Solo rochoso Esse tipo de solo é caracterizado pela presença de muitas rochas e tem pouca capacidade de retenção de água e nutrientes. No entanto, é possível cultivar plantas em solo rochoso com algumas adaptações.
Solos salmorão: típicos da porção sul do território brasileiro, são formados predominantemente por fragmentos de rochas, apresentando assim uma textura granulosa. Esse tipo de solo apresenta baixa fertilidade.
Rochas são estruturas sólidas constituídas por minerais e dispostas na litosfera. Elas são classificadas em ígneas, sedimentares ou metamórficas de acordo com sua formação. Os diferentes tipos de rocha são determinados de acordo com o seu processo de formação. Ouça o texto abaixo!
O Solo Pedregoso é um tipo de solo caracterizado por uma alta concentração de pedras, cascalho e rochas em sua composição. Ele é conhecido por sua textura irregular devido à presença desses materiais sólidos. Essas pedras podem variar em tamanho, desde pequenos cascalhos até grandes rochas.
Os solos pedregosos podem ser formados por rochas ígneas, metamórficas ou sedimentares. Sua granulometria varia de acordo com o tamanho das pedras, podendo apresentar uma distribuição granulométrica ampla ou restrita. Eles são comuns em áreas de montanha ou regiões com relevo acidentado.
As denominações, tais como: solos argilosos, solos arenosos, solos rasos, solos vermelhos, solos profundos, solos de mata, solos de campo, solos de basalto, solos de granito, solos jovens, solos velhos, etc., podem ser consideradas formas simples de classificação, em que se considera apenas um fator ou característica, ...
Este solo possui granulometria maior que 0,005 e menor que 0,05 – é, portanto, um intermediário entre a areia e a argila. O solo siltoso é considerado um solo 'ruim'. É difícil trabalhar nesse terreno, já que há níveis elevados de erosão e desagregação natural.
Esse tipo de solo é caracterizado pela presença de muitas rochas e tem pouca capacidade de retenção de água e nutrientes. No entanto, é possível cultivar plantas em solo rochoso com algumas adaptações.
Para que a rocha se transforme em solo é necessário que ocorra o intemperismo. Esse é o processo de erosão e decomposição das rochas. Para que isso ocorra, é necessário que a rocha fique exposta aos agentes erosivos por um longo período.
Solo Rochoso: em regiões com solo rochoso, a perfuração requer equipamentos de alta potência, como perfuratrizes rotativas ou martelos pneumáticos. A composição da rocha também influencia a eficiência do poço em termos de vazão e qualidade da água.
Esses locais são compostos essecialmente por rochas e são popularmente conhecidos como montanhas. As rochas se formam por processos naturais da própria Terra, assim como as lavas dos vulcões nas deformações que se formam nas cadeias de montanhas, ou no fundo de mares, rios e lagos.
O solo argiloso é representado por uma terra vermelha-escura, bastante úmida e macia. Em sua composição, há mais de 30% de argila — daí o nome. Mas ele também é composto por grandes quantidades de ferro e alumínio. É um tipo de solo característico de regiões tropicais (quentes e úmidas), como é o caso do Brasil.
Saibro é o produto de alteração de rochas quartzo-feldspáticas, como granitos e gnaisses. No mundo do tênis chama-se de saibro ou terra batida um dos três principais tipos de superfícies que se utilizam nas quadras, o mais lento de todos eles.
SOLOS TIPO 1: Solos de textura arenosa, com teor mínimo de 10% de argila e menor do que 15%; SOLOS TIPO 2: Solos de textura média, com teor mínimo de 15% de argila e menor do que 35%; SOLOS TIPO 3: solos de textura argilosa, com teor de argila maior ou igual a 35%.
Classificam-se como solos velhos ou maduros, formados sob condições tropicais. Por causa do intenso processo de intemperismo e lixiviação a que foram submetidos, apresentam quase que uma ausência total de minerais facilmente intemperizáveis.
O solo arenoso tem como seu principal componente a areia, que chega a ser entre 60% e 70% da composição, o restante da terra é formada por argila e uma parte menor de pedras.
Esse tipo de solo se caracteriza por ser seco e conter em torno de 30% de carbonato de cálcio na sua constituição. Trata-se de um tipo de solo pedregoso e bastante quente, com baixos níveis de matéria orgânica e nutrientes. Apresenta coloração clara por ter pouca concentração de matéria orgânica.