O CA 125 é um exame de sangue frequentemente utilizado na onco-ginecologia. Trata-se de um marcador tumoral dosado no sangue que costuma estar elevado em pacientes com tumores ginecológicos, como o câncer de ovário, mas também pode subir em condições benignas.
CA-125 (cancer antigen 125) é um marcador tumoral que se mede no sangue podendo estar presente em alguns tipos de câncer, todavia não é específico, estando relacionado com outras enfermidades (cirrose, endometriose, hepatite, pancreatite, cistos no ovário)ou até mesmo presente em pessoas sadias.
O exame CA 125 é um marcador tumoral essencial no diagnóstico e acompanhamento de certas condições médicas, especialmente no contexto de doenças ovarianas. Este teste mede a quantidade de proteína CA 125 no sangue, uma substância que pode estar elevada em pessoas com câncer de ovário, bem como em outras condições.
O CA 125 está presente em algumas células que são cancerígenas e, por isso, em pacientes que apresentam níveis elevados de CA 125 circulando em seu sangue, ele pode servir como um indicador de que o paciente tem um câncer, por exemplo.
A sigla CA significa Certificado de Aprovação. É um documento, emitido pelo Ministério da Economia, estabelecendo o prazo de validade para comercializar um determinado EPI.
Essa análise pode ser feita também para monitoramento de pessoas com maior risco de ter um tumor ovariano. No entanto, não se trata de um exame que define o diagnóstico do câncer, por isso é preciso entender melhor a importância desse marcador tumoral. A sigla CA-125 significa Antígeno Carboidrato 125.
Quais são os resultados possíveis para o exame CA 125? Resultados até 35.00 U/mL são considerados normais. Resultados acima de 35.00 U/mL são considerados altos e devem ter acompanhamento médico. Isso não necessariamente significa que haja câncer.
O exame de CA 125 normalmente é indicado pelo médico em caso de suspeita de câncer de ovário ou para monitorar o seu tratamento. Conheça outros exames que detectam câncer. Geralmente, para realizar o exame não é necessário jejum e o resultado pode ser liberado após 1 dia dependendo do laboratório em que é realizado.
Do grego Karkinos ou “caranguejo”, a palavra somente seria utilizada depois que o médico Hipócrates, por volta de 400 a.C., achou semelhanças entre um tumor e os vasos sanguíneos a seu redor e um caranguejo com as patas espalhadas na areia.
CA 19-9 é um marcador tumoral frequentemente utilizado na medicina para auxiliar no monitoramento de alguns tipos de câncer, especialmente o câncer de pâncreas. O exame se tornou uma ferramenta valiosa no acompanhamento da progressão da doença, além de ajudar a avaliar a resposta ao tratamento.
CA é a sigla para Certificado de Aprovação, que é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que identifica Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que estejam em conformidade com as exigências da NR 6 – Equipamento de Proteção Individual.
Os Equipamentos de Proteção Individual são necessários para proporcionar aos colaboradores de uma empresa a segurança durante o exercício de suas funções e o CA – Certificado de Aprovação é o documento que atesta que os EPI's atendem a qualidade determinadas pelos órgãos reguladores.
Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.
Quando os níveis de CA 72-4 estão elevados, isso pode ser indicação de câncer. No entanto, o exame por si só não é suficiente para diagnosticar nenhum tipo da doença. Caso os níveis estejam altos, o médico deve considerar os resultados de outros exames e oconhecimento que tem sobre o paciente para fazer o diagnóstico.
Os valores de referência normais para o CA 19-9 são de até 37 U/mL. Resultados acima de 37 U/mL podem indicar a presença de câncer, sendo que normalmente no câncer pancreático os valores são muito aumentados.
É comum os níveis de CEA no sangue estarem aumentados em algumas pessoas sem qualquer alteração maligna, no entanto quando o valor é maior que 20 ng/mL, pode ser indicativo de câncer com possíveis metástases.
O Centro Acadêmico (CA) é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. Por exemplo, ele deve manter com seus estudantes um canal direto e permanente de contato, realizando discussões, debates, reuniões e festas da maneira mais democrática e aberta possível, para que todos possam participar.
O CA (Certificado de Aprovação) é super importante para a comercialização do EPI. Ele indica características de proteção, aprovações de testes e normas onde o determinado EPI é aprovado. É proibida a venda e uso de EPIs, cujo CA esteja vencido, por isso esse assunto merece a sua atenção.
nome comercial do fabricante; lote de fabricação; o número do CA; em alguns casos, é preciso conter, ainda, o lote de fabricação e o nome do importador.