Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG /Faculdade de Educação-FAE / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP, Denomina-se descritor, no campo da avaliação, o detalhamento, em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem.
Um Descritor representa uma ocorrência de um Elemento de Conteúdo concreto (como por exemplo Tarefa, Função, Produto de Trabalho) em uma Atividade. Os Descritores fornecem uma representação tipo proxy para esses Elementos de Conteúdo dentro de estruturas de interrupção.
Já os descritores são termos padronizados escolhidos por especialistas, organizados de forma hierárquica, de acordo com a terminologia de cada área, de modo a facilitar a localização de dados em bases específicas.
O que são Descritores? Os descritores são declarações específicas que detalham o que os alunos devem saber e ser capazes de fazer em uma determinada disciplina e nível de ensino. Eles são usados para orientar a avaliação e fornecer uma compreensão clara das habilidades e conhecimentos que os alunos devem demonstrar.
Descritores: o que significam e como são utilizados na prática?
Como definir descritores?
Os descritores não deixam de ser uma espécie de palavra-chave. No entanto, são palavras-chaves definidas a partir de critérios específicos. As palavras-chave, de forma geral, podem ser apenas um termo simples ou uma expressão que pesquisadores usam no momento da busca por artigos.
Qual a diferença entre descritores e palavras-chave?
Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Termo simples ou expressão composta, do próprio autor, para definir assuntos. Um Descritor é um termo padronizado e definido por especialistas, serve para definir assuntos e recuperar a informação.
Descritores são termos padronizados definidos por especialistas para identificar assuntos publicados nos artigos científicos. Existe inclusive uma espécie de dicionário com esses descritores para que todos(as) os(as) pesquisadores(as) que forem fazer as buscas nas bases de dados utilizem os mesmos termos.
D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
A habilidade que pode ser avaliada por este descritor, relaciona-se à localização pelo aluno de uma informação solicitada, que pode estar expressa literalmente no texto ou pode vir manifesta por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.
Em resumo, os descritores são elementos que servem para elencar temas importantes que serão trabalhados em avaliações externas como o SAEB ou ENEM. Assim, trabalhar os descritores é trabalhar um conjunto específico de temas de uma matriz de referência.
Na prova de Matemática, são avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas: espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas e tratamento da informação.
Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
A lista de descritores explica a classificação e, também, informa aos pais e responsáveis sobre o tipo de conteúdo presente na obra. O procedimento interno para a utilização dos descritores supracitados segue um padrão rígido de análise.
Qual a função dos descritores na língua portuguesa?
a) identificar a estrutura e o funcionamento de textos de variados gêneros; b) comparar textos de diferentes gêneros e tipos que tratam do mesmo tema; c) estabelecer relações entre linguagem verbal e não verbal; d) perceber efeitos de sentido provocados pelo uso de determinadas formas linguísticas; e) reconhecer ...
Trata-se de um conjunto de descritores de objetivos específicos de aprendizagem, que servem para nortear todas as avaliações. Esses descritores definem o que deve ser solicitado e aferido numa avaliação de estudantes, norteando o professor na elaboração de itens e estruturação das provas.
Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Trabalhar com os descritores (língua portuguesa/matemática), para que os alunos adquiram competências e habilidade necessárias a sua série/ano. Assim aprendam a identificar e justificar suas respostas, no intuito de compreender aquilo que se pede na questão. Identificar respostas e justifica-las.
Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.