O quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio e losango são exemplos de quadriláteros. Os quadriláteros apresentam quatro lados, quatro vértices e quatro ângulos internos.
Quadriláteros são polígonos que possuem quatro lados. Podem ser classificados, de acordo com a quantidade de lados paralelos que possuem, em paralelogramos ou trapézios. Quadrados, retângulos e losangos são exemplos de quadriláteros.
Aprenda o que são quadriláteros, as principais características desses polígonos e o modo como eles são classificados. Quadriláteros são polígonos que possuem quatro lados. Por serem polígonos, esses lados são segmentos de reta que se encontram em suas extremidades sem que haja cruzamento entre dois ou mais deles.
Trata-se de polígonos formados por apenas quatro lados. Os mais importantes são os trapézios e os paralelogramos. Quadriláteros são polígonos que possuem quatro lados.
Quadriláteros 01: O que é um quadrilátero / Elementos de um quadrilátero
Como pode ser classificado esse quadrilátero?
Os quadriláteros classificam-se em em paralelogramos, trapézios e quadriláteros quaisquer , também chamado de trapezóides. 1-Paralelogramos -São quadrilátero de lados opostos paralelos. Os paralelogramos classificam-se em retângulo, losango ou rombo e paralelogramo propriamente dito ou rombóide.
A área do quadrado, um caso particular de quadrilátero, pode ser calculada elevando seu lado ao quadrado. A área do quadrado é igual à medida do seu lado ao quadrado.
Quadrilátero é um polígono de quatro lados. Quadrilátero é um polígono de quatro vértices. Quadrilátero é um polígono de duas diagonais. Quadrilátero é um polígono de quatros ângulos internos.
Um quadrilátero é definido como uma forma bidimensional com quatro lados, quatro vértices e quatro ângulos. Existem dois tipos principais: côncavo e convexo. Também há várias subcategorias de quadriláteros convexos, como trapézios, paralelogramos, retângulos, losangos e quadrados.
Quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio e losango são exemplos de quadriláteros. Exemplos de quadriláteros. Quadriláteros são polígonos com quatro lados, como o quadrado, o retângulo, o paralelogramo, o losango e o trapézio.
Externos: a soma dos ângulos externos de um quadrilátero é 360º. A' = 180º-A B' = 180º-B C' = 180º-C D' = 180º-D A'+B'+C'+D' = (180º-A) + (180º-B) + (180º-C) + (180º-D) = 4x180º - (A+B+C+D) = 720º- 360º = 360º. Paralelogramo: É um quadriláteros que tem lados opostos paralelos.
A área do quadrilátero equivale à soma das áreas dos dois triângulos. Sabemos, pelo estudo da geometria analítica, que a área do triângulo no plano é dada por metade do módulo do determinante de suas coordenadas.
A classificação dos polígonos é utilizada para nomeá-los. Por exemplo, quando o polígono possui exatamente três ângulos, ele é chamado de triângulo; quando ele possui quatro ângulos, ele é chamado de quadrilátero. Acima de quatro lados, os polígonos são nomeados como pentágonos, hexágonos e assim sucessivamente.
Os quadriláteros estão classificados de acordo com a posição de seus lados relativamente. Portanto aqueles que possuem lados opostos, são chamados de paralelogramos. Enquanto que os que possuem um par de lados opostos paralelamente e outro não são os trapézios.
Qual é o nome do quadrilátero que tem todos os lados com a mesma medida e todos os ângulos medindo 90?
Chamamos de quadrado um polígono de quatro lados que possui os quatro lados e os quatro ângulos congruentes – cada ângulo possui exatamente 90º. Como o quadrado é um paralelogramo, todas as propriedades são válidas para o quadrado.