O Novo Conceito refere-se a uma abordagem inovadora e disruptiva, que busca romper com paradigmas e trazer novas soluções para problemas antigos. Surgiu da necessidade de se reinventar em um mundo em constante transformação, onde a criatividade e a inovação são essenciais para se destacar no mercado.
Em filosofia, o conceito é “a representação mental de um objeto abstrato ou concreto”. Para André Comte-Sponville, “o conceito é uma ideia abstrata, definida e construída com precisão: é o resultado de uma prática e o elemento de uma teoria”. O conceito, portanto, é uma construção ou uma elaboração.
Um conceito é um conhecimento mais geral aplicado a um objeto ou a uma situação particular: representa uma categoria de objetos, de eventos ou de situações e pode ser expresso por uma ou mais de uma palavra. Para alguns, essa representação é mental; para outros, ela é linguística e pública.
O que aconteceu com a Novo Conceito? Durante o período de 2009 a 2015, compramos uma grande quantidade de títulos internacionais e, com a crise iniciada no Brasil, nosso fluxo e nossa estratégia foram fortemente atingidos. Infelizmente, tivemos que diminuir drasticamente os lançamentos e reestruturar toda a Editora.
A edição diz respeito ao conteúdo final, ou seja, o texto que foi revisado, editado e que vai compor o livro — seja em formato físico ou digital. A primeira vez que um livro é lançado chama-se “primeira edição”, e então define-se a quantidade de exemplares que serão feitos, ou seja: a tiragem ou impressão.
Conceito – O conceito é uma representação mental de um objeto ideal ou real no nosso pensamento por meio de abstrações, a partir de características, atributos, propriedades, comuns a uma classe de objetos. Ao aprender um conceito, desenvolvemos a capacidade de distinguir atributos, delimitar a compreensão de algo.
A palavra conceito surgiu do termo em latim conceptus, que significa “coisa concebida” ou “formada na mente”, podendo ser expresso como uma ideia, noção ou concepção sobre algo que surgiu pelo pensamento de alguém. É a maneira como compreendemos e pensamos sobre algo.
Um conceito pode ser traduzido como a concepção ou a caracterização de algo. De maneira mais profunda, podemos dizer que o conceito corresponde à formulação de ideias por meio de palavras ou, então, de recursos visuais.
Conceito é uma frase (juízo) que diz o que a coisa é ou como funciona. O conceito, enquanto o-que-é é a expressão de um predicado comum a todas as coisas da mesma espécie. Chega-se a esses predicados ou atributos comuns por meio da análise de diversas coisas da mesma espécie. O homem é um ser racional.
Para que haja uma definição, faz-se extremamente necessário que o termo atenda a dois princípios básicos: ser universal na sua extensão e particular na sua compreensão; ou seja, deve se estender a todos os objetos e dizer somente deste objeto em si.
Para a identificação de conceitos, é necessário que o processo de coleta de termos seja realizado de forma minuciosa. A análise de contextos é parte fundamental para que ocorra a síntese. Finaliza enfatizando que os cientistas se apropriam das palavras dando a elas um sentido específico.
1) Uma definição precisa fornecer a essência daquilo que está sendo definido. 2) Uma definição não deve ser circular. 3) Uma definição não deve ser negativa quando ela pode ser positiva. 4) Uma definição não deve ser expressa em linguagem figurativa ou obscura.
Um conceito é um conhecimento mais geral aplicado a um objeto ou a uma situação particular: representa uma categoria de objetos, de eventos ou de situações e pode ser expresso por uma ou mais de uma palavra. Para alguns, essa representação é mental; para outros, ela é linguística e pública.
Todo conceito surge para resolver um problema. Todo e qualquer conceito surge porque de uma maneira ou de outra havia uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho havia uma pedra. A pedra é o acontecimento, e o conceito é a vida que procura dar conta de si mesma, superando os obstáculos através do pensamento.
Ainda segundo o mesmo autor, um conceito é uma ideia, ou seja, a “representação mental de uma coisa concreta ou abstrata” ou “os objetos de pensamento enquanto pensados”.
A função dos conceitos é a representação do real e quando houver necessidade de inferências, onde a abstração se faz presente, há que se ter ainda mais atenção, para que ser perceba o importante, já que a totalidade da realidade é impossível de apreender.
Estudar e entender um conceito é primordial não apenas para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, mas também para a compreensão de tal domínio tornam-se um termômetro do momento em que a sociedade está passando.
O ISBN International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de "RG" para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas.
Qual a diferença entre uma edição e outra de um livro?
Edição é o trabalho realizado pelo editor de forma a alterar o livro para uma versão nova. Enquanto isso, reimpressão é apenas uma nova tiragem de livros. Por isso, quando uma editora ou autor realiza nova impressão, não necessariamente ele está lançando uma nova edição.
Por isso é tão comum encontrarmos mais de uma edição de um mesmo livro. Afinal, é justamente para isso que elas existem. Segundas edições (ou terceiras, quartas etc) dão aos autores a possibilidade de modificar o conteúdo de suas obras mesmo após a publicação.