Designa-se por torpor um estado mental natural, causado por alguma doença ou induzido, que pode durar de poucas horas até meses. Torpor e hibernação são coisas diferentes. Algumas espécies de animais utilizam para poupar energia, mas é diferente do sono normal.
O torpor natural é caracterizado por uma diminuição espontânea da atividade metabólica e, consequentemente, da temperatura corporal. A temperatura do corpo pode se aproximar da temperatura ambiente, desde que esta fique acima de 0oC. Isso mostra, que a regulação térmica está deprimida, mas, ainda está presente.
É um estado de turvação da consciência, com sonolência marcante. A fala se apresenta com hipoprosódia e oligolalia (ou mutismo). O paciente só pode ser despertado por estímulos fortes ou até dolorosos. É o grau mais profundo de rebaixamento da consciência.
Torpor é um estado em que o animal fica como se estivesse em sono profundo, como acontece com os ursos. Os batimentos do coração diminuem e a temperatura do corpo cai igualando-se à do ambiente. Isto é uma forma de economizar energia no período em que não está se alimentando.
Foi registrado ainda que a duração do torpor variou entre cinco e dez horas. Segundo os pesquisadores, quanto maior o tempo de torpor, menor a perda de massa corporal.
A hibernação é um tipo de resposta fisiológica a temperaturas frias e escassa disponibilidade de alimentos. Tecnicamente falando hibernação é um tipo de torpor. Torpor é um estado fisiológico em que a temperatura do corpo cai, a respiração e o ritmo cardíaco são reduzidos.
Torpor: 1. Sentimento de mal-estar caracterizado pela diminuição da sensibilidade e do movimento; entorpecimento, estupor, insensibilidade. 2. Indiferença ou apatia moral; indolência, prostração.
s. m. || sentimento de mal-estar geral ou parcial, com diminuição igualmente geral ou parcial da sensibilidade e do movimento; adormecimento: Estado de torpor.
A desorientação pode ocorrer por: Redução do nível de consciência: também chamada de desorientação torporosa ou confusa, é aquela na qual o indivíduo está desorientado por turvação da consciência.
Designa-se por torpor um estado mental natural, causado por alguma doença ou induzido, que pode durar de poucas horas até meses. Torpor e hibernação são coisas diferentes. Algumas espécies de animais utilizam para poupar energia, mas é diferente do sono normal.
Outros casos revelam que o paciente em estado vegetativo pode acordar espontaneamente. Um dos mais emblemáticos é o da professora Kate Bainbridge, que vivenciou essa condição em 1997, aos 26 anos, quando despertou seis meses depois do diagnóstico.
Uma pessoa pode ficar dias, semanas, meses e até anos em coma. Quanto maior a duração, maior a probabilidade de danos ao cérebro. Um ano de coma não é motivo de desanimar, pois ainda há chances de recuperação.
Sonolência, cansaço e perda da disposição são os primeiros sintomas da falta de uma boa noite de sono, pois é durante o repouso, sobretudo nas fases mais profundas do sono, que o corpo consegue recuperar as energias.
Letargia é o nome dado a um estado físico em que a pessoa fica com seus níveis de energia abaixo do normal. Ela acaba por sentir uma verdadeira diminuição de suas capacidades mentais e físicas, sendo que seu estado de alerta já não fica no mesmo nível.
O cansaço físico e mental é um dos sintomas mais comuns do esgotamento emocional. Com a Síndrome de Burnout, o paciente sente como se não tivesse energia para nada. As dores de cabeça, nesse caso, são geradas por conta do estresse e do excesso de preocupação.
Bom, mesmo que você seja fã de longas noites de sono, será impossível hibernar. Afinal, esse comportamento natural de alguns animais não acontece com os seres humanos.
[ Biologia ] Estado de torpor e de redução da actividade de certos répteis, durante o Inverno ou em períodos de frio intenso, semelhante à hibernação, mas em que os processos metabólicos do organismo não são tão reduzidos.