Os cistos cinoviais se formam quando o líquido sinovial extravasa da articulação ou da bainha dos tendões. Articulações e tendões são estruturas que dependem do movimento para funcionar. Por isso elas são formadas por tecidos que favorecem a mobilidade, entre eles a membrana sinovial.
O tratamento do cisto sinovial pode ser realizado através da imobilização da articulação por meio de talas, de forma que comprima o cisto e impeça a movimentação da articulação. Com o uso da tala, o cisto volta para a articulação, deixando de provocar dores.
O cisto sinovial, muitas vezes chamados de caroço pelos pacientes, são como pequenas bexigas, que tem origem nas articulações e são preenchidas por um líquido espesso e viscoso. Podem ser causa de dor no punho e também gerar desconforto do paciente com o aspecto estético.
Um cisto sinovial no joelho, em muitos casos, não é considerado uma condição grave. Geralmente, trata-se de um tumor benigno, que não leva a complicações sérias ou ameaça à vida. No entanto, dependendo de sua localização do cisto, volume, tamanho e se está causando sintomas ou afetar a qualidade de vida do indivíduo.
Mas no caso de o cisto ter um grande tamanho ou provocar dor ou diminuição da força, poderá ser necessário o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Diclofenaco, indicados por um médico.
Na verdade, a maioria dos cistos sinoviais regridem e desaparecem sozinhos. Geralmente eles costumam regredir num período até de 4 a 6 meses, sendo que em crianças, principalmente, podem demorar até 18 meses para regredir.
Ao estourar o cisto através de golpes mecânicos sobre o mesmo, o conteúdo do cisto irá se espalhar ainda mais entre os tendões e isso pode causar uma irritação nos tecidos adjacentes, gerando uma tenossinovite (inflamação do tendão).
Um ótimo tratamento caseiro para aliviar os sintomas do cisto sinovial pé é a aplicação de gelo no local afetado, por cerca de 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia. No entanto, a acupuntura também é uma ótima opção para se usar no tratamento, em especial para aliviar a dor local.
Normalmente, o cisto vai crescendo lentamente ao longo do tempo, devido ao acúmulo do líquido sinovial da articulação, mas também podem surgir de um momento para o outro, especialmente depois de pancadas.
Assim que perceber o caroço na mão ou no punho, o paciente deve imediatamente procurar por um médico ortopedista especialista em mãos, mesmo que não haja dor ou qualquer outro sintoma.
Quem tem esse cisto justamente na articulação do punho da mão, deve evitar atividade física nessa região (musculação, por exemplo) a fim de não "inchar" o cisto ? O cisto sinovial do punho é uma afecção extremamente comum e na maioria das vezes assintomática.
Quantos dias de atestado para cirurgia de cisto sinovial no pulso?
A recuperação não total, porém, razoável, seria em torno de 10 a 14 dias. Em cerca de três semanas, mais ou menos, a cirurgia pode estar bem estabelecida e o paciente apto para tomar a todas as suas atividades.
A teoria mais aceita referente a causa para os cistos sinoviais está relacionada a pequenas lesões na cápsula articular, causadas por traumas ou esforços repetitivos. O principal sintoma é a presença de uma massa arredondada no punho ou dedo, que pode causar dor.
o paciente fica deitado de barriga para cima na mesa de operação, com seu braço tracionado; É realizada uma pequena incisão na região do punho e os instrumento cirúrgicos são inseridos juntamente com uma microcâmera por esse corte. A câmera entra pela cápsula dorsal, para que o cisto seja localizado e removido.
Como é feito o diagnóstico? O cisto sinovial do punho, o tipo mais comum, costuma ser diagnosticado através de um exame físico, realizado por um médico especialista. Porém, para confirmar o diagnóstico ou documentar a alteração, normalmente são indicados exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética.
Por exemplo, para casos de cistos pequenos e superficiais, o médico especialista pode indicar compressas mornas na região afetada por até 15 minutos diariamente, até que o poro seja dilatado e o conteúdo seja expelido naturalmente.
Fisioterapia: o ortopedista pode indicar algumas sessões de fisioterapia nas quais o paciente fará exercícios que reduzam os seus sintomas para que ele consiga seguir com suas atividades cotidianas. Medicamentos: como opção complementar a outro tipo de tratamento, o médico pode indicar o uso de antiinflamatório.
Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção. A torção ou ruptura do cisto provoca uma dor muito intensa e repentina na barriga que pode levar a uma cirurgia de urgência!
O cisto sinovial é um tumor benigno, sem possibilidade de se transformar em câncer. Em sua maioria, ele é assintomático e pode desaparecer sem nenhum tipo de tratamento. É indicado que se procure tratamento, se o cisto estiver causando dor ou atrapalhando a movimentação da articulação.
As dores do cisto sinovial do punho podem ser parcialmente aliviadas usualmente pelo uso de medicações anti-inflamatórias (entre outras, o ibuprofeno, cetoprofeno, diclofenaco,...).
Normalmente o cisto é indolor, mas quando cresce exageradamente e comprime nervos cutâneos adjacentes pode provocar dor. Outra explicação possível é que a doença articular que desencadeou a formação do cisto pode se manifestar por dor. É necessário investigação clínica para poder responder precisamente sua pergunta.
Com a presença do cisto e sem outros sintomas, a atividade física deve ser normal. Porém em casos onde já exista sintoma provido do cisto como dor local e aumento local, deve-se sim evitar esforço físico.