O setting terapêutico constitui-se de regras pré-determinadas e combinações específicas de cada dupla, em que os papéis são especificados, estabelecendo-se uma assimetria.
O setting contempla arranjos práticos para a realização do trabalho, mas é também um conceito psicológico que inclui uma visão do que acontece dentro dele &– da moldura &– de modo diferente do que acontece fora.
Certamente você já deve ter ouvido algum psicólogo, terapeuta ou outro profissional da área psicológica mencionar o tal Setting Terapêutico. Este modo aplica-se como o lugar onde será realizada a terapia e todas as dimensões que leva a tranquilidade, o bem-estar da pessoa neste progresso.
Dessa forma, todos os elementos do ambiente terapêutico devem passar o mesmo tipo de mensagem, que deve ser a abordagem que o terapeuta irá tomar. Desde a cor das paredes até o mobiliário e os elementos de decoração, tudo tem que ser organizados dentro desse mesmo objetivo.
O setting é uma construção realizada entre o analista e o paciente e abarca todos os procedimentos que se organizam e possibilitam o processo terapêutico. Palavras-chave: enquadre psicanalítico; Freud; psicologia. BARROS, G. O Setting analítico na clínica cotidiana.
No campo psicanalítico, o setting é um espaço que se oferece para propiciar a estruturação simbólica dos processos subjetivos inconscientes, reunindo as condições técnicas básicas para a intervenção psicanalítica.
Quais são as principais características do setting terapêutico durante uma entrevista?
Ele envolve a relação, a conduta técnica e ética do terapeuta, bem como os princípios e acordos que guiam o encontro entre paciente e profissional. O importante é que o setting terapêutico crie um ambiente seguro e propício para que o paciente possa se abrir e encontrar novas formas de lidar com suas dificuldades.
O que é necessário para abrir um espaço terapêutico?
Além do alvará, é necessário cumprir as normas sanitárias. Isso inclui garantir que o espaço esteja limpo, seguro e adequado para a prestação de serviços terapêuticos. A vigilância sanitária local pode fornecer orientações detalhadas sobre essas exigências. A adequação às normas de acessibilidade também é importante.
O que não pode faltar em uma primeira sessão terapêutica?
Numa primeira sessão de terapia, espera-se que o paciente seja bem recebido. Isso envolve simpatia e empatia por parte do profissional. Também se espera, diante de abordagens mais diretivas como a comportamental, perguntas, muitas perguntas.
A função do terapeuta é fornecer apoio e tratamento aos indivíduos, auxiliando-os a superar desafios de saúde mental, por meio de avaliações, diagnósticos e desenvolvendo planos de tratamento personalizados. Eles criam um ambiente seguro e confidencial para facilitar a análise e o crescimento pessoal.
O Método Terapêutico é uma abordagem utilizada na área da saúde para tratar e prevenir doenças, promovendo o bem-estar físico, mental e emocional dos indivíduos.
O mérito de definir o termo"aliança terapêutica" é atribuído à psicanalista norte-americana Elisabeth Zetzel. A autora em pauta o concebe basicamente como uma relação de trabalho que se estabelece entre paciente e psicoterapeuta em prol do processo psicoterapêutico.
“Passear com o seu pet, viajar, ir à academia, se ocupar com práticas manuais, por exemplo, são atividades que produzem prazeres e são terapêuticas. Ou seja, estão ligadas ao bem-estar e ao conforto emocional.
Entende-se por Comunidades Terapêuticas, entidades privadas, sem fins lucrativos, que realizam gratuitamente o acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, em regime residencial transitório e de caráter exclusivamente voluntário (espontâneo).
Embora Lacan também tenha formulado conceitos como Real, Simbólico e Imaginário, objeto a, gozo, entre outros, ele considera como os quatro conceitos fundamentais da teoria psicanalítica os já propostos e demarcados por Freud: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.
Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.
Algumas características importantes de um espaço terapêutico:•Privacidade: O espaço deve ser privado e livre de distrações externas, para que o paciente se sinta à vontade para falar abertamente. Conforto: O ambiente deve ser acolhedor e confortável, com mobiliário apropriado, temperatura agradável e boa iluminação.
Os espaços holísticos são ambientes que desenvolvem atividades fundamentadas no holismo, termo derivado da palavra grega 'holos', cuja tradução é 'todo'. Desta forma, o holismo propõe uma visão de mundo onde o inteiro se sobrepõe às partes, estabelecendo que tudo está conectado.
Ser aprovado na Certificação de Conformidade Técnica, nos Fóruns de Certificação, coordenados pelo CONSELHO; Participar dos eventos anuais, obtendo o Certificado de Congressista com avaliação online. Mais informações acesse www.crt.org.br/inscricaoHolistica.
Os processos em setting analítico são percursos cheios de fulgor, de imensidão. É um caminhar que no primeiro olhar parece um lugar da dificuldade e de sofrimento (e o é), mas, que olhando a dois podemos encontrar a beleza das transformações de enfim chegarmos ao sujeito que nos habita.
Para que a terapia seja bem-sucedida, é importante que o paciente esteja disposto a trabalhar em si mesmo e seja aberto a discutir suas emoções, pensamentos e comportamentos. Ele deve estar comprometido em fazer mudanças na sua vida e estar disposto a fazer tarefas e exercícios entre as sessões.
O processo terapêutico consiste em desvendar conflitos que causam sofrimento ao paciente. Ele faz com o que o paciente se entenda, se escute, e tome consciência dos padrões de repetição e sintomas de seu transtorno psicológico. Isso depende de um contrato consensual entre o paciente e o terapeuta.