Retas perpendiculares são quando duas retas se cruzam, formando um ângulo reto entre elas, ou seja, um ângulo de 90º. Podemos estudar analiticamente as retas perpendiculares. As retas perpendiculares formam um ângulo de 90º entre si.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto.
As retas perpendiculares quando se cruzam entre si num ponto comum constroem um ângulo reto (90°). A perpendicularidade ou ortogonalidade não é uma característica exclusiva das retas, pois também é aplicada ao plano.
Ouça o texto abaixo! Duas retas r e s são perpendiculares se, e somente se, são concorrentes e formam ângulos “retos”. Uma reta concorrente com um plano, num determinado ponto, é perpendicular ao plano quando é perpendicular a todas as retas do plano que passam pelo ponto determinado.
A RUA 6 TEM DIREÇÃO DIFERENTE DAS RUAS 1 E 3 E, POR ISSO, SE CRUZAM EM UM ÚNICO PONTO. PODEMOS AFIRMAR QUE A RUA 6 É TRANSVERSAL À RUA 1 E À RUA 3. ASSIM SENDO, DUAS RETAS SÃO PERPENDICULARES QUANDO TÊM APENAS UM PONTO EM COMUM FORMANDO, NESTE CRUZAMENTO, UM ÂNGULO RETO (90 GRAUS).
A perpendicularidade é uma propriedade geométrica que descreve duas retas que se encontram formando um ângulo reto (90º). Outros objetos geométricos, e não somente retas, podem ser perpendiculares também.
Dizemos que r e s são perpendiculares se o ângulo entre elas é 90°. Notação: r⊥s (lê-se “r é perpendicular a s”). Na representação gráfica, o ângulo reto é indicado por um pequeno quadrado. Ângulo reto entre duas retas perpendiculares.
Duas retas são perpendiculares se se cruzam formando ângulos retos. Se essa é uma reta e uma reta perpendicular se parece com isso, então uma reta perpendicular vai interceptá-la; mas ela não vai ser só uma intersecção, mas as retas vão se cruzar formando ângulos retos, ou seja, formando 90 graus.
Retas paralelas são retas que nunca se interceptam, e elas formam o mesmo ângulo quando são interceptadas por outra reta. As retas perpendiculares se interceptam em um ângulo de 90 graus, formando um canto quadrado.
Um facto importante que precisa de estar ciente é de que a menor distância de um ponto a uma reta é a distância perpendicular. Então, quando nos referimos à distância entre um ponto e uma reta, é esta distância que estamos a tentar calcular.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Duas retas distintas pertencentes ao mesmo plano ou não serão perpendiculares se formarem um ângulo reto no seu ponto de encontro.
Retas transversais são retas que cruzam um par ou um feixe de retas paralelas. Ainda pensando nas ruas dos bairros e das cidades, quando temos uma visão panorâmica é possível encontrar ruas transversais.
Uma das evidências para saber se a via é de mão dupla ou não é observar a cor da faixa que divide a pista e as orientações no chão e nas placas da via. A faixa amarela indica que a via é de sentido duplo – ou seja, mão e contramão. Já, se for branca, indica sentido único.
As retas concorrentes são perpendiculares quando formam ângulos retos, ou seja, que medem 90° cada. As retas perpendiculares formam ângulos de 90°. Quando as retas concorrentes não formam ângulo de 90°, elas são oblíquas.
Contudo, em Matemática, as definições são um pouco mais específicas: - Perpendiculares sempre têm um ponto em comum. - Ortogonais podem não estar no mesmo plano e nem mesmo se tocarem, apesar fazerem 90º com suas projeções.