Para Kotler (1998), um produto é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição ou consumo; inclui objetos físicos, serviços, personalidades, lugares, organizações e ideias.
Para Kotler (1993): “Produto é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição, atenção, utilização ou consumo e que pode Page 6 6 6 satisfazer um desejo ou necessidade”. O desenvolvimento de um produto deve considerar três estágios: o primeiro diz respeito ao produto básico que é o núcleo do produto.
Segundo Kotler e Armstrong, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer um desejo ou necessidade.
Na verdade, a resposta é simples: produto é toda a mercadoria colocada à venda no comércio, que, normalmente, tem prazo de validade. Já serviço é um ato ou desempenho intangível, oferecido por uma empresa para outra empresa ou consumidor final.
Um produto é tudo aquilo capaz de satisfazer um desejo ou uma necessidade. O mais importante de um produto é o serviço que ele presta. O produto não é somente o que o engenheiro diz dele, mas, também, o que está implicado por sua concepção, embalagem, distribuição, preço qualidade e garantia.
Enquanto produtos podem ser guardados e armazenados em estoque, esgotando-se e perdendo prazo de validade, o serviço tem limitações de disponibilidade associadas a recursos humanos e materiais, e dependem da participação ou presença do cliente para acontecerem.
Qual a principal característica que define um produto?
Os produtos podem ser classificados quanto a determinadas características: a) Quanto à vida útil: durável e perecível. b) Quanto à necessidade: necessário e supérfluo. c) Quanto à demanda: elástico e inelástico.
Kotler (2003) esclarece que os clientes são tão importantes às empresas que precisam ser valorizados e considerados como ativos e recursos. Clientes não querem tratamento como simples consumidores, por isso precisam ser devidamente identificados e suas necessidades averiguadas e atendidas.
Kotler (2000, p. 27) afirma que “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.
Segundo Kotler e Armstrong (2003), existem quatro fatores psicológicos que influenciam significativamente nas escolhas de compra do indivíduo: motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes.
Um automóvel e um ônibus são produtos, enquanto uma passagem de ônibus e uma corrida de táxi ou Uber são serviços. Outro exemplo: um aparelho celular é um produto, e a sua linha telefônica, cobrada pela operadora, é um serviço.
No caso que nos interessa, ele designa bens de consumo ou comércio: mercadorias passíveis de venda, como por exemplo, um televisor, um carro, um alimento etc. No ramo da economia, produtos são bens duráveis e não duráveis que podem ser guardados e armazenados em estoque, podendo esgotar e perder o prazo de validade.
Como roupas, eletrônicos, móveis ou automóveis. Serviços são outra subcategoria de produtos que se refere a atividades intangíveis que são realizadas para beneficiar os clientes.
Quais são as 8 demandas de Kotler? Segundo Kotler; Keller (2012), existem oito tipos de demandas, quais são elas? c. Demanda negativa, demanda inexistente, demanda latente, demanda em declínio, demanda irregular, demanda plena, demanda excessiva, demanda indesejada.
Qual é a visão do Kotler sobre as necessidades do cliente?
Philip Kotler afirma que as necessidades são requisitos humanos básicos, elas preexistem, o desejo não. O profissional de marketing não cria necessidades, o que é trabalhado, são estratégias com finalidade de aproximação do reconhecimento desses anseios para o que o mercado oferta.
Qual é o principal objetivo do marketing vista por Philip Kotler?
Essa definição vai ao encontro do que diz Philip Kotler, que define o marketing como: “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com lucro.
Quais são as 4 diferenças entre serviços e produtos?
Principais diferenças entre produto e serviço Produtos são tangíveis, ou seja, podem ser tocados, enquanto serviços são intangíveis e não podem ser tocados. Em outras palavras, produtos são bens materiais que podem ser tocados e criados a partir de matérias-primas, enquanto serviços são consumidos enquanto prestados.
Os produto podem ser classificados de acordo com sua natureza como tangíveis ou intangíveis. Os tangíveis são os bens materiais. São aqueles produtos dotados de uma existência física e que se constituem na forma de um objeto. Exemplos de produtos tangíveis: automóveis, peças de vestuário, cerveja, xampu, alimentos etc.
Desenvolver um conceito de produto eficaz requer uma análise cuidadosa do mercado, do público-alvo e dos concorrentes. Além disso, é essencial comunicar o conceito de forma clara, coerente e atrativa, utilizando estratégias de marketing assertivas.
Características do produto (também conhecido como "atributos"), são informações complementares do produto (por exemplo "Modelo", "Fabricante", "Garantia", etc.). As características devem ser informadas no cadastro do produto (menu "Produtos" na administração da loja).