Portanto, o termo “galado” pode até mesmo ser utilizado como um adjetivo para uma pessoa amiga e gente boa, por exemplo. Além disso, a depender do contexto, essa palavra também pode ter uma atribuição negativa, remetendo assim a uma pessoa abusada, sem noção e safada.
“Galado é uma palavra potiguar. Fomos uma base americana durante a Segunda Guerra Mundial e os americanos, ao irem para as 'casas da noite', iam em traje de gala”, contou. Apesar da origem pomposa, o termo inicialmente ganhou conotação pejorativa. “Os natalenses não gostavam dessas pessoas.
Bolo alagado (ou “agalado”) é o doce do momento no TikTok. Você, com certeza, já se deparou com a seguinte cena na rede social: uma calda de leite é derramada na massa assada, que, por um instante, fica “afogada” dentro do recipiente plástico; depois, o bolo absorve todo o líquido.
O que são ovos galados? Ovos galados são os ovos que foram fecundados. Normalmente, a maioria dos ovos vendidos nos mercados não são fecundados e não correm o risco de eclodir nem nas prateleiras, nem na casa do consumidor.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Doença peste, coisa ruim. Mulesta seria uma corruptela (distorção) de moléstia. A moléstia (doença) a que se refere a expressão é a Peste. É um regionalismo.
Mulesta não existe no dicionário formal, mas ela provavelmente vem da palavra moléstia, uma doença. Porém, há um sentido não apenas de doença, essa palavra também é usada para dizer que alguém está com raiva, descontrole ou até que alguém ta impossível de ser aturada.
Embaçado: usado para expressar que uma situação está difícil, ou para um lugar perigoso. Égua!: Expressão de espanto. Eras de ti: Maneira de repreender alguém.
Os soldados frequentemente usavam trajes de gala, algo incomum entre os natalenses. Com o tempo, esses soldados passaram a ser chamados de “galados”, uma referência direta aos seus ternos de gala.
Sobre. Gota serena (ou gota-serena) é uma expressão popular da região Nordeste do Brasil, cujo significado pode ser para indicar surpresa ou admiração, se referindo a algo muito bom, ou ainda, quando um determinado acontecimento é incrível, grandioso e memorável.
Bixiga-lixa = Qualidade do maloqueiro; agitador; arruaceiro. Bizonho = Bizarro. Brenha = Lugar distante; de difícil acesso. Bacurau = Nome de ave com hábitos noturnos, também serve para se referir a serviços no horário da noite.
Xêro é uma expressão muito popular nordestina que traz em si, além do verbo cheirar, um tom afetivo à expressão. O novo Pinho Sol Flor de Mandacarú mistura cheiro suave de casa limpa com o xêro afetivo, já que o produto está a gerações nos lares brasileiros.
Isso mesmo, o emoji 🤟 significa "Eu te amo", na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O sinal tem origem na Língua Americana de Sinais, onde o dedo mínimo representa a letra I e os dedos indicador e polegar, juntos, a letra L. Já os dedos mínimo e polegar esticados, ao mesmo tempo, representam a letra Y.
Tudo 2 é uma gíria usado por criminosos, da facção chamados Comando Vermelho. Se refere ao sinal que fazem com as mãos simbolizando o C e o V, iniciais de Comando Vermelho. O vê nada mais é do que dois dedos que nós também usamos como número dois, obviamente.
Segundo o cigano, a letra M nas mãos é um poderoso sinal de intuição, sucesso e conexões espirituais. Se você tem essa marca, saiba que está destinado a alcançar todos os seus planos e objetivos, apesar dos obstáculos.
Galado pode ser algo engraçado, hilário. "que bixooo galadoo!" é uma expressão comum em Natal/RN, para designar uma figura engraçada, hilária, que acaba de exarar uma brincadeira. Pode ser também um adjetivo pejorativa, como por exemplo na frase: "Esta mulher não passa de uma galada!".
A canábis é a planta da qual se obtêm várias drogas de uso recreativo, tais como a marijuana/erva (flores da planta) ou o haxixe (produzido a partir da resina da planta). É também conhecida como “ganza”, “charros”, “maconha”, entre outras denominações. É a droga ilegal mais consumida em Portugal.