Assim, dizemos que pontos colineares são aqueles pertencentes a uma mesma reta. E três ou mais pontos serão chamados de não-colineares caso não consigamos traçar uma única reta que os contém.
➢ Dizemos que dois vetores são paralelos (ou colineares) quando seus representantes tiverem a mesma direção, ou seja, se tiverem representantes sobre uma mesma reta ou sobre retas paralelas.
Três pontos não colineares determinam um único plano que os contém. “Não colineares” é o mesmo que dizer que esses três pontos não podem pertencer a uma mesma reta. Os planos podem ser obtidos de quatro maneiras diferentes.
Conhecendo dois ou mais pontos, eles podem ser colineares ou não, e coplanares ou não. Os pontos são coplanares quando pertencem ao mesmo plano, e colineares quando pertencem a uma mesma reta.
Se tivermos um vetor e um vetor , e quisermos verificar se são colineares, então basta utilizar um "truque" muito simples que consiste em fazer a multiplicação cruzada das coordenadas e verificar se dá o mesmo resultado.
Para verificarmos se os pontos estão alinhados, podemos utilizar a construção gráfica determinando os pontos de acordo com suas coordenadas posicionais. Outra forma de determinar o alinhamento dos pontos é através do cálculo do determinante pela regra de Sarrus envolvendo a matriz das coordenadas.
As noções primitivas da Geometria são o modo como compreendemos os elementos matemáticos que dão base para a construção dos conhecimentos geométricos. Esses elementos são ponto, reta e plano.
Quando dois segmentos compartilham um ponto extremo, eles são segmentos consecutivos. Entre eles, os segmentos colineares são aqueles localizados na mesma reta. Pelo contrário, quando segmentos consecutivos se desenvolvem em linhas diferentes, chamam-se segmentos não colineares.
Um plano pode ser unicamente determinado por um destes objetos: três pontos não-colineares (não estão numa mesma reta) uma reta e um ponto fora desta reta. duas retas concorrentes (duas retas que se cruzam num único ponto)
A reta é a linha que possui uma única direção, sendo ilimitada nos dois sentidos de crescimento. Então, podemos afirmar que a reta é infinita e não possui começo nem fim. ✓ Por um ponto podemos traçar infinitas retas. ✓ Por dois pontos distintos podemos traçar uma única reta.
Os vetores são representados por uma letra com uma seta acima — por exemplo, →v, →s e →a — e caracterizados pelo seu módulo e orientação, dados pela sua direção e sentido.
O sentido de um vetor é para onde aponta sua extremidade. Porém, quando pelo menos uma das características citadas anteriormente é diferente, dizemos que os vetores são diferentes. Chamamos de vetor oposto de um vetor B o vetor –B, que possui o mesmo módulo, mesma direção, porém seu sentido é oposto ao de B.
Colinearidade refere-se à relação linear exata ou aproximada entre duas ou mais variáveis em um conjunto de dados. Isso significa que uma variável pode ser prevista por uma combinação linear das outras variáveis. Por exemplo, se tivermos duas variáveis, x e y, e y for igual a 2 vezes x, então elas são colineares.
Pontos coplanares são quando dois ou mais pontos pertencem a um mesmo plano. Pontos colineares são quando dois ou mais pontos pertencem a uma mesma linha. Também podemos dizer que tais pontos estão alinhados.
Planos são figuras geométricas bidimensionais formadas pela reunião de infinitas retas, perpendiculares a uma reta dada, dispostas lado a lado. Essa figura é considerada na Geometria como um conceito primitivo. Isso acontece porque, na realidade, não existe definição para ponto, reta e plano.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Se os vetores não nulos u, v e w (o número não importa) possuem representantes AB, CD e EF pertencentes a um mesmo plano π, diz-se que eles são coplanares. Dois vetores quaisquer são sempre coplanares. Já três vetores poderão ou não ser coplanares.