O ambiente preparado , segundo Montessori , é aquele que preparado pelo adulto a luz da ciência do desenvolvimento humano. A sala de aula Montessori usa espaço físico e tempo que permitem a concentração, design que permite que as crianças encontrem, escolham e usem materiais para aprendizagem com autonomia.
Em outras palavras: o método montessoriano é focado na observação do comportamento das crianças, dando um suporte eficaz e profundo no desenvolvimento de quem ainda está descobrindo o mundo.
Como aplicar o método montessori em casa? Para adaptar os ambientes da casa de acordo com a perspectiva montessoriana é importante priorizar a autonomia e a liberdade do pequeno. Por isso, é preciso que o espaço se relacione com a criança sem que seja necessária a intermediação de um adulto.
Idealizado em 1907, pela médica italiana Maria Montessori, o método montessoriano consiste na promoção da autonomia e da liberdade individual, sempre respeitando os limites do desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
O que Maria Montessori fala do ambiente preparado?
O ambiente preparado, de acordo com Montessori, é o local mais adequado para que a criança se desenvolva livremente como quiser em determinado momento, escolhendo o material pedagógico para seu aprendizado e o momento para trabalhar com ele.
O ensino montessoriano se divide em seis pilares, que sustentam desde a preparação das aulas até o tratamento individual de cada aluno. São eles: autoeducação, educação como ciência, educação cósmica, ambiente preparado, criança equilibrada e adulto preparado.
Método Montessori é a perspectiva educacional desenvolvida por Maria Montessori e seus colaboradores [1] a partir da observação do comportamento de crianças em ambientes estruturados e não estruturados. Seu objetivo é ajudar o desenvolvimento da vida da criança, de forma integral e profunda.
Assim, a sala de aula Montessori é um ambiente especialmente projetado para viabilizar a metodologia, possibilitando à criança estar no mundo de forma consciente e equilibrada, sempre respeitosa. Por isso, ela é conhecida como “ambiente preparado”, e também por isso é tida como um instrumento de aprendizagem.
Montessori é um método de educação que se baseia na atividade autodirigida, aprendizagem prática e brincadeira colaborativa. Nas salas de aula que seguem o método montessori, as crianças têm a oportunidade de fazerem escolhas criativas visando ao aprendizado.
A cama montessoriana infantil é um modelo de cama bem rente ao chão, que permite aos pequenos subirem e descerem de forma independente, sem risco de cair ou se machucar.
Permitir o desenvolvimento do potencial de toda e qualquer criança é o objetivo principal do método Montessori. Para alcançá-lo, é necessário organizar o ambiente para que ele proporcione os interesses naturais dos pequenos, estimule o aprendizado e respeite seu tempo e seu ritmo.
Os brinquedos montessori são aqueles que dependem da criança na hora da brincadeira para ganhar uma função. Eles são feitos de materiais, como madeira e tecidos naturais (de origem animal, mineral ou vegetal), são agradáveis ao tato e costumam ter cores primárias.
A escola montessoriana corresponde a um conjunto de práticas e recursos criados no início do século passado pela psiquiatra e educadora italiana Maria Montessori. Hoje, o método está presente em milhares de escolas ao redor do globo.
O método montessori acredita nas potencialidades da criança que são inatas, pelo fato de possuir a mente absorvente, os estimulos do mundo exterior permite que a criança possa se autoeducar de forma concreta, e contando com materiais especificos e ambiente preparado, passa a ter a capacidade para desenvolver-se de ...
A cama montessoriana é um tipo de cama que, além de versátil e charmosa, estimula a independência, autonomia e criatividade dos pequenos. Além de cumprir uma função pedagógica, a cama montessoriana também dá um toque único à decoração, deixando o ambiente com aspecto mágico, criativo, divertido e alegre.
A base do sistema educativo de Maria Montessori é a “atividade independente”, sugerindo que a criança é o que é, não por causa dos professores e professoras que teve, mas pelo que realizou, ela mesmo, ou seja, o desenvolvimento da criança somente acontece a partir da liberdade autônoma e independente da criança.
A torre montessoriana tem o objetivo de inserir a criança [com segurança] nas mais diversas atividades do cotidiano familiar, como auxiliar no preparo das refeições, a lavar louça, alcançar bancadas mais altas para fazer outras atividades.
Qual é a melhor idade para um quarto montessoriano? O quarto montessoriano é ideal para pequenos de até 6 anos para aprenderem desde cedo que são capazes de realizar atividades como se deitar na cama e pegar um livro na estante.
Um quarto montessoriano é um ambiente cuidadosamente projetado para permitir que a criança explore, aprenda e se desenvolva de forma independente. Diferentemente dos quartos tradicionais, esse espaço é organizado de maneira a proporcionar liberdade de movimento e estimular a autonomia da criança desde cedo.
Montessori acreditava que a linguagem é inata e é da natureza dos humanos se expressar tanto oralmente quanto por meio da palavra escrita. Crianças de todo o mundo desenvolvem habilidades de linguagem aproximadamente ao mesmo tempo.
A vida prática em Montessori tem como objetivo principal desenvolver a autonomia das crianças, permitindo que elas realizem tarefas cotidianas de forma independente e confiante. Ao aprender a cuidar de si mesmas e de seu ambiente, as crianças adquirem autoconfiança e autoestima, tornando-se mais capazes e responsáveis.