Os depósitos aluvionares são detritos ou sedimentos de qualquer natureza, carregados e depositados pelos rios. Este material é retirado das margens e das vertentes, sendo levado em suspensão pelas as águas dos rios que o acumulam em bancos, constituindo os depósitos aluvionares (GUERRA; GUERRA, 2003).
Os depósitos de placer, ou depósitos de aluvião, são concentrações de minerais valiosos que foram removidos de sua rocha-fonte e depositados em um novo local.
Os depósitos aluvionares, constituem uma área onde houve acúmulo de sedimentos clásticos (fragmentos de outras rochas). Que podem possuir tamanhos granulométricos dentre cascalho, areia ou lama. Os quais, foram depositados por um sistema fluvial (rios a cursos d'água), no leito (fundo) ou margens das drenagens.
aluvião. Sedimento clástico (areia, cascalho e/ou lama) depositado por um sistema fluvial no leito e nas margens da drenagem, incluindo as planícies de inundação e as áreas deltaicas, com material mais fino extravasado dos canais nas cheias.
Eluviais: quando os solos se formam por rochas encontradas no mesmo local da formação, ou seja, quando a rocha que se decompôs e se alterou para a formação do solo se encontra no mesmo local do solo; 2. Aluviais: quando os solos foram formados por rochas localizadas em outros lugares.
Aluvião é o acréscimo de terras à propriedade imóvel, que ocorre na margem das águas correntes, ou pelo desvio das águas destas, de maneira sucessiva e imperceptível.
Estes nomes designam a nomenclatura dos sedimentos ou pacotes sedimentares quanto ao seu transporte e são todos do gênero feminino, portanto escreve-se a aluvião, a coluvião e a eluvião (HOUAISS, 2009; BRANCO, 2015).
A mineração de ouro de aluvião é o processo de extração de ouro desses córregos, rios e ribeirões, sendo geralmente considerado como o método mais ambientalmente correto de mineração do outro, tendo em vista os menores impactos ambientais resultantes em comparação à mineração subterrânea.
A aluvião é um fenômeno natural que ocorre quando há um acúmulo de sedimentos, como areia, cascalho e argila, em áreas próximas a rios, lagos ou mares. Esses sedimentos são transportados pela água e depositados em locais mais baixos, formando novas camadas de solo.
A lavra aluvionar é utilizada a partir da dragagem de um depósito tipo placer, o local pode ser tanto natural quanto artificial e o volume de água que é necessário vai variar de acordo com o tamanho da draga e o depósito de placer analisado.
A Agência Nacional de Águas (ANA) é a responsável por emitir outorgas para rios, reservatórios, lagos e lagoas sob o domínio da União, que são aqueles corpos de água que passam por mais de um estado brasileiro ou por território estrangeiro.
Depósito, em termos financeiros, é o ato de colocar dinheiro ou outros ativos em uma conta bancária ou em uma instituição financeira. É uma forma segura e conveniente de guardar ou investir dinheiro, bem como de efetuar pagamentos eletrônicos.
Os depósitos fluviais configuram-se em morfologias que podem surgir em qualquer ponto de canal. Todavia, a maior parte do material é depositado nas seções onde o gradiente do canal é pequeno, ou onde há mudanças bruscas no gradiente e na profundidade, assim como na velocidade de escoamento.
Os depósitos colúvio-aluvionares são constituídos por cascalhos, areias e lamas resultantes da ação de processos de fluxos gravitacionais e aluviais de transporte de material de alteração das vertentes.
Os depósitos aluvionares são detritos ou sedimentos de qualquer natureza, carregados e depositados pelos rios. Este material é retirado das margens e das vertentes, sendo levado em suspensão pelas as águas dos rios que o acumulam em bancos, constituindo os depósitos aluvionares (GUERRA; GUERRA, 2003).
O ouro de aluvião é o ouro encontrado no leito dos rios brasileiros. Aluvião é o nome dado para os sedimentos e materiais como argila e areia que são depositados nos leitos dos rios a partir da erosão e ação geológica, como ventos e chuvas.
Em primeiro lugar, é importante destacar que o ouro encontrado em Minas Gerais era de um tipo específico chamado ouro de aluvião, que tem por características seu depósito em leitos e margens de rios em pequena concentração. Isso significa que o ouro brasileiro era facilmente explorável, mas se esgotava rápido.
Avulsão é o deslocamento, por força natural, súbita e com violência, de uma porção de terra que se desloca de um imóvel e se junta a outro. Aluvião é o processo de aumento paulatino de um terreno pelo depósito sedimentar que um rio ou mar fazem, ou por aterros naturais, ou pelo desvio de um curso de água.
Solos sedimentares ou transportados– são os que sofrem a ação de agentes transportadores, podendo ser aluvionares (quando transportados pela água), eólicos (vento), coluvionares (gravidade) e glaciares (geleiras).
O terreno aluvial, que se formar em frente de prédios de proprietários diferentes, dividir-se-á entre eles, na proporção da testada de cada um sobre a antiga margem. O aluvião ocorre quando vai sendo acrescentada uma certa quantidade de terra na margem de um rio, pelas mesmas razões da formação de ilhas.
Os terraços aluviais são compostos por materiais relacionados à antigas planícies de inundação e situam-se a determinada altura acima do curso de água atual, não sendo recobertos nem mesmo na época das cheias.