Enquanto o trade marketing busca promover o melhor relacionamento possível entre fabricantes, distribuidores (varejo e atacado) e o consumidor final, o shopper marketing visa identificar as necessidades e as intenções do comprador, além de induzi-lo a realizar determinadas ações no PDV.
O shopper marketing identifica as diferentes intenções dos dois tipos de clientes, consumidores e compradores, e traça ações para induzir esse último a optar pelo seu produto nos pontos de venda, tanto físicos quanto digitais.
Em tradução livre do inglês, a palavra pode significar “comprador”, o que serve para explicar seu papel. Basicamente, o shopper é quem efetivamente efetua a compra no ponto de venda (PDV). Se, em uma loja, há 100 pessoas, mas apenas 30 delas são as responsáveis pelas vendas realizadas, então há 30 shoppers no local.
“Consumidor é o que exerce o papel no ato de consumo de determinado produto, enquanto shopper é o papel exercido pela pessoa que compra o mesmo produto”. Num exemplo clássico, uma mãe pode comprar um produto para a filha, mas não ser consumidora dele, mas se ela consumir, ela será shopper e consumidora.
Shopper é um conceito utilizado para definir quem realiza a compra no ponto de venda. Ou seja, o indivíduo responsável por fazer a escolha do produto, tomar a decisão e efetuar o pagamento. Utilizar estratégias customizadas para que as pessoas fechem uma compra é essencial no varejo.
O que significa entender o consumidor como um Shopper?
O shopper consiste no cliente que realiza compras em uma loja, mas não mantém nenhum relacionamento com ela e com o produto. Sendo assim, é a pessoa que faz a compra no Ponto de Venda - PDV, ou seja, quem vai até o estabelecimento, escolhe o produto e efetua o pagamento.
Ensino Médio Completo; Disponibilidade para atuar em escala Turno Manhã ou Tarde/ Noite; Habilidade com utilização de celular, aplicativos, atendimento ao cliente; Possuir celular Android para o Trabalho; Disponibilidade de iniciar o trabalho como temporário com chances de Efetivação.
O comportamento de compra do consumidor vem mudando muito. Representados principalmente pela geração Y, o novo shopper não quer apenas comprar produtos, ele aprecia a experiência. O ato de comprar é saboreado, por isso, o ponto de venda precisa oferecer comodidade, bem-estar, soluções, novidades e ótimo atendimento.
Para se tornar um personal shopper não é necessária nenhuma formação tradicional. No entanto, alguns cursos podem ajudar quem ainda está começando na área. Institutos como a Ecole Supérieure de Relooking e a EBAM oferecem essa formação.
O marketing de um shopping é baseado em estratégias para atração de público e consolidação da marca, com o objetivo de entregar aos lojistas que compõem o mix comercial o maior número de clientes possível.
A história da Shopper começou a ser escrita quando Rodas conheceu Bruna Vaz. Em 2013, os dois fundaram a Renovatio, empresa sem fins lucrativos que atua com a produção e a doação de óculos de grau de baixo custo, e da qual ainda são sócios. Como a parceria se mostrou afinada, eles decidiram desenvolver mais um projeto.
O principal motivo que leva uma pessoa a comprar um produto ou contratar um serviço é a necessidade. Nesse caso, estamos falando tanto das necessidades básicas (como comida, vestuário e abrigo) quanto dos desejos (como status, pertencimento social ou autoestima, por exemplo).
O perfil de consumidor é um compilado de características, valores e comportamentos influenciados por fatores sociais, psicológicos, culturais e pessoais que compõem um determinado público. Ele serve como um guia, que te auxiliará a descobrir o que seus clientes desejam receber ao comprar na sua empresa.
A média salarial do cargo de Personal Shopper (Brasil) é de R$ 3.801 por mês. As estimativas de salários têm como base 148 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Personal Shopper nessa localização (Brasil).
A faixa salarial estimada do cargo de Shopper na empresa Rappi é de R$ 2 mil a R$ 2 mil por mês. Ela inclui o salário base e a remuneração variável. O salário base médio do cargo de Shopper na empresa Rappi é de R$ 2 mil por mês.
Fabio Rodas, CEO da Shopper, supermercado 100% online, diz em entrevista exclusiva na série UOL Líderes que ser empreendedor no Brasil é tomar "porrada" de todos os lados.