Um bom ROAS é variável e depende de algumas coisas, como o objetivo da sua campanha. Quanto maior o ROAS, melhor para a sua empresa, isso é certo. Em linhas gerais, o que podemos dizer é que, normalmente as empresas buscam um ROAS 4, o que significa que, a cada R$ 1 mil investidos, haja um retorno de R$ 4 mil.
Cada produto tem uma margem específica, portanto não é possível dizer exatamente o mínimo ROAS esperado, mas normalmente acima de 3 já costuma representar uma operação saudável. Valores em torno de 10 provavelmente são excelentes campanhas.
Para calcular o ROAS, você só precisa ter em mãos dados como receita e custos publicitários. Tendo isso, use a fórmula ROAS, que é a seguinte: ROAS = (Retorno conseguido com os anúncios pagos / Custos publicitários envolvidos) x 100.
O ROAS é uma métrica: um número usado para medir a eficácia das campanhas de anúncio online (Mídia Paga) no Marketing Digital. Na prática, o ROAS aponta o quanto o seu negócio lucrou em uma determinada ação publicitária em comparação com o quanto você gastou para rodá-la na Internet!
Como o ROI avalia o quanto determinado investimento retornou, um ROI ideal é sempre igual ou maior do que 1, que significa 100%. Isso porque, se o ROI for menor do que 100%, quer dizer que você receberá menos do que o montante investido.
Qual é a diferença entre ROI e ROAS? A principal diferença entre as métricas é simples: o ROI é estratégico, enquanto o ROAS é tático. Como explicamos durante o artigo, o ROI é usado para medir o lucro gerado pelos anúncios em relação ao custo dele. Já o ROAS, mede a receita bruta do seu investimento.
Aqui estamos com duas siglas referentes ao mundo do Marketing Digital, ROI e ROAS. Tanto o Return on Investment (ROI) quanto Return on Advertising Spend (ROAS) são métricas essenciais para o seu negócio, pois ambas vão comparar seu investimento com o lucro obtido.
Como calcular o ROI? O cálculo do ROI é relativamente simples, basta realizar a seguinte fórmula para uma ação específica de marketing: ROI: ((Receita – Custo)/Custo) x 100.
ROI é a é a sigla em inglês para Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento). Essa métrica é usada para saber quanto a empresa ganhou com os investimentos feitos, principalmente na área de Marketing.
O ROE é calculado dividindo o lucro líquido da empresa pelo seu patrimônio líquido. Esta fórmula é expressa como: ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100.
ROI de marketing = receita – investimento / investimento
Em seguida, divide esse valor pelo investimento feito em marketing. Vamos para um exemplo: um e-commerce de artesanato decide criar um blog da empresa, além de investir nas estratégias de marketing de conteúdo, SEO e automação de marketing.
Para calcular é preciso dividir o lucro gerado pelo valor investido na campanha, anúncio/publicidade; ROI (Retorno Sobre Investimento) é uma métrica ampla utilizada para medir o retorno financeiro obtido em relação a qualquer tipo de investimento. Para calcular é necessário dividir o lucro gerado pelo valor investido.
A meta de ROAS (retorno sobre o investimento em publicidade) é uma das opções de estratégia de lance do Facebook. Ela nos diz como fazer lances no leilão de anúncios. Tentaremos respeitar a meta de ROAS ao longo da campanha, fazendo lances dinamicamente com o maior valor necessário para maximizar os resultados.
É o retorno dos seus investimentos com anúncios medindo a receita que os anúncios geram para cobrir o valor gasto. Ele indica a eficácia do anúncio na geração de receita. Por exemplo, se a Receita gerada por seu anúncio for R$1,000 e o Investimento do seu anúncio for R$100, seu ROAS será 10.
Pense em uma loja virtual que investiu R$ 20 mil em uma campanha de Google Ads para a Black Friday. Se a campanha gerar vendas de R$ 50 mil, o cálculo do ROI deve ser: (50.000 - 20.000) / 20.000 x 100 = 150%). A loja obteve, então, um retorno financeiro de 150% sobre o valor aplicado na campanha.
Quanto mais alto for o indicador, mais eficiente é a companhia. Isso porque ela é capaz de gerar mais lucros com ativos menores. Se uma empresa apresenta um ROA baixo, pode significar que seus investimentos foram direcionados para projetos pouco rentáveis. também pode significar que seus ativos têm baixa produtividade.
Sendo assim, o EBITDA é o valor absoluto do lucro operacional antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização, enquanto a margem EBITDA é a proporção desse lucro em relação à receita líquida da empresa, expressa em porcentagem.
EBIT = receitas totais – custos de produção – despesas de vendas e marketing – despesas gerais e administrativas – despesas com depreciação – despesas com amortização. Isso significa que, antes de considerar os efeitos dos juros e impostos, a empresa gerou um lucro operacional de R$480.000,00.
Mas, afinal, você sabe o que significa TIR? A origem da palavra e do conceito vem do inglês, que significa Internal Return Rate (IRR), mas a tradução literal é Taxa Interna de Retorno. Em síntese, é uma fórmula de matemática financeira que serve para calcular a taxa de retorno do investimento que está sendo analisado.
Quanto maior o VPL maior é a rentabilidade, quanto menor o VPL maior é o prejuízo, se ficar próximo ou igual a zero o projeto tem uma rentabilidade “neutra”.
Prosseguindo com os cálculos, chegaríamos a uma TIR de 3%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que essa porcentagem, então o projeto é viável. No entanto, se o retorno for igual ou maior que 3%, ele deve ser rejeitado.
Lembre-se de que a TIR é a taxa que faz com que o VPL dos fluxos de caixa projetados seja igual a zero. Se a TIR for maior do que a taxa mínima de atratividade (TMA), isso indica que o investimento tem um retorno esperado maior do que o custo de oportunidade, e o VPL será positivo.