A denominação 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. Por isso, esta configuração é a mais indicada para a cidade.
Os motores 8V são mais simples e econômicos que os motores 16V. Eles têm menos peças móveis, reduzindo o atrito e o desgaste. Isso também significa que eles requerem menos manutenção e são mais baratos de reparar. Os motores 8V também são mais eficientes em rotações mais baixas.
Segundo especialistas, os dois motores são confiáveis, contudo possuem funções diferentes. O carro com 8 válvulas é ideal para a cidade, isto é, para quem enfrenta o trânsito congestionado, enfrentando sinais de trânsito e engarrafamentos. Outra qualidade do 8v é que o mesmo gera maior economia para o condutor.
Existem diversos modelos e estilos de motores, com potências e capacidades diferentes, sendo que os motores mais comuns presentes nos veículos são os de 8v, 12v e 16v. Essa letra “V” na frente dos números significa “válvulas”, já o número é a quantidade de válvulas que o motor possui.
CHEVROLET CORSA CLASSIC À VENDA POR APENAS 6 MIL REAIS
Porque o carro 16 válvulas não é bom?
Mas, apesar de um motor 16V não ter nada específico que o faça ser ruim, três coisas fizeram com que eles acabassem tendo uma má reputação no Brasil: Manutenção mais complicada; Desempenho fraco em baixas rotações; Revenda mais difícil.
Basicamente, em que 8v quatro cilindros têm 2 válvulas por cilindro (dando 8 válvulas) e 16v quatro cilindros têm 4 válvulas por cilindro (dando 16 válvulas). No 8v uma válvula por cilindro é de admissão e a outra de escape, enquanto no 16v duas válvulas por cilindro são de admissão e as outras duas são de escape.
Os motores 8V e 16V são muito bons, porém possuem funções diferentes. O motor com 8V possui maior potência em menores rotações, o que significa que em altas rotações ele fica com a potência menor. Enquanto o motor 16V tem maior potência em altas rotações, sendo muito indicado para o uso em rodovias.
A denominação 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. Por isso, esta configuração é a mais indicada para a cidade.
Lançado no Brasil em 1993, na linha Fiat Tempra, o motor 16 válvulas (quatro válvulas por cilindro) ganha cada vez mais a preferência do consumidor brasileiro. Hoje, além do Tempra, cinco carros nacionais -Corsa, Vectra, Palio, Fiesta e Gol- já possuem esse tipo de motor em seus carros.
A válvula e todo o sistema de DVP (derivação ventriculoperitoneal) não possuem tempo limite de duração. Sobretudo as mais modernas (de 10 anos para cá), com bastante silicone em sua composição.
O “20V” refere-se ao número de válvulas no motor. No caso do Audi 1.8T, cada cilindro tem 5 válvulas, totalizando 20 válvulas em um motor de 4 cilindros.
Em geral, de maneira simplória, carros com 8V entregam torque em rotações mais baixas, por isso são mais indicados para a cidade. Já os carros com 16V se dão melhor em rodovias, uma vez que o desempenho é eficiente em rotações mais altas.
Quando esse número aumenta, o carro pode andar mais. Dobrar o número de válvulas, entretanto, não resulta em um motor com o dobro da potência. Um exemplo: Volkswagen Gol 1.0 com motor de de 8 válvulas tem 65 cv de potência, enquanto seu “irmão” de 16 válvulas tem 76 cv.
Você pode descobrir isso olhando o manual ou nas documentações do carro. A quantidade de cilindros está atrelada à potência do seu motor. Para veículos 1.6 com até 90cv de potência, o motor é composto por 8 válvulas, duas em cada cilindros.
No geral, os automóveis de 4 cilindros, com 8 válvulas apresentam 2 por cilindro do motor, uma para admissão e outra para o escapamento dos gases; já os carros com 16 válvulas têm, normalmente, 4 por cilindro – duas para a entrada de ar e combustível e duas para o escoamento.
Essa é uma informação utilizada pelas fábricas para denominar o escalonamento de seus motores como 1.0, 1.6 e assim por diante. Assim, um carro 1.0 possui mil cilindradas, enquanto um 1.6 comporta 1.600 cilindradas.
De forma simples e direta, os carros com 16V não são ruins, afinal, não há nenhum problema crônico encontrado nesse tipo de propulsor que dê ao modelo essa fama negativa. O que acontece, é que o propulsor está associado a uma manutenção mais complicadas e mais cara, entenda o motivo.
Características do motor 8v. Os carros que possuem um motor 8v são caracterizados por apresentarem um comando, uma válvula para admissão e uma para escape. Além disso, esses veículos têm melhor arranque, maior torque em baixas rotações, manutenção mais facilitada e relação de marchas maiores até a 3ª e menores até a 5ª ...
O melhor jeito de se descobrir quantas válvulas tem o motor, é preciso acessar o manual do carro para verificar corretamente a quantidade de válvulas por cilindro. Em alguns modelos de carros é possível também que venha a informação no motor, geralmente vai mostrar acima do motor na tampa de válvulas.
Válvulas. As válvulas têm a função de regular a passagem de fluidos e gases, na medida em que elas se abrem e se fecham. O motor V8 pode contar até com 32. Para cada cilindro, existem pelo menos dois tipos delas: uma de admissão (entrada); outra, de escape (saída).
Qual motor possui mais potência 8v ou 16v? Os dois motores são muito bons e confiáveis, porém com diferentes funções. O motor com 8 válvulas tem a sua maior potência em menores rotações, mas em altas rotações ele acaba ficando bem mais fraco. Por essa sua característica ele é mais recomendado para o uso na cidade.
Um V8 é uma configuração de motor de combustão interna em que 8 cilindros estão dispostos em duas bancadas de 4 cilindros, unidas pela parte de baixo, formando um "V".