Um ângulo pode ser classificado de acordo com a sua medida. Além de nulo (ângulo de 0º), um ângulo pode ser agudo, reto, obtuso, raso, côncavo ou inteiro.
Ângulo raso: Ângulo que mede exatamente 180 graus, os seus lados são semirretas opostas. Neste caso os seus lados estão localizados sobre uma mesma reta.
ÂNGULOS - DEFINIÇÃO E TIPOS DE ÂNGULOS | RETO, NULO, AGUDO, ABTUSO… \ Prof. Gis/
Qual é a definição de ângulo raso?
Já o ângulo raso é a quando a medida tem exatamente 180°. Outros modelos de ângulos são os complementares e suplementares, que são o resultado da soma de dois ângulos que resultem em 90° ou 180°. Ângulo complementar é a soma que resulta em 90°.
Ângulo é a medida da abertura entre duas semirretas que possuem a mesma origem. O ângulo é a medida da abertura entre dois segmentos de reta. Desse modo, existe um número que está relacionado com cada abertura entre duas semirretas e, quanto maior a abertura, maior esse número.
O grau é originário da Babilônia. Para estabelecerem o grau, os babilônios dividiram o círculo em 360 partes iguais, pois acreditavam que essa era a quantidade de dias referente ao período de um ano e porque seu sistema de numeração era de base sessenta ou sexagesimal.
Os tipos nulos são especialmente úteis em operações envolvendo bancos de dados e outras situações que podem apresentar valores nulos em pontos onde são esperados valores tipados.
Os ângulos notáveis (30°, 45° e 60°) recebem essa de nominação devido a sua importância na Geometria, principalmente na Trigonometria e nos cálculos que envolvem as razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente). Como já dito, os ângulos notáveis são aplicados frequentemente em cálculos trigonométricos.
Os ângulos podem ser classificados de acordo com a sua amplitude (medida). Todos os ângulos abaixo, foram nomeados em função dela. Em alguns casos para facilitar, colocamos os lados dos ângulos com cores diferentes. Tenha como referência do ponto de partida sempre o lado direito do ângulo na horizontal.
O ângulo que mede 180° é chamado de ângulo raso ou de meia volta. Os ângulos têm classificações quanto a sua medida de abertura. Se um ângulo mede 0°, é um ângulo nulo. Se um ângulo tem abertura menor que 90°, é um ângulo agudo.
Na prática, utilizamos o ângulo para representar “giros”, “aberturas” e “cantos”. A unidade de medida utilizada é o grau (°) e o instrumento de medida utilizado é o transferidor, que pode ser de uma volta completa ou meia volta. Uma volta completa corresponde a 360° e consequentemente, meia volta corresponde a 180°.
Um ângulo reto é um ângulo cuja medida é exatamente 90º. Assim os seus lados estão localizados em retas perpendiculares. É um ângulo cuja medida está entre 90 graus e 180 graus. Na figura ao lado temos o exemplo de um ângulo obtuso de 135 graus.
Triângulos são figuras geométricas formadas por três segmentos de reta que se encontram nas extremidades. Assim, são polígonos com três lados, três ângulos e três vértices. Um triângulo é um polígono que possui três lados e que necessariamente é uma figura plana cujos lados são segmentos de reta.
A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
Qual é o instrumento utilizado para medir um ângulo?
2020. O instrumento utilizado para medir um ângulo é o transferidor. Observe que a distância entre dois segmentos de reta é diferente dependendo do lugar escolhido para extrair essa medida: Posicione o vértice do ângulo no centro do transferidor, como indicado.
90 graus (um ângulo reto) é 1/4 de 360, mostrado abaixo como duas retas perpendiculares. É bastante intuitivo para nós pensarmos em ângulos como graus.