relação entre lugares” (SALGUEIRO, 2005, p. 309).
Causas. A fragmentação de habitat pode ocorrer por meios naturais, com algum tipo de desastre, ou pode ser causada por atividades humanas que degradam o ambiente, como a agricultura, a pecuária, exploração de madeira, queimadas, construções de estradas, construções civis, urbanização, etc.
A fragmentação se refere às alterações em um habitat original, terrestre ou aquático. Trata-se de um processo no qual um habitat contínuo é dividido em manchas, ou fragmentos, mais ou menos isolados.
Fragmentação ou regeneração: consiste na capacidade de um organismo formar outro com base em um fragmento de seu corpo. Equinodermos e platelmintos são grupos de animais que apresentam essa capacidade. A estrela-do-mar, por exemplo, quando danificada, pode regenerar-se, e a parte perdida origina um novo ser.
As principais causas da fragmentação são a expansão urbana, processos de industrialização, agricultura e silvicultura intensivas e os fenômenos de expansão da infraestrutura viária (MÚGICA DE LA GUERRA, 2002).
Zonas portuárias, áreas industriais, antigas e novas, espontâneas ou planejadas, áreas comerciais hierarquizadas ou dotadas de especialização funcional são o resultado dos intrincados processos que originam a divisão econômica do espaço urbano.
Fragmentadoras são equipamentos eletro mecânicos indicados para fragmentar materiais, ou seja, dividi-los em pequenos fragmentos, objetivando a segurança das informações contidas nos documentos, provocando a sua destruição (trituração ou corte).
Os sistemas fragmentados de atenção à saúde, fortemente hegemônicos, são aqueles que se (des) organizam por meio de um conjunto de pontos de atenção à saúde isolados e que não se comunicam entre si. Por consequência, são incapazes de prestar atenção contínua à população.
A fragmentação ocorre, em termos gerais, atrelado a uma perda de habitats, onde a soma de seus fragmentos é menor do que a paisagem original. Essas mudanças na composição da paisagem levam a um empobrecimento na qualidade dos habitats dependendo principalmente do tamanho atual de cada fragmento.
Trata-se do processo pelo qual um arquivo ou conjunto de dados é dividido em partes menores, chamadas de fragmentos, a fim de otimizar o armazenamento e o acesso aos dados. A fragmentação pode ocorrer de diferentes formas e pode ter impactos significativos no desempenho e na eficiência de um sistema.
A fragmentação ocorre naturalmente para a reprodução, mas pode acontecer também após algum acidente ou danos causados por predadores. As esponjas, alguns cnidários, turbelários, equinodermos e anelídeos se reproduzem por fragmentação.
A fragmentação de habitat é responsável por causar uma drástica mudança no ecossistema da floresta, diminuindo a biodiversidade e isolando certas espécies.
Quais as consequências da fragmentação de habitat?
Em muitos casos as conseqüências da fragmentação de habitats podem aumentar o risco de extinção de muitas espécies, alterar diversas interações ecológicas, tais como mutualismo entre planta-polinizador, alterar as taxas de crescimento vegetal, mudar a estrutura demográfica das populações, e influenciar de forma ...
Na sociologia urbana, fragmentação refere-se à ausência ou ao subdesenvolvimento de conexões entre a sociedade e os agrupamentos de alguns membros dessa sociedade nos moldes de uma cultura, nacionalidade, raça, idioma, ocupação, religião, nível de renda ou outros recursos comuns.
As causas da fragmentação, em geral, são resultantes de mecanismos de perturbações ambientais, com alterações físicas, químicas e biológicas. Esses mecanismos podem ser naturais (desastres naturais) ou antropogênicos (como exploração madeireira, agricultura, estruturas lineares e ocupação humana).
A fragmentação, sob a ótica da institucionalização administrativa do território, cria as condições da gestão do território, na medida em que possibilita a formação de uma elite política local, bem como a consciência política do território, isto é, cria uma territorialidade.
Porque a fragmentação de habitat é considerada um dos principais problemas ambientais da atualidade?
Quando ela ocorre há criação de habitats precários, com divisão das espécies vegetais e animais e impacto na biodiversidade, como a extinção de espécies, a degradação dos recursos naturais e, consequentemente, a perda da biodiversidade.
Fragmentos na psicologia referem-se a partes ou pedaços de experiências, memórias ou pensamentos que não estão completamente integrados na consciência de um indivíduo.
Que se dividiu em várias partes ou pedaços (território fragmentado, sono fragmentado). 2. Fig. Que não possui uma verdadeira unidade (discurso fragmentado).
Como a fragmentação de habitat afeta a biodiversidade local?
A medida que a fragmentação aumenta, geralmente provocada por desmatamentos e queimadas, diminui proporcionalmente a área total de hábitats* disponíveis para espécies. Ou seja, quanto menos áreas naturais, menores são também os espaços para as espécies viverem e se reproduzirem.