Pode ser classificado em: Óbito Neonatal – óbito ocorrido em crianças menores de 28 dias; Óbito Infantil Tardio ou Pós- Neonatal – óbito ocorrido em crianças com mais de 28 dias e com menos de 1 ano de idade.
A mortalidade pós-neonatal se refere aos óbitos entre um mês e um ano de vida. Ela é diretamente dependente das condições de esgotamento sanitário, do grau de escolaridade das mães, do acesso aos cuidados com a criança e das condições sócio-econômicas em que ela vive.
No Brasil, as principais causas de óbitos neonatais são a asfixia intra-uterina e a intraparto, o baixo peso ao nascer, as afecções respiratórias do recém-nascido, as infecções e a prematuridade.
Óbito perinatal: Mortes que ocorrem entre a 28ª semana de gestação ao 7º dia após o nascimento (DECS, 2010). Taxa de mortalidade perinatal: Número de óbitos ocorridos no período perinatal por mil nascimentos totais, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado (RIPSA, 2008).
III - óbito fetal: é a morte de um produto da concepção, antes da expulsão ou da extração completa do corpo da mãe, com peso ao nascer igual ou superior a 500 gramas. Quando não se dispuser de informações sobre o peso ao nascer, considerar aqueles com idade gestacional de 22 semanas (154 dias) de gestação ou mais.
Aula inaugural Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e Atuação em Comitês de Mortalidade
O que é a morte neonatal?
Pode ser classificado em: Óbito Neonatal – óbito ocorrido em crianças menores de 28 dias; Óbito Infantil Tardio ou Pós- Neonatal – óbito ocorrido em crianças com mais de 28 dias e com menos de 1 ano de idade. (Ministério da Saúde – Terminologia).
A natimorte, por definição, envolve a morte do feto. Nos Estados Unidos, define-se natimorto como morte fetal antes ou durante o parto com ≥ 20 semanas de gestação. A Organização Mundial de Saúde define natimorto como morte fetal após 28 semanas. Ocorrem quase 2 milhões de natimortes no mundo todo a cada ano (1).
O período perinatal começa em 22 semanas completas (154 dias) de gestação (época em que o peso de nascimento é normalmente de 500 g), e termina com sete dias completos após o nascimento. O período neonatal começa no nascimento e termina após 28 dias completos depois do nascimento.
Infelizmente, por vezes, um bebé nasce, aparentemente saudável ou não, e morre durante os primeiros 28 dias de vida. A esta morte dá-se o nome de Perda Neonatal. Caso esta seja a sua realidade, lamentamos imenso e esperamos que encontre esclarecimento e conforto aqui.
Esses problemas podem incluir: Ruptura prematura da placenta (quando a placenta se desprende do útero precocemente) Entrada do sangue do feto na corrente sanguínea da mãe. O prolapso do cordão umbilical (quando o cordão sai da vagina antes do bebê)
As quatro principais causas de morte materna no Brasil, entre as obstétricas diretas, são: as síndromes hipertensivas, as hemorragias, as infecções puerperais e as complicações do aborto. As causas obstétricas diretas são responsáveis por 66% das mortes maternas em nosso país.
O período neonatal, que compreende os primeiros 27 dias pós-parto, é uma fase considerada de vulnerabilidade à saúde infantil por riscos biológicos, ambientais, sociais e culturais.
Na UTI Neonatal e Pediátrica são internados recém-nascidos prematuros, crianças que correm risco de vida e necessitam de cuidados 24 horas por dia, bem como aqueles que sofreram algum problema no nascimento. Essa internação se dá via Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico ou transferências de outros hospitais.
Método de Cálculo: Numerador: número de óbitos de residentes de 28 a 364 dias de idade x 1.000. Denominador: número de nascidos vivos de mães residentes.
A mortalidade infantil compreende a soma dos óbitos ocorridos nos períodos neonatal precoce (0-6 dias de vida), neonatal tardio (7-27 dias) e pós-neonatal (28 dias e mais).
O puerpério, ou pós-parto, é o período que se inicia após a dequitação (saída da placenta) e termina com a primeira ovulação da mulher. A primeira ovulação nas mulheres que não amamentam ocorre entre 6 e 8 semanas após o nascimento do bebê. Nas mulheres que amamentam isso pode acontecer depois de 6 a 8 meses.
PT: deve ser medido de uma saliência escapular a outra, circundando o tórax, passando por cima dos mamilos. Em crianças a termo, o PT de nascimento é, em média, de 32 cm. Nos pré-termos, entre 29-30 cm.
Para o período perinatal, adotou-se a definição utilizada pelo Ministério da Saúde: inicia-se em 22 semanas completas de gestação e termina aos sete dias completos de vida.
Aqui, é obrigatório emitir declaração de óbito (DO) e realizar o consequente sepultamento (ou cremação) em caso de morte fetal com idade gestacional maior ou igual a 20 semanas e/ou peso maior que 500 g e/ou estatura maior que 25 cm.
As causas do óbito fetal incluem infecções maternas na gestação, doenças maternas, incluindo sífilis, soropositividade com baixa contagem de CD4+, malária, diabetes e hipertensão, anomalias congênitas, asfixia e trauma do nascimento, complicações placentárias, umbilicais, amnióticas, uterinas e restrição do crescimento ...