As perguntas fechadas são aquelas que restringem a resposta a poucas opções, como “Sim” ou “Não”. Logo, a construção de perguntas fechadas em geral envolvem um fato, uma suposição ou escolhas.
Normalmente, são respostas de uma palavra, como "sim/não", "verdadeiro/falso" ou um conjunto de perguntas de múltipla escolha. Por exemplo, "Você está satisfeito com sua compra?" seria uma pergunta fechada se o respondente só pudesse escolher "sim" ou "não" como resposta.
Perguntas fechadas são aquelas que são respondidas com um simples sim ou não. Já as perguntas abertas são aquelas em que a resposta demanda uma opinião ou explicação, tornando-se mais reveladoras!
Diferentemente das perguntas fechadas, que precisam apenas de um simples "sim" ou "não" para responder à pergunta, as perguntas abertas solicitam que o respondente detalhe sua resposta em um formato de resposta livre. Com perguntas abertas, os entrevistados têm a oportunidade de expressar o que pensam e sentem.
Diferença entre PERGUNTA ABERTA e PERGUNTA FECHADA – Explicação e exemplos
Como são perguntas abertas?
As perguntas abertas são aquelas que permitem qualquer tipo de resposta. Elas não delimitam ou restrigem a poucas opções, como “sim” ou “não”, como no caso de perguntas fechadas.
Existem três tipos de questionários: questionário aberto, fechado e misto. O questionário do tipo aberto é aquele que utiliza questões de resposta aberta. Este tipo de questionário proporciona respostas de maior profundidade, ou seja dá ao sujeito uma maior liberdade de resposta, podendo esta ser redigida pelo próprio.
Quais as vantagens e desvantagens de uma pergunta aberta?
Uma pergunta aberta pode levar a respostas superficiais. De fato, o entrevistado pode ser tentado a não ter tempo para refletir e responder com a primeira resposta que lhe vier à mente. A fim de ter uma alta taxa de resposta, recomenda-se não incluir muitas perguntas abertas em um questionário.
O questionário de pesquisa é o formulário que será respondido pelos seus entrevistados. Nele vão constar todas as perguntas que, uma vez respondidas, vão te alimentar com dados valiosos para tomar decisões melhores. Só assim já dá para perceber que errar na hora de criar um questionário de pesquisa não é uma opção.
Tecnicamente, questionário é uma técnica de investigação composta por um número grande ou pequeno de questões apresentadas por escrito que tem por objetivo propiciar determinado conhecimento ao pesquisador. Diferencia-se da entrevista pois nesta última as perguntas e respostas são feitas de maneira oral.
O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.
O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões.
Quais são as 3 perguntas que um bom vendedor deve saber responder?
Quais são as 3 perguntas que um bom vendedor deve saber responder? Quais são, em sua opinião, nossos principais concorrentes? Por que acha que somos diferentes deles? (Conhecimento da concorrência). Quais são as três coisas que você acha que um cliente mais valoriza hoje em dia? (Conhecimento de clientes).
Faça uso de uma linguagem específica. Seja o mais específico possível em sua forma de falar. Evite hipérboles e lembre-se de perguntar sobre o que realmente interessa. Não pergunte uma pessoa de negócios se está contratando, por exemplo, se você só tiver interesse em uma vaga em particular.
Como abordar as pessoas para responderem o questionário?
Ao pedir para as pessoas responderem à sua pesquisa, é melhor falar um pouco sobre o que você vai perguntar e por quê. Você pode fazer isso no texto do convite por email ou em uma introdução na própria pesquisa. Em geral, é uma boa ideia fazer os dois.
É recomendável começar o questionário com uma introdução. Escreva uma introdução supondo que os respondentes sabem pouco ou nada sobre o assunto do questionário. Use uma linguagem simples e clara para explicar brevemente o assunto e a finalidade do questionário.
O que devemos evitar Quando elaboramos um questionário?
Ao elaborar um questionário, é importante evitar perguntas embaraçosas, que exijam cálculos complexos por parte do entrevistado. Além disso, é fundamental evitar ambiguidades e garantir que as perguntas sejam claras e compreensíveis.
O questionário, segundo Gil (1999, p. 128), pode ser definido “como a técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas etc.”.
O questionário é um instrumento útil para coletar informações de pesquisa, os quais podem fornecer dados estruturados, podendo ser administrado muitas vezes sem a presença do pesquisador. Outra vantagem é que os questionários comparados a outros métodos podem ser simples de analisar.
Questionários são instrumentos de coleta de dados que são preenchidos pelos informantes sem a presença do pesquisador. Formulário é o nome geralmente usado para designar uma coleção de questões que são perguntadas e anotadas por um entrevistador, numa situação “face-a-face” com o entrevistado.
Ao elaborar um questionário, é importante evitar perguntas embaraçosas, que exijam cálculos complexos por parte do entrevistado. Além disso, é fundamental evitar ambiguidades e garantir que as perguntas sejam claras e compreensíveis.
Um interesse genuíno na resposta e uma curiosidade legítima ajudarão você a criar perguntas abertas significativas, bem como a alcançar seu objetivo ou a obter as informações necessárias. Ao escrever as suas perguntas, reserve um tempo para pensar no que você gostaria de saber dos entrevistados.
Exemplo: Você gosta do trabalho que realiza atualmente? Page 3 -Perguntas difusas: são lançadas a um grupo, permitindo que qualquer pessoa responda. Exemplo: Alguém de vocês gostaria de dar um exemplo? -Perguntas dirigidas: são especialmente dirigidas a alguém, permitindo a seleção da fonte de informação desejada.